in

Como Lidar com Mel Cristalizado

Eu já falei antes de mel, quem não gosta de mel, humm HUMMMMM, heheeh mas não falei do que acontece quando o mel cristaliza, porque é que cristaliza e o que fazer quando este cristaliza!

Então porque é que o Mel Cristaliza?

Bem mel na sua essência é uma solução saturada de açúcar (de fructose e glucose) e como tal esta nunca vai ser uma solução estável, em especial a glucose tende a formar cristais e ao começar esse processo ele separa-se da água, o que acelera ainda mais o processo de cristalização, dai que um mel quando começa a cristalizar tende a cristalizar todo.

Formas de Prevenir a Cristalização de Mel?

Escolhe mel guardado em frascos de vidro – Simplesmente porque estes tendem a proteger melhor o mel que embalagens de plástico que muitas vezes não selam completamente bem e deixam o mel em contacto com o ar.

Mantém o mel longe de extremos de temperatura, de luz solar e do ar – Porque todos esses tem impacto na qualidade e cristalização do mel, para a cristalizacão é acima de tudo as variações de temperatura.

E como voltar a tornar o Mel Liquido?

Simples vais aquecer este, mas é importante o processo, vais queres pôr o mel no seu frasco dentro de um pequeno tacho com água morna e mexer, o melhor é mesmo fazer isto fora do lume, retira o mel aquece um pouco mais a água depois volta a adicionar o frasco do mel e mexe, tudo sem pressas assim vais aquecer suavemente o mel sem o danificar.

Dicas Extras sobre Mel ;D

O mel cristalizou logo é de má qualidade – Não! pelo contrário mel industrial muitas vezes é filtrado para reduzir o nivel de glucose e logo tem mais dificuldade em cristalizar mas também não é um produto tão completo, logo uma boa forma de ver se um mel é de qualidade e não foi processado é a facilidade deste em cristalizar.

Não dissolver o mel no micro-ondas – Este é demasiado agressivo e variável na distribuição do calor e logo vai destruir os micro-nutrientes e o aroma do mel.

Podes comprar mel já cristalizado – Um tipo de mel que começou a aparecer no mercado é mel que foi ligeiramente cristalizado e depois é batido o que cria um mel mais cremoso mas claro é um mel mais instável, mas sempre tem uma textura diferente e aveludada.

Mel em cozinhados tende a dourar mais rápido que açúcar – E logo se a receita é de biscoitos de mel fica de olho porque eles podem ficar dourados mais rapidamente.

Mel é ligeiramente ácido – Logo em vez ou em complemento ao fermento podes juntar bicarbonato de soda, este vai reagir com a acidez do mel e criar ainda mais dioxido de carbono.

Podes trocar mel por açúcar mas toma atenção a humidade – Mel tem muito mais água que açúcar logo ao trocar compensa e retira um pouco de liquido da receita para compensar o liquido extra que o mel trás.

E por hoje é tudo, se queres saber mais sobre mel podes seguir o link, até a próxima!

Deixa o teu comentário :)

Pita com Hummus e Ovo Estrelado

Porco Guisado com Arroz de Coentros