in

Açorda à Algarvia

acorda-a-algarvia

Deliciosa açorda, como tal uma variação da açorda tradicional Alentejana.

Receita de Açorda à Algarvia

Ingredientes

Instruções

  1. Começa por preparar o marisco, o marisco tem de ser lavado e preparado separadamente, visto que este tendem a ter tempos diferentes de cozedura, por isso lava bem o marisco em água fria, cada um na sua tigela coberta por água do mar (ou água com sal).
  2. Agora para cada marisco coze separadamente, passa estes por água limpa e põe em cada panela o seu marisco, cobre de água, com um pouco de coentros, depois de todos cozidos passa as águas da cozedura por um passador fino e guarda a parte.
  3. Retira todo o miolo de todos os mariscos, se for preciso lava eles bem.
  4. Num novo tacho começa o refogado com os dentes de alhos esmagados e picados, a cebola picada com o azeite e deixa estes alourar, depois deita todos as águas de cozedura do marisco que guardaste e deixa levantar fervura.
  5. Corta o pão rústico de preferência um pouco duro e corta em cubos e junta ao caldo e deixa cozer até se tornar numa massa.
  6. Adiciona os miolos de marisco e coentros picados, mistura e põe os ovos e tapa, quando os ovos tiverem meio cozinhados, prova, retifica temperos e serve a açorda.

Dicas: Esta açorda é normalmente feita com o marisco que tiveres a mão se só tens amêijoas então arranja 400gr de miolo de amêijoa, ou 200gr de Berbigão e 200gr de Conquilhas. Podes também acrescentar marisco como camarão.

Informação Nutricional

Doses: 4・Tempo: 60 Minutos・Dificuldade: Média・Calorias: 2470 kcal・Gorduras: 136 g・Hidratos de Carbono: 199 g・Proteínas: 128 g

2 Comentários

Deixa uma Resposta
    • humm não sei, mas é uma açorda, por isso a origem “original” é alentejana, e a origem da açorda é um aproveitamento de pão seco, visto que na altura eram tempos muito pobres onde não se podia desprediçar nada e fazer o que se pode com o que se tem :)

Deixa o teu comentário :)

Figos cheios de Olhão

Bolo Mimoso