in

Especial Receitas do Algarve

gatronomia-culinaria-do-algarve

Agora com a chegada do Verão nada como fazer um especial com receitas do Algarve, onde o azeite é usado tanto para temperar como para cozinhar, juntamente com cebolas, tomates, pimentos, alho e ervas frescas como a salsa e coentros. A influência da culinária Alentejana no pão algarvio que também é usado frequentemente como um ingrediente principal na preparação de certos pratos.

O Algarve oferece uma saborosa gastronomia tradicional, fortemente influenciada pela culinária e cultura mediterrânea, com três áreas geográficas distintas: o Litoral (com pratos de peixe e marisco em especial pratos com atum e polvo) e as zonas do interior do Barrocal (com pratos simples de legumes frescos e chouriços) e a Serra Algarvia (com pratos mais pesados com guisados de galinha e porco).

E claro não podemos nos esquecer da doçaria influenciada pelas amendoeiras, figueiras e alfarrobeiras que crescem em abundância na região com a tradições conventuais do Alentejo com preparações artísticas com ovos, amêndoas e figos.

Por isso durante todo o mês de Agosto vamos publicar uma série de receitas tradicionais do Algarve, de pratos de carne da Serra a pratos de peixe e doçaria requintada conventual do Litoral.

Nota: Enquanto formos publicando as receitas vamos adicionado aqui ;)
Nota 2: Acabamos o especial! Todas as receitas já foram publicadas! ^_^

6 Comentários

Deixa uma Resposta
  1. Como é que se fazem “puntilhas ” (não sei se é assim que se chamam as lulas muito pequeninas “planadas”, se puderem eniar-me a receita, fico muito agradecida.

    • Olá, eu acho que estás a falar das puntillitas ou puntilhitas ou lulitas fritas, sim essas são feitas também por Portugal, mas eu acho que são um petisco do sul de Espanha, eu nunca fiz mas a receita é mais ou menos, compras e limpas lulinhas pequenas, arranja elas para ficaram bem limpas, depois passa por farinha simples ou farinha de milho (depende da receita), depois frita estas em azeite até ficarem douradas, retira do óleo e deixa escorrer, tempera no fim com sal, pimenta e claro nacos de limão para espremer por cima.

      Podes claro comprar lulas normais e depois de limpar estas cortar em tiras pequenas, dá quase no mesmo que usar lulas pequenas, também podes fazer uma versão mais algarvia em que acrescentas dentes de alho no óleo como se fossem camarões a la guilho e no fim serves com uma pitada de coentros picados por cima.

      Até a próxima!!! ;D

    • Muito agradecida! Penso que a diferença está no toque algarvio, alho no óleo da fritura… Vou experimentar

    • Boa! e se fores fritar muito, deixa a casca no alho, se fores fritar rapidamente ou quiseres fritar mais alhos põe estes descascados! Bons cozinhados! ;D

Deixa o teu comentário :)

Salada de Polvo

Sopa de Peixe