in

Como Cozinhar com a Panela de Pressão

No outro dia estavam a perguntar-me se existia outra forma de fazer sem ser numa panela de pressão, porque tinha muito medo de usar, bem praticamente tudo podes cozinhar numa panela de pressão podes cozinhar fora de uma, vai é demorar mais tempo e em alguns casos não fica tão bom, por exemplo polvo ou lulas acho que ficam sempre melhor cozinhadas numa panela de pressão.

Também lá porque eu vou explicar como cozinhar numa panela de pressão e que não é preciso ter medo, isso não quer dizer que tenhas que ir a correr comprar uma, tal como fritar ou usar uma faca afiada, tens de te habituar e ganhar confiança, também tens de pensar se vale a pena para ti, eu cozinho toneladas de pratos, por isso para mim tem muito uso, mas se o que adoras é assados não vais ter muito uso para uma panela de pressão.

Então que tal começar com alguns dos mitos e medos das panelas de pressão:

Panelas de Pressão Explodem! Humm sim isso acontece em especial quando as panelas de pressão começaram a ser vendidas nos anos 50, isso acontecia porque estas só tinham uma válvula e se por alguma razão durante anos não lavavas bem a válvula e esta fica entupida, então não existia nenhum escape da pressão.

Oh Meu Deus as Panelas de Pressão Explodem Mesmo! Na realidade nem por isso, elas não explodem o que acontece 99% das vezes é que quando a pressão não tem para onde ir alguma válvula ou selo vai quebrar antes da própria panela, quando isso acontecer tens ar e ou liquido super quente a esguichar e queimar tudo, é mau mas não vai destruir a casa inteira, mas não deixa de ser super perigoso e queimar seriamente uma pessoa.

Uma Pessoa Pode Queimar-se ao Usar uma Panela de Pressão! Sim, mesmo hoje em dia, o ar pressurizado é muito quente e se não tens cuidado podes queimar-te facilmente, mas antigamente com as panelas mais velhas era possível por vezes abrir a panela mesmo esta estando sobre pressão o que claro é extremamente perigoso, hoje em dia se usares uma luva para quentes nunca te vais queimar a usar uma panela de pressão.

Uma panela de pressão hoje em dia é muito mais segura, primeiro uma panela moderna vai ter múltiplas válvulas (a minha tem 3 válvulas e 5 sistemas de segurança), depois pela própria construção ela não me deixa abrir mesmo que eu quisesse, só quando a pressão estiver igual ao exterior é que ela deixa abrir o que reduz o risco de queimar, por fim a válvula principal é automática, isto é quando atingir a pressão desejada ela começa a libertar a pressão, se estiveres ao lume e passado 10 minutos não começar a sair nenhum vapor então tiras as panela do lume e deixas ela ali sem tentar abrir até arrefecer completamente, porque claramente tem alguma coisa errada.

Logo o que é importante notar é que uma panela de pressão mesmo moderna não deixa de ser um objecto com algum perigo, mas se tiveres a tua panela bem limpa e em condições (é só ler o manual) e estiveres com atenção ao cozinhar com ela, então não tem perigo nenhum, é como uma fritadeira, se não tens cuidado podes queimar-te ou deitar fogo a casa.

E o meu modelo não é nada de especial a não ser que vás compras uma panela de pressão retro, vintage ou clássica, então a panela vai ser moderna e ter todas as facilidades e medidas de segurança e eu não aconselho comprar uma panela clássica mesmo que tenha mais válvulas, muito porque estas dão uma trabalheira a limpar e os desenhos modernos são mais eficientes e mais seguros.

Por fim depois de comprares a panela, lê o manual de instruções, ele vai-te ajudar a a fazer o melhor uso e a melhor manutenção da tua panela de pressão, no caso da minha depois de cozinhar, tal como as minhas facas de chefe, wok, panela de arroz (alguns utensílios de cozinha é melhor lavar a mão e não deixar muito tempo sujos, isso diminui a sua vida útil, uma faca de chefe dura para uma vida se tratares bem dela), eu vou limpar esta, ponho a panela na maquina de lavar louça e lavo a mão a tampa, depois abro a válvula principal e vejo se esta está desimpedida, volto a montar e já está, sei que está em completa segurança.

Agora que já vimos os pontos básicos, vamos ver como é que cozinhas com uma panela de pressão, eu vou dar as instruções básicas.

Como Cozinhar com uma Panela de Pressão

Bem precisas de ingredientes e um pouco de liquido, uma panela de pressão não precisa de muito liquido, pensa num guisado, porque muitas vezes começa de igual forma, deitas a carne na panela, fritas um pouco para o exterior ficar bem dourado, juntas uns vegetais, um copo de vinho ou caldo, tapas e começas a cozinhar.

O processo é igual numa panela de pressão, podes alourar a carne ou não, mas basicamente antes de fechar tens de ter os ingredientes, temperos e um pouco de liquido, se for uma peça de carne eu diria se enfiares um dedo na panela o liquido não deve chegar a primeira dobra do dedo, claro se juntares uma pilha de vegetais, pode não ser preciso tanta água é uma questão de olho.

Não enchas demasiado a panela, cada panela é diferente (dai ler o manual), mas regra de olho é não ultrapasses +/- metade da panela, por isso nada de enfiar um peru inteiro e este está a bater na tampa ao fechares, isso não só não vai cozinhar corretamente como arriscas a entupir uma das válvulas.

Depois fechas a panela de pressão, as panelas de pressão modernas não deixam fechar e/ou não deixam aumentar a pressão se tu não fechaste bem com a borracha e a pega no lugar certo, as panelas modernas também tem normalmente têm varios níveis de pressão, escolhe o nível indicado para o que vais cozinhar, normalmente se é doces, vegetais, peixe não é preciso tanta pressão, se é um naco de carne, algo congelado ou um frango inteiro precisa de mais.

Leva a um lume ao máximo e deixa levantar pressão, passado uns 5 a 10 minutos vais ver o vapor de água disparar da válvula principal, nesse ponto, baixas o lume para médio/baixo, muito porque depois de atingir a temperatura e a pressão necessárias, não é preciso adicionar tanto calor, aliás dai que uma panela de pressão também é mais rentavel, gastas menos tempo e menos calor ao cozinhar, vais ver que ao fazer isso vai continuar a sair vapor mas em menor quantidade, em média se uma peça demora 1 hora no fogão, então demora metade do tempo na panela de pressão.

Quando tiver passado e tempo, retiras do lume, se tens muita pressa, podes levar a panela para a pia da cozinha e deixas correr água fria por cima da panela para arrefecer rapidamente, depois com uma luva de quentes, abres a válvula para retirar a pressão, no caso da minha é só rodar, deixo sair um pouco da pressão, quando este não sair mais, rodo mais um bocado, até a panela não ter nenhuma pressão.

No meu caso como não tenho pressa, o que eu faço é retirar do lume, esperar uns 5 minutos, depois com a mão com uma luva de quentes, abro um pouco a válvula e deixo sair a pressão até não assobiar mais, depois abro mais um pouco e vou abrindo até a panela não ter pressão, é o que o fabricante recomendava para o meu modelo e já está, quando perde a pressão ela faz um click e um sinal vermelho muda para preto e posso abrir a panela, tudo em segurança.

O pior que pode acontecer é abrires e o naco de carne precisava de mais uns 10 minutos para ficar tenro e no ponto, então fecha a panela e leva esta de volta ao lume na máxima potencia até atingir a pressão, depois baixa o lume e cozinha mais 10 minutos em pressão, tão simples quanto isso.

Se tiveres mais perguntas ou outros medos com panelas de pressão diz nos comentários e se quiseres mais dicas e truques para cozinhar com panelas de pressão eu já fiz um artigo sobre isso é só seguir o link, até a próxima! ;D

Deixa o teu comentário :)

Salsichas Enroladas em Couve Lombarda Portuguesa

Oreo Choco Brownie