in

Kimchi Fresco de Couve Portuguesa

Bem uma receita de fusão, caso não conheçam Kimchi este é um acompanhamento tradicional coreano feito com vegetais fermentados, principalmente couve chinesa. Sendo temperado com uma variedade de especiarias, como pimenta vermelha coreana, alho, gengibre, molho de peixe e açúcar. O processo de fermentação é o que dá ao kimchi o seu caracteristico sabor ácido, picante e uma textura crocante.

Kimchi na Coreia é como Pão em Portugal, é servido em todas as refeições, como aperitivo ou acompanhamento e claro pode ser usado como recheio para todo o género de sandes, pizzas, petiscos, é super versátil e aqui entre nós delicioso.

Por isso aqui o hugo foi experimentar fazer kimchi com couve portuguesa, de notar que como a couve portuguesa é mais rija que couve chinesa, eu fui escaldar a couve portuguesa assim ela ficou mais tenra e absorveu melhor os temperos, também eu não fui fermentar durante semanas e meses como kimchi na coreia, acho um pouco perigoso fazer conservas com pouca experiência, logo este kimchi é melhor para ser comida na mesma semana em que é feito, também na coreia kimchi fresco não é tão bom como bem fermentado mas também é delicioso e saudável, vamos a receita!

Receita de Kimchi de Couve Portuguesa

Kimchi de Couve Portuguesa

  • Doses: 4
  • Dificuldade: Fácil
  • Rating: ★★★★★
  • Imprimir

Receita de fusão usando couve portuguesa para fazer um delicioso kimchi coreano fresco.

Ingredientes

  • Couve Portuguesa – 1 (aka Couve Galega)
  • Sal Grosso – 4 Colheres de Sopa
  • Cebolinho – 2 Ramos
  • Molho Gochujang – 2 Colheres de Sopa
  • Molho de Peixe – 1 Colher de Sopa
  • Açúcar – 1 Colher de Sopa
  • Alho – 1 Colher de Sopa
  • Gengibre – 1/2 Colher de Chá

Instruções

  1. Desfaz a couve e separa esta por folhas grandes, corta os taules grandes da couve portuguesa numa juliana fina.
  2. Aquece um tacho largo com bastante água quente e um pouco de sal grosso, quando a água estiver a ferver adiciona a couve e deixa cozer uns 4 minutos (o ideal é entre escaldado e meio cozido, visto a couve portuguesa ser bastante grossa).
  3. Retira a couve da água e deixa de parte a escorrer, depois passa a couve por água fria só para arrefecer totalmente a couve a parar esta de continuar a cozer.
  4. Numa taça junta o sal grosso com dois copos de água, passa toda a couve por esta mistura e deita o restante por cima da couve, cobre a taça e deixa a couve a descansar no sal por umas 3 horas (isto vai tornar a couve ainda mais tenra).
  5. Passadas as 3 horas, retira a couve que agora já deve estar bem murcha e volta a passar tudo por água fria para retirar o excesso de sal.
  6. Numa taça junta duas colheres de sopa de Gochujang, uma de molho de peixe, uma colher de açúcar, o cebolinho picado, uma colher de alho picado finamente e 1/2 de chá de gengibre também picado finamente, mistura tudo bem até obteres um molho.
  7. Numa nova taça com a couve, deita a mistura por cima e com as mãos mistura toda a couve bem por essa mistura até toda a couve ficar bem coberta, podes guardar a couve numa caixa hermética no frigorífico e consumir durante uma semana, bom apetite!

Notas: Como podes ver depois de temperar eu cortei alguma da couve para caber melhor nas caixas que usei para guardar o meu kimchi caseiro ;D Eu digo isto porque tradicionalmente o kimchi/a couve é guardada o mais inteiro possível e depois uma pessoa corta (normalmente com uma tesoura) na mesa na altura de servir, se quer muito ou pouco.

Em termos de diferença eu diria que é melhor usar couve chinesa ou bokchoy porque cria um kimchi mais autêntico, mas qualquer couve bem tenra serve, só muda um pouco a textura, esta versão com couve portuguesa é claro que ficou um pouco mais crocante e mastigável porque a couve portuguesa tem folhas bem mais grossas.

Esta receita de Kimchi de Couve Portuguesa foi criada inicialmente no Iguaria.com.

Nutrition

Calorias: 278 kcal・Gorduras: 20 g・Hidratos de Carbono: 2 g・Proteínas: 21 g

Deixa o teu comentário :)

Arroz de Cenoura com Refugado Cremoso de Peru

Almôndegas Recheadas de Queijo Mozzarella