Fermentos são essenciais para a cozinha moderna, graças a eles pode-se criar uma variedade de produtos deliciosos, fofos, macios e de fácil digestão, mas também é importante saber escolher a medida certa e o tipo certo de fermento para cada receita.

Fermento Instantâneo Fermento Seco Fermento Fresco
5 Gramas 5 Gramas 15 Gramas
10 Gramas 10 Gramas 30 Gramas
20 Gramas 20 Gramas 60 Gramas
Fermento Medida
5 Gramas de Fermento Instantâneo 1/2 Colher de Sopa ou 1/2 Saqueta
5 g de Fermento Seco 1/2 Colher de Sopa
15 g de Fermento Fresco 1 Quadrado
10 g de Fermento Instantâneo 1 Colher de Sopa ou 1 Saqueta
10 g de Fermento Seco 1 Colher de Sopa
30 g de Fermento Fresco 2 Quadrados
20 g de Fermento Instantâneo 2 Colheres de Sopa ou 2 Saquetas
20 g de Fermento Seco 2 Colheres de Sopa
60 g de Fermento Fresco 4 Quadrados ou 1 Tira

Fermento Químico: Basicamente é constituído por um Bicarbonato de Sódio (NaHCO3) que reage com a temperatura e criando gás carbónico e água, fazendo com que a massa ganhe volume porque expande a massa dando origem a pequenas bolsas, logo usando fermentos químicos deve-se pôr a massa logo no forno.

Fermento Biológico: É constituído por uma levedura (um tipo de fungo) que sendo um organismo vivo precisa de certas condições para poder reagir corretamente, neste caso ele precisa de glicose, que com um pequeno aumento de temperatura cria gás carbónico e álcool, logo usando fermentos biológicos deve-se deixar a massa descansar e crescer antes de pôr no forno para crescer.

Existem 4 tipos de Fermentos Biológicos: Seco, Instantâneo, Padeiro e Massa Velha, o Seco e o Instantâneo são basicamente o mesmo, a diferença é que o Instantâneo usa-se logo e o Seco é necessário reativar a levedura com água e amido. O Fermento de Padeiro é igual ao fermento Seco apenas numa forma mais concentrada e normalmente em cubos ou tiras. Por fim a Massa Velha (também chamada de fermentação natural ou fermento fresco) que basicamente é massa já levedada que é usada para fermentar a próxima fornada, consegues arranjar Massa Velha em Padarias.

71 Comentários

Deixa uma Resposta
    • 300gr de massa velha é a medida base para um pão/folar/etc de 1kg de farinha, no entanto massa velha é difícil de medir, visto ser um produto caseiro/local este tem diversas variações, menos leveduras, mais liquido, etc, é sempre um caso de experimentar e ver e na quantidade de colheres de sopa, bem a massa velha tende a ser uma massa aquosa e liquida logo difícil de medir por colheres, eu diria que neste caso é melhor usares uma balança para medir as 300gr! :) mais alguma pergunta é só responder hehehe

  1. Acho que tem alguma coisa errada na tabela: 20 gramas de fermento instantaneo ou seco equivalem a 260gr de fermento fresco?? Não seriam 60 gramas de fermento fresco?

  2. OI SOU HIPERTENSA ,ENTÃO GOSTARIA POR GENTILEZA DE SABER A QUANTIDADE DE SODIO (SAL) EXISTENTE EM 50GRS DO FERMENTO BIOLOGICO , NO AGUARDO DE SUA RESP OBG PELA ATENÇÃO

    • Olá, fermento em si, qualquer tipo, não leva sal, ter sal ou a quantidade de sal depende da receita onde se usa o fermento, aliás sal misturado com fermento biológico muito provavelmente matava a levedura :)

  3. O que é isso de o fermento instantâneo ou seco do que ter de levar logo a massa ao, ou seja não pode haver um período de fermentação, essa não compreendi, alguém pode explicar isso melhor? ….

    • Olá, não é preciso escrever tudo com maiúsculas, isso torna difícil ler (eu editei o teu comentário para ser mais legível) :)

      Agora o comentário, com estes fermentos o mais importante é ler as instruções porque os pacotes trazem sempre instruções, no entanto a diferença entre fermento instantâneo e seco, é que o instantâneo já tem no pacote todos os ingredientes necessários para a levedura crescer, logo podes usar diretamente nos preparados.

      Fermento seco tem só a levedura, logo precisas de acrescentar algum açúcar e provavelmente alguma coisa quente (normalmente um pouco de agua morna), para a levedura começar a fazer o seu trabalho (isto é ativar a levedura, porque sem isso ela está literalmente dormente).

      No entanto ambas tem de seguir a receita (se a receita diz misturar o fermento e deixar repousar 30minutos não interessa se o fermento é instantâneo ou seco, tens de esperar esse tempo), ambas precisam de tempo fora do forno para fazer crescer a massa, a diferença esta só que uma podes acrescentar logo á massa e a outra tens de ativar antes de acrescentar á massa :)

  4. Hugo!..queria saber uma coisa se for do teu domínio,sobre as chapatas,qual o segredo de as chapatas ficar estaladiças?E até da pra fazer umas boas sandes mistase etc….

    • Hum :) não é dos pães mais simples de fazer, eu já fiz antes mas foi num forno de lenha que tem um calor mais intenso e seco e por isso é mais fácil que fique estaladiço, provavelmente vou pôr a receita no iguaria, mas num forno doméstico a melhor dica é usar uma pedra de forno (também chamada de pedra de pizza).
      Não é muito cara e tu pões no forno com ele no máximo uns 250C quando a pedra estiver quente polvilhas farinha e dispões a massa em cima da pedra, esta vai ajudar a criar a crosta estaladiça que esperas com um forno doméstico e podes também usar para fazer pizzas estaladiças hehehe.

    • Agora que estamos no outono vou pôr várias receitas de pão eu na altura não tirei fotos nem nada, dai ainda não ter posto, ehehe acontece, especialmente quando é uma festa, sim vou pôr na lista para pôr no site e se tiver tempo fazer outra vez, obrigado pelos comentários e pela visita :)

  5. Seria possível completar a tabela colocando a proporcionalidade do fermento “massa velha” ou “fermento natural” em relação aos demais fermentos ? Obrigado.

    • pois não sei se é possível visto que os fermentos naturais variarem muito, o da minha padaria é super forte, tudo sai super fofo e normalmente corto umas gramas na receita original porque sei que é super eficaz, no fermento químico é simples ou fermento natural de pacote é muito mais simples, mesmo que não deve existir também uma comparação porque se a receita pede um tipo de fermento é porque os restantes ingredientes vão interagir com esse tipo especifico de fermento! :D

    • Isso é simples no fermento químico o calor alto activa uma reação química que provoca dióxido de carbono e logo cria as bolinhas de ar que fazem o bolo/pão/biscoito ficar fofinho, com o fermento biológico o processo de crescer e criar essas bolinhas é todo feito FORA DO FORNO! isto é o fungo que compoe o fermento biologico precisa de tempo e um lugar morno para consumir o açúcar e com isto criar o dioxido de carbono, dai que se descansem até muitas vezes a massa antes de levar ao forno.

      Exemplo: Misturas tudo (farinha, agua, gordura, açúcar e tal) e activas o fermento biologico com um pouco de agua morna (demasiado quente pode matar o fungo) e açúcar, misturas tudo e amassas ate criar uma bola de massa, cobres e deixas descansar e levedar por 1hora num lugar morno. Quando voltas a massa deve ter duplicado de tamanho, tu voltas a amassar (o que retira bastante o ar da massa mas ajuda a torna a massa mais suave), cortas a massa em pedaços ou moldas numa trança ou enches com doces ou carnes e deixas outra vez repousar e levendar mais 1 hora, outra vez tapado e num lugar morno, por fim vais ver que a massa voltou a crescer e está super fofa, está na altura de levar ao forno para cozinhar, o que fixa todo o ar dentro da massa e acaba por matar o fungo também :D

      Espero que tenha ajudado, obrigado pela pergunta e pela visita :)

  6. Boa tarde quero a ajuda de vcs,quero fazer uma receita que fala em 22,5 g de fermento biológico fresco mais quero revertelo em fermento em pó de de pacotinho quantos pacotes seriam,ja q cada um é de 10 g.Seria 2 pcts e meio?

    • sim! exatamente, claro que mesmo tendo o mesmo efeito final, toma cuidado e olha para as instruções do pacote de fermento em pó e segue as instruções para ativar o fermento ou quando deves utilizar e converte isso para a receita que pede fermento biológico para teres o final pretendido! :)

    • Isso depende muito, mas das receitas que já fiz, normalmente se é um pão ou folar, pode ir até umas 50gr de fermento natural/padeiro, se é um bolo, doces, biscoitos, normalmente leva umas 10 a 20gr, provavelmente porque queres algo fofo mas ainda um pouco denso, ao contrário do pão que normalmente queres mais areado e como tal mais fermento ajuda, o melhor é sempre seguir o que a receita pede, especialmente porque pouco fermento ficas com um resultado final denso e duro e demasiado fermento ficas com um resultado final desigual e algumas vezes com um sabor estranho…

  7. Queria saber como calcular a fermentação do pão , tipo comecei a fazer o pão de 10:00 quero q ele fique pronto pra assar de 11:00 na temperatura de 15° como calcular as gramas de fermento me ajudem

    • Isso não funciona assim especialmente com fermento/levedura fresco, visto que existem muitas variáveis, depende do teu fermento fresco (se ele é mais fraco ou forte), da maneira como activas o fermento (suficiente açúcar, água morna), depois da maneira como este interage com a massa se a massa por exemplo for mais salgada, o fermento terá mais dificuldade, dai que muitos pães só adicionam o sal no fim ou por fora para garantir que a massa cresce o máximo possível, também por fim depende da quantidade de massa, pouca massa cresce mais rápido que muita massa.

      Adicionar mais fermento é irrelevante para o produto final, tens de adicionar o que a receita pedir, se puseres pouca o pão não vai crescer, se puseres demasiado este vai ficar com o sabor azedo do fermento.

      Eu diria que um pão só fica mesmo fofo e bem levedado se for descansado e permitir crescer pelo menos 2 vezes, podes acelerar isto se em vez de 1 pão grande, dividires a massa em 4 e fizeres 4 pães mais pequenos, assim podem descansar 30 min e depois amassas e deixas descansar mais 30 minutos antes de ir ao forno! Espero que tenha ajudado e bons cozinhados!

  8. Hugo, gostaria que me informasse medidas para substituição do fermento biológico por levain.
    Obrigada!

    • Não é assim tão fácil porque existem algumas variações nos tipos de fermentos biológicos, o melhor é ver as instruções do levain (presumo ser uma marca de fermento) ela deve ter indicações das quantidades a usar por gr de farinha!

  9. Hugo, tenho dificuldade de encontrar fermento fresco. Assim prefiro usar o fermento químico. Por favor deixe a correspondência em peso entre um e outro, pois as receitas só falam no fermento fresco.
    Obrigado.

    • Humm então tenta arranjar fermento de padeiro em pacote, para um pão, usar fermento químico não tem capacidade suficiente para criar o gás necessário e tal como fermento fresco ou fermento de padeiro se usares demasiado dá um sabor desagradável ao que queres cozinhar, também se a receita pede fermento fresco então tem tempos para levedar algo que não é preciso com fermento químico. O melhor é escolher uma receita de pão ou similar que use fermento químico.

      Como aparte se não tiveres fermento fresco, podes sempre usar o de pacote e seguir as recomendações de quantidades que o pacote traz, normalmente algo como 1 saqueta por cada 300gr de farinha ou algo do género, boa sorte e mais algumas perguntas é só … perguntar! :)

  10. Olá, morava no Brasil onde tinha uma fabrica de salgados e recentemente estou morando em Portugal e gostaria de fazer meus salgados para uso próprio, estou com dúvidas qual o fermento devo usar, no Brasil utilizava o fermento biológico fresco da marca fleschmann, onde os ingredientes são: Saccharomyces cerevisiæ.
    NÃO CONTÉM GLÚTEN. NÃO CONTÉM ALERGÊNICOS.
    Valor Energético
    104 kcal = 437 kJ
    Carboidratos
    8,0 g
    Proteínas
    14 g
    Gorduras Totais
    1,5 g
    Gorduras Saturadas
    0,3 g
    Gorduras Trans
    0 g
    Fibra Alimentar
    4,5 g
    Sódio
    3-30* mg
    Gostaria de uma ajuda no sentido de me indicar qual o fermento adequado ao que utilizava no Brasil que mais se pareça com a característica do fleschmann.
    Obs; Utilizava este fermento para salgados assados.

    • Bem o que recomendo em Portugal é ires a uma padaria e pedir por fermento fresco, praticamente todas as padarias vendem, claro que uns fermentos biológicos são mais fortes que outros, mas é só uma questão de experimentar e depois já sabes o quanto tens de usar, se queres comercial o mais comum é fermento biológico/padeiro em pó que podes encontrar com facilidade em supermercados na secção de farinhas, as marcas mais populares são vahine, condi ou fermipan, lê a embalagem para instruções de dosagem, mais alguma pergunta é só responderes, boa sorte! :)

  11. Ok Hugo muito obrigado! Vou começar pelo fermento fresco encontrado em padarias como você sugeriu. Os assados que eu produzo a massa tem que ficar fofinha e macia, e reparei que os salgados da minha região são um pouco pesadinhos, se não ficar bom irei tentando gradativamente as outras
    marcas encontradas no mercado.

  12. Hugo, em geral 10g de fermento fresco equivalem a qtos gramas de massa madre/levain…? sei que cada fermento selvagem tem sua característica, mas podes dar uma referência? obg

    • Pois essa pergunta é complicada, enquanto que fermento fresco podes aproximar as quantidades, massa velha/madre/levain, muda muito, depende de como foi guardada, dos tipos de farinha da (ou das) estirpes presentes, tudo isso vai criar variações no sabor e textura, no entanto se fosse eu fazer sem saber hummm eu tentava que as quantias fossem similares, isto é por exemplo uma receita que pede 1 pão com 600gr de farinha, onde 60gr de farinha são usadas para dissolver e preparar o fermento para a massa (na quantia correta para 600gr de farinha), então se eu fosse usar massa velha eu iria usar mais ou menos 60gr de massa velha (e retirava 60 gr de farinha da receita), visto que massa velha como o nome diz já tem fermento, farinha, água etc, já está pronta a usar, claro que depois do produto estar feito ia ver se as quantias foram as corretas e ajustava para a próxima, dai que por exemplo eu compro sempre as mesmas marcas de fermento e compro sempre o meu fermento de padeiro na minha padaria assim sei sempre aproximadamente a potencia, isso é importante se fores fazer coisas como donuts em casa ou caracóis ou outro género de bolos que queres super fofos mas precisas de mais controlo para o sabor e textura ficarem no ponto, com massas já levedadas isso é mais complicado, eu só utilizo massas já levadadas para coisas como pães ou bolas, porque esse género de padaria perdoa mais, um pão um pouco mais denso ou mais esponjoso não é tão problemático e muitas vezes fica ainda melhor que a receita.

      Claro que para certo tipos de pães, bolos, folares, tens de usar massas velhas, mas ai normalmente eu pergunto a quem peço a massa as quantias aproximadas para por exemplo 1kg de farinha e ajusto para a receita, e claro se fizeres e manteres a tua própria massa velha tens de experimentar para ver como ela responde e quais os resultados que ela te dá! Espero que tenha dado uma boa resposta e até a próxima! ;D

  13. olá Hugo tudo bem?boa tarde,gostaria de saber se tem como fazer com que o fermento seco instataneo um procedimento que possa ativar mas rapidos o crecimento do pao no inverno obrigada

    • Eu não sei bem o que é fermento seco instantâneo… hoje em dia as marcas gostam de chamar nomes diferentes a coisas iguais, queres dizer um fermento químico ou um fermento biológico? Eu vou presumir que é um fermento biológico em que o crescimento é fora do forno, eu diria cozinhar outras coisas ao mesmo tempo o que aquece a cozinha ou pôr ao lado de uma janela num dia solarento de Inverno, porque pores num forno morno é demasiado quente tu queres um pouco mais quente/morno mas não demasiado o que vai matar as leveduras!

      Eu sei é muito mais fácil na Primavera ou Verão, para além de pôr ao lado de um forno, só se comprares um armário de fermentação que é um electrodomestico para fazer isso mesmo, levedar coisas! ;D

    • Sim, mas não tenho um artigo, tenho que fazer um a explicar todos os pormenores :D Mas podes ver aqui nos comentários, eu acho que já falei sobre isso e dei umas explicações de como fazer e diferentes tipos de fermentos naturais :)

    • Bem a receita base é juntar farinha de trigo com um pouco de açúcar e água, misturar e mexer de 6 em 6 horas, durante uns 3 a 7 dias, até criares o fermento biológico, o que estás a fazer é fazer crescer as leveduras naturais no trigo até estas estarem suficientemente concentradas para poder fazer crescer pão.

      Agora eu não aconselho a fazer este género de fermento caseiro, porque a mistura de leveduras usada numa padaria é uma mistura muito mais potente e concentradas, porque foram selecionada durante… por vezes centenas de anos para serem boas, enquanto que as leveduras que estão naturalmente no trigo é uma sorte se são boas ou não.

      A melhor forma é arranjar fermento de padeiro numa padaria, com fermento de padeiro podes fazer massa velha (ou massa mãe) e com massa velha podes ter infinito fermento biológico, basicamente podes sempre multiplicar a massa velha, guardar uma parte e usar a outra, agora criar um fermento em casa nunca crias um fermento muito forte, claro que podes ter sorte mas normalmente cria um fermento fraco.

    • Eh? O que é que queres dizer por fermento seco? Existe fermento seco químico e fermento seco biológico, também depende do tipo e quantidade como também da fermentação que desejas, se por exemplo queres um pão mais seco e firme ou um com uma levedação mais fraca por exemplo para fazeres um pão tipo pita ou focaccia, vais claro usar menos fermento do que se quiseres fazer um pão mais fofo, também fermento diferentes tem tempos de levedação diferentes, deixar levedar demasiado tempo pode tirar o ar de dentro da massa como também dar um sabor desagradável ao produto final…

  14. Boa tarde, minha receita de panetone usa 100g de fermento biológico fresco, se eu for usar o fermento biológico seco seria 30g?

    • Bem a tabela de conversão é só indicativa, se o fermento biológico seco é comercial ele deve indicar qual a quantidade a usar para obter o mesmo efeito, normalmente é 1 saqueta (+/- 5gr) para 1kg de farinha, mas sim existem muitas variedades, se não disser nada na embalagem de fermento biológico seco ou se estás a usar com outras farinhas/ingredientes então utiliza as proporções em cima, espero que tenha sido útil e até a próxima! :D

  15. Enviaram-me esta pergunta para o e-mail…. mais vale pôr a pergunta+resposta aqui também, pode sempre ajudar hehehe.

    No post “https://www.iguaria.com/tabela-de-conversao-de-fermentos/” não há na tabela instrução para converter a quantidade do fermento químico em quantidade do fermento biológico.
    Tenho uma receita com meia colher de sopa de fermento químico e gostaria de usar o fermento biológico seco. Como fazer?

    • A razão é simples porque ambos funcionam de forma diferente, é possível converter mas é necessário ajustar a receita, para simplificar:

      Fermento Químico : Cria uma reação química entre um ácido e uma base, existem umas variações com o ácido mas normalmente a base é bicarbonato de sódio e depois usa-se algo como amido de milho para impedir a reação até ser atingido por calor intenso, quando o calor atinge essa mistura ela cria dióxido de carbono e logo torna a massa fofa e cresce porque esta tem um monte dióxido de carbono a ser criado dentro da massa, logo para crescer precisa de ir ao forno.

      Fermento Biológico (Fresco ou Seco) : É uma cultura normalmente de fungos, existem diversas variedades, a esta cultura quando adicionas um pouco de calor e açúcar o fungo come o açúcar, multiplica-se e cria como sobre-produto… dióxido de carbono, dai diz-se muitas vezes que tens que “ativar” o fermento, isto é tens de alimentar a cultura, esta demora mais tempo que o fermento químico e o crescimento é feito todo fora do forno, quando levas ao forno a massa tem de estar já fofa e alta, porque ao cozer este vai matar as culturas de fungos.

      Agora o que acontece é se a receita pede fermento químico então não está a pedir para deixares a massa levedar antes de levares ao forno, se adicionares fermento biológico e levares logo ao forno não vai crescer nada! Se não ativares o fermento biológico e levares ao forno não vai crescer nada, para usares fermento biológico tens de dar tempo para este levedar a massa.

      Também certos géneros de farinhas e massas não vão reagir bem se adicionares fermento biológico, tipo uma massa fria ou uma massa com nenhum açúcar (ou mel, xarope, etc) então o fermento biológico não vai fazer nada, por fim fermento químico é fácil de medir, basicamente são quantidades fixas, fermento biológico também é fácil porque pede certas quantidades de farinha, mas depois passar de um para outro é complicado porque ambos funcionam de maneira diferente…

      Por exemplo num pão deixar a levedar com fermento biológico por demasiado tempo pode criar um sabor amargo ou numa massa de bolo que tenha algo ácido este pode interferir ou até matar o fermento biológico, dai que muitas massas com fermento biológico são pães ou massas simples que só para o fim ou na altura de cozinhar é que acrescentas mais ingredientes (ie depois da massa crescer logo já não precisas das leveduras vivas).

      A minha sugestão é que podes sempre tentar para ver como sai, mas normalmente eu sigo o que a receita pede, tenho sempre o principio que quem fez a receita já gastou tempo a apurar e ter a certeza que temos um resultado final excelente, logo se pede fermento químico, vai esse, se pede fermento biológico então uso esse, claro se queres experimentar trocar de fermento químico para biológico, então a medida do biológico seco normalmente é 5gr por 1kg (ie 1 saqueta por cada 1kg), põe a quantidade correta com um pouco de água ligeiramente morna, adiciona um pouco de açúcar ou mel, espera uns 5 a 10min até a água começar a mostrar bolhas, depois adiciona na massa e mistura, tapa a massa e espera 1hora num lugar morno e vê se a massa cresceu, se não cresceu então não funcionou! se cresceu, adiciona os restantes ingredientes que tiveres, mistura a massa outra vez, divide esta se quiseres, e volta a deixar de parte mais uns 30min a 1hora para crescer mais um pouco e por fim leva ao forno!

  16. Olá. Tenho uma questão. Um cubo de fermento fresco da quantas colheres (sopa, chá…)? Ou então quantas gramas de fermento fresco têm uma colher de sopa?

    • Olá João, essa pergunta é complicada, primeiro se é fermento fresco comercial, isto é vendido no supermercado, este deve ter na embalagem a quantidade de farinha para a quantidade de fermento e tu depois ajustas a recomendação de acordo com a receita que queres fazer, por exemplo é comum no fermento biológico seco cada saqueta ser para 1kg de pão.

      Agora se tens fermento fresco de uma padaria ou de um amigo ou que tenhas feito em casa, depende, tens de perguntar ao padeiro ou testar, porque alguns fermentos são muito potentes o que eu arranjo da minha padeira, só preciso de uma colher de chá bem cheia para 1kg de farinha (metade do fermento fresco comercial que se vende por Portugal), por isso se não sabes tens de experimentar, podes ver logo no processo de levedura se a massa não duplicar de tamanho numa boa condição, então se calhar precisava de mais!

      Nota também que com fermento fresco tens de ativar! Tens de adicionar água morna (não quente) e algum doce, tipo açúcar, mel, o que quiseres para este começar a funcionar, boa sorte!

    • São a mesma coisa em termos de produto final, mas nota que existem várias marcas e vários tipos, cada marca pode ter leveduras diferentes ou em concentrações diferentes, algumas também precisam de ser ativadas (isto é, tens de adicionar água morna e algum tipo de açúcar para a fermentação começar), outras não é preciso, eu diria ler as embalagens, mas no geral fermento para pão tem de ser biológico, fermento químico não consegue criar aquela textura que se quer num pão.

      Sim dá, mas normalmente não fica tão delicioso, o processo de amassar uma massa é simples, existem duas proteínas na farinha a glutenina e a gliadina, quando amassas a farinha com a água essas duas proteínas tem mais hipóteses de se encontrar e formar uma proteína mais complexa chamada glúten, o glúten no pão é o que dá a elasticidade e prende os gases da fermentação o que cria no final um pão mais fofo e delicioso.

      Agora existem receitas sem amassar, sim? Por exemplo receitas que acrescentam outros ingredientes ao pão como gorduras ou por exemplo receitas muito molhadas de pão, mas na generalidade é mais prático e o resultado sai melhor se amassares uma massa de pão.

  17. Boa tarde ,gostaria de uma informação,faço pães para vender já ,só q gostaria de substituir o fermento seco pelo natural caseiro .
    Eis a questão !
    Em 2 kg de trigo ocupo 10 colheres de sopa de fermento seco que faz de 10 a 12 paes.
    Agora não sei a quantidade q usaria de fermento caseiro nessa receita ,não sei como converter .me ajude por favor

    • Olá Camila, humm bem por fermento seco queres dizer fermento seco biológico ou fermento seco químico? Eu vou presumir visto ser pão que queres dizer o fermento seco biológico, primeiro, claro que podes trocar, não tem problema nenhum, agora o problema do fermento caseiro é que este vai ser sempre pouco consistente, a melhor estratégia para o que tu queres é comprar fermento biológico fresco, este é vendido nos frescos dos supermercados ou podes pedir na tua padaria local, este tende a ser o fermento mais estável e mais poderoso, com ele vais criar uma massa mãe, isto é uma massa que vais usar como base de todos os pães, só tens de manter e alimentar a massa mãe e nunca precisas de usar mais fermento, depois a quantidade a usar depende, tens de experimentar um pouco mas depois de saberes a quantidade correta é só ir usando e alimentado a massa mãe.
      A receita: 150ml de água, 150gr de farinha e 15gr de fermento, deixar fermentar umas horas e depois guardar no frigorifico num frasco, todas as semanas ou cada vez que precisares de usar, retira uns 50gr da massa (que deitas fora ou usas para levedar pão) e adiciona mais 25gr de farinha e 25ml de água.

      Agora se quiseres criar a tua massa mãe criando um fermento natural, bem essa demora uns dias a criar e depende muito do ambiente da tua casa (porque esta e os fungos e bacterias que estão na farinha é que vão criar a levedura), por isso pode ser super boa ou ser mais ou menos, mas não custa experimentar, aqui vai a receita: 25gr de farinha, 25ml de água, 1.25ml de mel, misturar bem, deitar numa taça coberta de pelicula aderente picada, passadas 12 horas volta a misturar, passado 1 dia adiciona mais 25gr de farinha e 25ml de água, mexe muito bem, passado mais 1 dia adiciona mais 25gr de farinha e 25ml de água, mexe muito bem, passado mais outro dia adiciona mais 25gr de farinha e 25ml de água, mexe muito bem.

      Por fim ao 5dia a massa deve ter bolhas e o cheio de fermento, se não está e não cresceu um pouco então não tens uma massa mãe, se cresceu então está na altura de guardar no frigorifico normalmente dentro de um frasco, pronta a usar, quando for para usar (max 1 vez por dia) ou tiver passado 1 semana, retira 50gr de massa para usar e adiciona 25gr de farinha e 25ml de água.

      Se fizeres muito pão e precisas de mais quantidade de massa mãe, faz multiplos potes ou um maior, para saberes a quantidade correta tens de experimentar umas vezes para ver se fica ao teu gosto, como é um produto caseiro ao contrário de um comercial vai ser menos consistente, nota também que o fermento natural vai ter mais tendencia para ficar mais ácido, espero que tenha sido util e até a próxima! ;D

  18. Quero fazer pão caseiro Mas não tenho fermento instantâneo , tenho fermento fresco , qual a quantidade de fermento eu devo usar , para meio kilo de farinha? Bom dia

    • Humm que tipo de fermento fresco? fermento fresco caseiro ou fermento fresco comercial? O comercial tende a ser mais potente e deve dizer na embalagem a quantidade por kg de farinha, se é fresco caseiro, tens de simplesmente testar, para ver a potencia… começa com uns 50gr de fermento fresco caseiro por 500gr de farinha, nota que fermento caseiro tende a ser menos potente e a necessitar de um pouco mais de tempo para fermentar, espero que tenha sido útil e depois podes vir aqui e partilhar a tua experiência ;D

      Nota que fazer pão é praticamente uma arte, tens de gastar algum tempo a experimentar para obteres resultados excelentes e acima de tudo consistentes, dai que para a maioria das pessoas é preferível usar fermentos biológicos comerciais porque estes são muito mais consistentes nos resultados…

  19. Boa noite, Hugo! Preciso que você me tire uma dúvida: faço pão low carb, isto é, substituo a farinha de trigo pela farinha de amêndoas. Posso utilizar o fermento biológico? Ele funciona com este tipo de “farinha”? Muito grata, desde já.

    • Poder podes, mas o que torna o fermento biológico e o fermento químico eficazes é como eles interagem com o glúten na farinha, no sentido do glúten prender os gases dentro do pão ou bolo e este fica fofo, agora trocares por farinha de amêndoa… bem esta não tem glúten, no entanto se usares fermento biológico, acho que é o que vai ter melhor efeito, em especial se alimentares o fermento com algum tipo de açúcar, não é preciso muito, uma colher de chá de açúcar chega ou podes usar mel ou xarope de ácer, não tens de te preocupar com o açúcar porque o fermento vai consumir ele e claro produzir o dióxido de carbono para tornar a massa mais fofa.

      Agora se fosse eu a fazer, se calhar não usava só farinha de amêndoas eu não tenho muita experiência com pratos low carb, mas já fiz muitos bolos com farinha de amêndoa e se fores fazer só com farinha de amêndoa vais ter um pão/bolo bem denso e duro, dai que ao fazer um bolo com farinha de amêndoa acrescento normalmente farinha normal (normalmente 50% ou 40%) para tornar o bolo mais fofo e menos denso mas se não pudesse usar farinha eu ia por outras farinhas low carb, como farinha de linhaça (tem um pouco mais carbs que amêndoa) ou farinha de tapioca (tem o mesmo de carbs que amêndoa) ou farinha de coco (que tem menos carbs que amêndoa), todos estes tendem a ser farinhas mais moles e húmidas e logo criam bolos e pães mais fofos, mas para isso vais ter de experimentar, também porque o sabor final é importante, boa sorte e podes sempre voltar aqui e partilhar os resultados heheh :)

  20. fiz o curso do fermento natural ,tenho uma receita que peuguei na internet de uma portuguesa que a receita pede 1 colher de fermento biologico , quero fazer esta receita com fermento natural ( levain ) qto de levain seria ?

    • Com os fermentos naturais é complicado… tens mesmo de experimentar, se comprares numa padaria pergunta qual é a proporção, mas para fermentos comerciais é fácil, normalmente é só leres o pacote ele deve dizer-te quantas saquetas ou quantidade de fermento por x de fermento, mas 90% das vezes é 1 saqueta (algo como 10 a 12gr) por cada 1kg de farinha, simples, agora levain e fermentos naturais… só mesmo experimentado, porque dependendo do ambiente pode ser forte, fraco, normal… eu só fiz um par de vezes porque fermentos naturais não são nada consistentes por vezes o mesmo fermento fica mais forte ou mais fraco de um dia para outro.

      Logo se for fazer e não quiseres estragar a receita, faz uma pequena bola de massa com o fermento e espera 1 hora e vê se cresce/duplica de tamanho, cheira a massa para ver se tem aquele cheiro de levedura não muito intenso e não muito fraco, dependo do resultado faço a receita ou testo outra vez com ainda mais ou menos fermento natural, mas sim como o nome diz é natural e impossível de eu dar uma recomendação de dosagem :) só posso desejar boa sorte e podes sempre vir aqui e explicar qual foi o resultado final, só assim aprendemos, obrigado pela pergunta e até a próxima!

  21. Hugo, boa noite, comprei a massa madre desidratada, e em algumas receitas os fermentos é o biologico seco, eu queria converter para usar o desidratado (fermento natural seco ou molhado).

    • Olá Luciano, é complicado o que estás a perguntar, massa madre desidratada é fermento biológico seco, a diferença é mais se é um produto comercial que já vem preparado para ser usado diretamente ou se é um produto caseiro/padaria em que é preciso alimentar e ativar o fermento para este funcionar corretamente.

      Agora se queres converter ainda é mais complicado, a boa coisa de um fermento quimico ou biologico comercial é que este é coerente e sabes que a mesma quantidade vai ter sempre os mesmos resultados, uma versão caseira pode ser muito mais potente ou muito menos, logo é muito difícil converter um para outro, eu diria que tens de experimentar, faz uma pequena massa ou pão, uma massa de pizza é uma boa forma de ver e de acordo com o resultado final vais ficar a saber qual é a potencia e aroma do fermento natural que tens.

      Espero que tenha ajudado e até a próxima!

  22. Tenho uma receita que faço em cada que usa 30 g de fermento biológico, pra usar fermento natural quanto devo usar. Obrigada

    • Olá, essa resposta é sempre dificil porque fermento natural como nome diz é fermento que vêm do ambiente, se o teu ambiente é rico em leveduras então tens um fermento natural potente e vais precisar de muito pouco, se o teu ambiente é mais estéril então vais ter um fermento natural fraco ou nada e vais precisar de uma montanha… a ideia do fermento natural é criares, experimentares cozinhar com ele e depois ficas com uma ideia da potência, já percebi que tenho mesmo de fazer um artigo sobre isto hehehehe, espero que tenha ajudado e até a próxima!

Deixa o teu comentário :)