in

Folar Doce da Páscoa

Yay está na altura de um belo Folar Doce para a Páscoa, esta receita teve uma falha, vejam se descobrem antes de eu dizer…

Sim sim o folar não cresceu quase nada, o problema é eu ir fazer um folar numa manhã super fria, estava sol e tudo, mas é preciso um lugar morno e agradável para o fermento ativar, devia ter ligado o forno baixo por uns minutos, desligar este e deixar a massa dentro/ao lado do forno, eu deixei umas 2 horas a apanhar sol e não cresceu nada aliás é bem capaz de ter dado cabo da levedura toda, ai ai são coisas que acontecem quando se trabalha com fermento de padeiro.

No entanto este folar mesmo um pouco mais denso e maçudo, no sabor estava óptimo e acho que vale a pena partilhar a receita, mesmo não saindo perfeito para mim, acho que numa experiência normal vai sair fantástico, aliás a minha ideia até foi boa, queria uma receita de folar para criar um só folar (metade da dose habitual que cria 2 folares enormes), mas também um folar mais interessante com um pouco mais de canela e erva-doce e com um pouco de raspa de laranja e nesse aspeto acho que foi um enorme sucesso, eu comi todo estava delicioso, vamos a receita? ;D ahhh e Feliz Páscoa!

Receita de Folar Doce da Páscoa

Folar Doce da Páscoa

  • Doses: 10
  • Dificuldade: Média
  • Rating: ★★★★★
  • Imprimir

Receita saborosa de um folar típico da Páscoa com um pouco mais aroma e especiarias, delicioso!

Ingredientes

  • Farinha – 500gr
  • Fermento Padeiro – 10gr
  • Água Morna – 100ml
  • Ovos – 2 (Temperatura Ambiente)
  • Gema – 1 (Para Pincelar)
  • Açúcar – 150gr
  • Manteiga – 50gr (Derretida)
  • Canela – 1 Colher de Chá (Bem Cheia)
  • Erva-Doce – 1 Colher de Chá
  • Laranja – 1 Colher de Chá
  • Sal – 1/2 Colher de Chá

Instruções

  1. Começa por juntar o fermento de padeiro com a água morna, deixa ficar uns 5 minutos até começar a borbulhar (bom sinal).
  2. Faz uma pilha de farinha peneirada na bancada/tábua, faz um buraco no meio desta e junta a mistura de água e fermento, mistura um pouco.
  3. Volta a fazer um buraco e adiciona os 2 ovos, açúcar, manteiga derretida, raspa de laranja, canela, erva-doce e sal, mistura tudo bem e depois amassa uns minutos até obteres uma bola de massa uniforme.
  4. Deita esta bola numa taça larga e deixa a levedar num lugar morno por pelo menos 1 hora até duplicar de tamanho.
  5. Passado o tempo, pré-aquece o forno a 180ºC e prepara um tabuleiro forrado de papel anti-aderente.
  6. Retira a massa da taça, corta dois pedaços pequenos de massa e estica estes para formar duas tiras de massa, molda a restante massa de volta numa bola e põe no centro do tabuleiro, junta as duas tiras por cima para fazer uma cruz por cima da bola de massa.
  7. Bate uma gema de ovo e pincela generosamente a massa, leva ao forno pré-aquecido a assar por uns 33 minutos até ficar bem dourado, se começar a queimar muito o topo protege o folar com um pouco de folha de alumínio por cima.
  8. Retira do forno e já está, pronto a degustar, Bom Apetite e Feliz Páscoa!

Notas: Não se esqueçam do Sal!!!! Eu não me esqueci desta vez mas muitas vezes as pessoas esquecem que um folar é um tipo de pão doce, ele precisa do sal senão vai ficar sem sabor.

Porque é que o folar não leva ovo cozido? Se queres ovo cozido no teu folar é super fácil, coze um ovo, deixa ele esfriar completamente, depois põe ele por cima da bola de massa de folar e põe as tiras de massa por cima, eu sei que é tradicional o folar levar ovo, mas o ovo no folar também faz com que metade das fatias do folar são esquisitas com buracos ou pedaços de ovo e casca, eu não sou adepto, por isso eu faço folares sem ovo ;D

Esta receita de Folar Doce da Páscoa foi criada inicialmente no Iguaria.com.

Nutrition

Calorias: 2909 kcal・Gorduras: 60 g・Hidratos de Carbono: 525 g・Proteínas: 69 g

4 Comentários

Deixa uma Resposta
  1. Tem óptimo aspecto! Nunca me atrevi a fazer. Será que a parte de amassar e levedar dá para fazer na máquina do pão? Obrigada pela receita de Páscoa :) Ah e eu se fizer vai ser com ovo cozido, até acho uma certa piada às cascas coladas à massa ehehehe :)

    • Obrigado e porque não? Como podes ver eu fiz um erro e mesmo assim saiu bom e sim a massa é mole por isso em principio não deves ter problema em fazer numa máquina de pão, tenta ver se a marca da máquina já tem receitas de folares mesmo para ela, se não tenta ajustar uma das minhas receitas de folares, tenho várias, pela Páscoa tento sempre uma nova receita de folar ;D

      O ovo… o problema não é só a casca, não podes adicionar um ovo crú na massa (ele vai partir e deitar ovo por toda a parte), logo estás a cozinhar duas vezes um ovo, raramente este fica bom, acho que só sabe bem quando põe o ovo naqueles “folares” mais baratos de supermercado que basicamente é pão de brioche com um pouco de canela e erva-doce, pão de brioche cozinha muito rapidamente por isso o ovo nunca chega a ser super cozinhado e logo fica mais razoável, isso e brioche é a uma massa muito mais húmida e oleosa (no bom sentido) e logo o ovo tende a colar menos na massa, mas bem eu raramente compro coisas já feitas, tenho que alimentar o iguaria fazendo tudo em casa heheheh, mas sim a tradição é sempre pôr ovo! ;D

      Obrigado pelo comentário e Feliz Páscoa!

Deixa o teu comentário :)

Pudim de Tapioca Granulada

Broa de Milho à Moda Antiga