in

Explicação de uma Mão Cheia e uma Pitada!

iguaria-uma-mao-cheia

Pelo Iguaria vêm muitas vezes expressões como uma mão cheia, uma pitada ou a gosto, então o que é exatamente uma mão cheia?

O foco do Iguaria é boa comida e boas receitas, mas enquanto algumas receitas, em especial pastelaria, é necessário ser absolutamente correto para sair o melhor possível, na maioria das receitas existe mais espaço de manobra, no fundo uma receita é sempre uma base, os ingrediente nunca são os mesmos, as amêndoas que eu compro nunca vão ser exatamente iguais ás tuas amêndoas, estas vêm de sítios diferentes em altura diferentes, toda a comida que fazes é sempre uma variação.

Agora a mão cheia? Bem a escolha dessa medida (nem toda a gente tem as mesmas mãos) é uma mistura de tornar uma receita mais agradável e prática em vez de prender esta em quantidades que muitas das vezes é ao gosto de quem está a cozinhar, 4gr de pimenta pode ser pouco para mim ou bastante dependendo do prato e do gosto, logo uma pitada torna o uso desse ingrediente mais aberto, logo quando aparecem essas medidas, acabam por ser uma forma de simplificar e de dar liberdade de escolha a quem cozinha.

A meu ver a coisa mais importante de cozinhar é usar a tua criatividade, por vezes esta vem de criar um prato tradicional o mais fiel possível á receita outras vezes vêm em trocar um pouco as medidas ou acrescentar coisas novas ou tempos diferentes, cozinhar é criar, cada prato vai ser sempre único e quanta mais liberdade tiveres melhor e logo estas medidas deixam a decisão ao teu gosto e experiência.

Logo aqui vão algumas das expressões e um pouco do que é esperado de cada uma:

  • Uma Mão Cheia – Claro quer dizer uma mão, e como tal é um ingrediente importante para a receita, se gostas dele usa uma mão bem cheia, senão uma mão mal cheia, se forem cookies e estivermos a falar de pepitas, podes sempre por extra hehehe, a ideia é que seja uma boa quantidade mas não é preciso ser muito preciso.
  • Uma Mão – É entre uma mão cheia e uma pitada, logo não quer dizer literalmente uma mão cheia, quer normalmente dizer “umas quantas pitadas até ficar ao teu gosto”, ou a falar de um prato que precise de uma quantidade mais generosa, por exemplo levar um tabuleiro de batatas ao forno as batatas precisam de uma mão de sal, isto é tens de cobrir o tabuleiro com sal suficiente para as batatas e batatas precisam de mais sal que muitos outros ingredientes.
  • Uma Pitada – A medida é mais ou menos a quantidade entre o que consegues manter entre o polegar e o indicador e uma colher de chá.
  • A Gosto – Totalmente deixado nas tuas mãos, muito usado para acompanhamentos, molhos, coisas como azeitonas, coentros e tal.
  • Um Toque – O mesmo que uma pitada, mesmo que por vezes pode ser entre uma pitada e a gosto, um pouco de alguma coisa mas que pode ser em certa medida opcional.
  • (Um Ingrediente sem Quantidade) – A mesma coisa que A Gosto.
  • Quanto Baste (ou Q.B.) – Basicamente o mesmo que A Gosto, normalmente usado mais para especiarias e temperos, logo o sal e pimenta devem ser sempre usados com cuidado e no suficiente para o prato ficar equilibrado ou Q.B.
  • Um Ramo – Usado normalmente para plantas aromáticas, coisas como coentros e salsa, um ramo é mais ou menos o que caiba na tua mão picado, um raminho é metade disso, mas também é uma questão de gosto se achas que o prato precisa de mais não tenhas problemas em adicionar um pouco mais ou menos.
  • A Olho – Muito utilizado em receitas em que as quantias são variáveis, pratos com carne de caça em que se pode ter um pássaro de 250gr ou um de 500gr, a receita lida com isso deixando ao teu olho para decidir qual deve ser a quantidade utilizada.
  • Tempera  – Sal e pimenta é o habitual, ou só sal, claro o que achares que é necessário para o prato ficar bem temperado, também em algumas situações pode referir a um vinagrete se for uma receita para salada, um vinagrete é uma mistura de vinagre, azeite, sal e pimenta, a medida clássica é 2 medidas de azeite por 1 medida de vinagre (exemplo: 2 colheres de sopa de azeite para uma colher de vinagre).
  • Algumas – Depende do ingrediente mas normalmente quer dizer um ingrediente de tamanho variável e como tal depende do uso do ingrediente, usado muitas vezes com o mesmo propósito de uma Mão Cheia.
  • Opcional – Ao teu gosto se deve ser incorporado ou não, muitas receitas tem elementos que podem ser adicionados para dar um toque especial ou diferente mas que não é absolutamente necessário para a receita sair bem.
  • Para Acompanhamento – Opcional para a receita final, totalmente ao teu gosto se fica bem acrescentar ou não, a mesma coisa que Opcional.
  • Uma Parte – Normalmente usado para medidas variáveis, por exemplo para um vinagrete tu queres normalmente 2 partes de azeite para 1 parte de vinagre, o que pode dar 20ml de azeite para 10ml de vinagre ou se quiseres uma maior quantidade, 400ml de azeite para 200ml de vinagre, dizendo uma parte permite tu saberes a medida mas poderes variar a quantidade para o que queres, muito comum em molhos ou caldas.

Deixa o teu comentário :)

Pão de Ló

Pão com Chouriço