Não existe nada melhor que petiscar durante as celebrações dos Santos Populares, aliás aqui na minha opinião a melhor coisa são todos os petiscos e boa bebida, por isso nada como partilhar as receitas para as Festas dos Santos Populares que publicamos aqui no Iguaria, temos um pouco de tudo, desde as receitas bem tradicionais e populares como algumas variações bem saborosas!

Petiscos para as Festas dos Santos Populares

Receitas para as Festas dos Santos Populares

Sobremesas e Doces para as Festas dos Santos Populares

Esta lista inclui 90% das receitas que publicamos para as Festas dos Santos Populares ou durante a época dos Santos Populares, com mais alguns doces e pratos que também são perfeitos para a ocasião, só faltam receitas que são demasiado similares ou que que por uma razão ou outra me escaparam hehehe, podes sempre procurar por receitas para os Santos Populares aqui no Iguaria ;D

Em Portugal, temos muitas festas Juninas diferentes que são celebrados por todos! Estas são chamadas de “Festas dos Santos Populares”, e cada uma corresponde a um município diferente. Sendo as mais conhecidas o Santo António de Lisboa no dia 13 de Junho e o São João do Porto e Braga em 23 de Junho.

O Santo António têm marchas populares representando vários bairros da cidade, este desfile conta com centenas de figurantes, música ao vivo, fantasias e decorações coloridas, e atrai um grande público. Os arraiais são realizadas nos próprios bairros, o que os torna ainda mais especiais, em especial na Alfama, Graça, Bica, Mouraria ou Madragoa. Muita comida, muito vinho e fado e outras músicas tradicionais são cantadas e dançadas até o amanhecer.

No São João do Porto, é uma festa de muitas tradições desde os martelos de plástico (ou alho-porros) para bater na cabeça das pessoas, aos saltos das fogueiras, os vasos de manjericos com versos populares e o tradicional fogo de artificio a meia noite junto ao rio Douro. Como em Lisboa existem diversos arraiais populares pela cidade, com cada bairro o seu, em destaque Massarelos, Fontainhas e Miragaia. Com comida e musica até a madrugada.

Atualizado: 2/11/2022 ( Mais Receitas ;D )