Quem não gosta de um belo peixinho, aqui vão uma serie de boas dicas com as várias formas de cozinhar e lidar com peixe:
- Com peixe fresco, a melhor forma de saber se está em voas condições é olhar para os olhos e as escamas se estes estão brilhantes e não baços é um bom sinal, se as guelras estão bem vermelhas, se a carne está dura e resiste á pressão e claro se tem um cheiro subtil a peixe, um cheiro demasiado forte a peixe é um indicador de decomposição.
- Peixes de água doce tendem a decompor mais rapidamente que peixes de água salgada.
- Lava o peixe só na altura de ir cozinhar, a propriedade viscosa da pele ajuda a conservar, no entanto depois de lavado deve ser seco com um pano ou papel antes de ser cozinhado.
- Peixe descongela com mais rapidez se for lavado com água com um pouco de vinagre.
- Para escamar um peixe podes facilitar mergulhando o peixe rapidamente em água a ferver, depois escama sempre da cauda para a cabeça e no fim passa um pano pelo peixe para retirar as escamas que possam ter escapado.
- Ao levar peixe ao forno põe por cima de fatias de cebola, cenoura ou batata para proteger o peixe do calor direto e impedir de colar ao tabuleiro.
- Usa a pele do peixe como protetor da carne, ao grelhar, fritar ou assar deixa sempre a pele virada para o calor para derreter a gordura entre a pele e a gordura o que melhora o sabor e a pele em cima vai proteger a carne e manter esta firme.
- Ao fritar peixe adiciona ao óleo um raminho de salsa para dar um gosto mais aromático ao peixe.
- Uma boa forma de deixar peixe mais saboroso e macio é deixar este apurar em leite temperado, tanto fresco como congelado.
- As espinhas e peles podem ser usadas para criar um caldo de peixe, que depois podes usar em sopas, ensopados ou caldeiradas.
- Sobras de peixe podem ser usadas para criar hambúrgueres de peixe (picando), ou se as sobras forem grandes podes temperar e envolver num polme e fritar, podes também adicionar a uma sopa ou enriquecer um caldo de peixe.
- Assa sempre um peixe com a cabeça, esta tem carne, protege a integridade do peixe e também adiciona sabor a todo o assado.
- Com um peixe mais mole podes torna-lo um pouco mais rijo adiciona um pouco de sumo de limão á água de cozer.
- Quando fores cozer peixe adiciona sempre este só quando a água estiver a ferver.
- Ao fritar peixe quanto mais fino ou pequeno for o peixe mais quente deve estar o óleo.