Tantos dias a falar de Kimchi, claro que tinha de partilhar uma receita, caso não conheçam Kimchi é uma receita Coreana de couve salgada, temperada e fermentada, esta tem toque picante e é servida como acompanhamento para praticamente todos os pratos Coreanos, existem diversas variedades, tanto nos ingredientes como nos tempos de fermentação.
A origem do Kimchi era puramente como forma de preservar couve para consumir durante os Invernos bem agressivos da península da Coreia, mas com o tempo descobriu-se que podes sem problema deixar a couve a fermentar por múltiplos anos, para Kimchi comercial podes ver o prazo de validade, mas este vai de umas semanas para Kimchi de frigorífico a 1 ano para Kimchi de conserva, dependendo também da variedade.
Esta na verdade não é a primeira vez que faço Kimchi, mas é uma variação que achei mais simples de fazer em Portugal e muito similar a Kimchi da Coreia do Sul, basicamente só tens 2 diferenças importantes, primeiro é o uso de Gochujang ou Pasta de Malaguetas Coreana, a receita tradicional tu adicionas malaguetas coreanas e diversos peixes/marisco seco para criar o caldo, mas Gochujang é basicamente é uma versão dessa mistura mas concentrado e logo poupasse trabalho, a outra é usar couve tipo Repolho em vez de Couve Napa (é uma couve longa com folhas longas que cria uma espécie de tubo) que consegue-se arranjar por vezes, mas usando uma couve mais comum é muito mais fácil.
Kimchi feito em casa pode durar bastante se guardado bem, mas eu não aconselho, por base é melhor guardares no frigorífico e comer num par de semanas, só porque tens de esterilizar os recipientes e tens de guardar numa certa temperatura de forma a este se manter nas melhores condições, um pouco demasiado trabalho, vamos então a receita.
Receita de Kimchi Couve Coreana Fermentada
Kimchi Couve Coreana Fermentada
Receita prática para fazer Kimchi em casa, um perfeito complemento apimentado para qualquer refeição Coreana.
Ingredientes
- Couve – 1
- Sal Grosso – 4 Colheres de Sopa
- Cebolinho – 3 Ramos
- Molho Gochujang – 2 Colheres de Sopa
- Molho de Peixe – 1 Colher de Sopa
- Açúcar – 1 Colher de Sopa
- Alho – 1 Colher de Sopa
- Gengibre – 1/2 Colher de Chá
Instruções
- Começa por desfazer e lavar a cabeça de couve podes separar por folhas como eu fiz ou podes simplesmente cortar grosseiramente.
- Aquece água num tacho grande e junta a couve, escalda por uns 2 minutos, depois retira da água quente para uma taça de água fria (Este passo não é preciso fazer se usares couve napa, visto esta ser mais fina).
- Escorre a couve e deita numa taça grande, numa taça pequena junta o sal grosso, seguido de dois copos de água, mistura e deita por cima da couve, mistura bem a couve, cobre a taça e deixa a couve descansar umas 3 horas, vai virando a couve de tempos em tempos, fazes isto para a couve ficar mais tenra.
- Passadas as 3 horas, escorre e passa a couve por água para retirar o excesso de sal, volta a depositar numa taça grande.
- A parte mistura duas colheres de sopa de Gochujang, uma de molho de peixe, uma colher de açúcar, uma de alho picado finamente e 1/2 de chá de gengibre também picado finamente, mistura tudo bem.
- Agora deita a mistura por cima da couve e com as mãos passa esta por toda a couve, uma cobertura uniforme é o que se quer (se picaste a couve este passo dá menos trabalho) e por fim adiciona o cebolinho picado e mistura.
- E já está, agora cobre e deixa de fora de um dia para outro e depois separa e guarda em embalagens herméticas no frigorífico, bom apetite.
Esta receita de Kimchi Couve Coreana Fermentada foi criada inicialmente no Iguaria.com.
Já provei uma vez, é bom mas um pouco demasiado picante para mim, posso fazer sem o picante?
Claro que sim, troca a parte picante por um pouco de vinagre e molho de peixe, não é exatamente o mesmo, torna-se mais um pickle suave de couve, mas não deixa de ser agradável. ;D