in

Kimchi Fresco de Couve Portuguesa

Bem uma receita de fusão, caso não conheçam Kimchi este é um acompanhamento tradicional coreano feito com vegetais fermentados, principalmente couve chinesa. Sendo temperado com uma variedade de especiarias, como pimenta vermelha coreana, alho, gengibre, molho de peixe e açúcar. O processo de fermentação é o que dá ao kimchi o seu caracteristico sabor ácido, picante e uma textura crocante.

Kimchi na Coreia é como Pão em Portugal, é servido em todas as refeições, como aperitivo ou acompanhamento e claro pode ser usado como recheio para todo o género de sandes, pizzas, petiscos, é super versátil e aqui entre nós delicioso.

Por isso aqui o hugo foi experimentar fazer kimchi com couve portuguesa, de notar que como a couve portuguesa é mais rija que couve chinesa, eu fui escaldar a couve portuguesa assim ela ficou mais tenra e absorveu melhor os temperos, também eu não fui fermentar durante semanas e meses como kimchi na coreia, acho um pouco perigoso fazer conservas com pouca experiência, logo este kimchi é melhor para ser comida na mesma semana em que é feito, também na coreia kimchi fresco não é tão bom como bem fermentado mas também é delicioso e saudável, vamos a receita!

Receita de Kimchi de Couve Portuguesa

Kimchi de Couve Portuguesa

  • Doses: 4
  • Dificuldade: Fácil
  • Rating: ★★★★★
  • Imprimir

Receita de fusão usando couve portuguesa para fazer um delicioso kimchi coreano fresco.

Ingredientes

  • Couve Portuguesa – 1 (aka Couve Galega)
  • Sal Grosso – 4 Colheres de Sopa
  • Cebolinho – 2 Ramos
  • Molho Gochujang – 2 Colheres de Sopa
  • Molho de Peixe – 1 Colher de Sopa
  • Açúcar – 1 Colher de Sopa
  • Alho – 1 Colher de Sopa
  • Gengibre – 1/2 Colher de Chá

Instruções

  1. Desfaz a couve e separa esta por folhas grandes, corta os taules grandes da couve portuguesa numa juliana fina.
  2. Aquece um tacho largo com bastante água quente e um pouco de sal grosso, quando a água estiver a ferver adiciona a couve e deixa cozer uns 4 minutos (o ideal é entre escaldado e meio cozido, visto a couve portuguesa ser bastante grossa).
  3. Retira a couve da água e deixa de parte a escorrer, depois passa a couve por água fria só para arrefecer totalmente a couve a parar esta de continuar a cozer.
  4. Numa taça junta o sal grosso com dois copos de água, passa toda a couve por esta mistura e deita o restante por cima da couve, cobre a taça e deixa a couve a descansar no sal por umas 3 horas (isto vai tornar a couve ainda mais tenra).
  5. Passadas as 3 horas, retira a couve que agora já deve estar bem murcha e volta a passar tudo por água fria para retirar o excesso de sal.
  6. Numa taça junta duas colheres de sopa de Gochujang, uma de molho de peixe, uma colher de açúcar, o cebolinho picado, uma colher de alho picado finamente e 1/2 de chá de gengibre também picado finamente, mistura tudo bem até obteres um molho.
  7. Numa nova taça com a couve, deita a mistura por cima e com as mãos mistura toda a couve bem por essa mistura até toda a couve ficar bem coberta, podes guardar a couve numa caixa hermética no frigorífico e consumir durante uma semana, bom apetite!
Notas: Como podes ver depois de temperar eu cortei alguma da couve para caber melhor nas caixas que usei para guardar o meu kimchi caseiro ;D Eu digo isto porque tradicionalmente o kimchi/a couve é guardada o mais inteiro possível e depois uma pessoa corta (normalmente com uma tesoura) na mesa na altura de servir, se quer muito ou pouco.

Em termos de diferença eu diria que é melhor usar couve chinesa ou bokchoy porque cria um kimchi mais autêntico, mas qualquer couve bem tenra serve, só muda um pouco a textura, esta versão com couve portuguesa é claro que ficou um pouco mais crocante e mastigável porque a couve portuguesa tem folhas bem mais grossas.

Esta receita de Kimchi de Couve Portuguesa foi criada inicialmente no Iguaria.com. Check this recipe for Korean Kimchi with Portuguese Cabbage in English on BakeAfter.com.

Nutrition

Calorias: 278 kcal・Gorduras: 20 g・Hidratos de Carbono: 2 g・Proteínas: 21 g

Deixa o teu comentário :)

Arroz de Cenoura com Refugado Cremoso de Peru

Almôndegas Recheadas de Queijo Mozzarella