Um molotof é um pudim de claras bastante comum e tradicional em Portugal, acho que é popular porque além de ser delicioso, muitos dos doces portugueses são carregados de gemas e como tal um molotof é uma excelente maneira de aproveitar claras.
Tradicionalmente depois de desenformado é coberto de caramelo ou doce de ovos (só seguir o link para a receita), neste caso vamos fazer a versão de caramelo, podes fazer o caramelo que digo aqui ou usar caramelo já feito, eu prefiro fazer porque eu gosto de um caramelo mais suave não tão espesso e queimado como normalmente são os já feitos.
Receita de Molotof com Caramelo
Ingredientes
Molotof
Caramelo
- Açúcar Amarelo – 1 Chávena
- Natas – 1/2 Chávena (ou se quiseres mais suave 1/4 leite 1/4 natas)
- Manteiga – 2 Colheres de Sopa
- Sal – Pitada
Instruções
- Para fazer o molotof começa-se por pré-aquecer o forno a uns 180C.
- Depois numa taça grande bate as claras em castelo, depois adiciona o açúcar e bate um pouco mais (normalmente faço 12 colheres mas faz 10 experimenta e ajusta de acordo com o teu gosto, deve ser doce mas não super doce), até estar tudo bem em castelo.
- Agarra numa forma de castelo e unta muito bem com manteiga, isto é importante porque as claras são frágeis e pegam com facilidade, neste ponto se quiseres podes pôr no fundo um pouco do caramelo, eu normalmente não ponho.
- Leva ao forno por volta de 20 minutos, depois de passar o tempo, desliga o forno e deixa o molotof lá dentro a secar um pouco, tira quando forno tiver arrefecido.
- Por fim desenforma com cuidado e cobre com o caramelo liquido.
- O caramelo é simples, junta todos os ingredientes, o açúcar com 2 colheres de sopa de água, deixa caramelizar até começar a escurecer (ainda não é um caramelo mas está num ponto perto), nesse ponto retira do lume, adiciona a manteiga mexe e depois as natas e mexe bem, volta a por no lume mais uns 5 minutos para ficar um pouco mais espesso e por fim uma pitada de sal e já está.
Informação Nutricional
Doses: 12・Tempo: 50 Minutos・Dificuldade: Média・Calorias: 1924 kcal・Gorduras: 59 g・Hidratos de Carbono: 345 g・Proteínas: 32 g
Fica a dúvida… então este pudim não necessita forçosamente de ser cozido em banho-maria??
Dá certo assim? – (ou seja, não abate depois?)
Pois ele abate um pouco, o banho-maria protege as claras, dai o seu uso habitual no molotof, a receita bateu certo, mas tenho que admitir que esta foi um pouco em cima do joelho, experimenta esta mais recente http://www.iguaria.com/sobremesa/pudim/molotof/ que segui mais a risca a receita tradicional e o molotof ficou 5 estrelas super rijo e fofo! >_<'
copiei e amei para minha tarefa ‘fecholy’
Ok… ainda bem que gostaste hehehe :D
A minha forma é de 25 ×15 queria saber quantas claras levam?
Olá elton, eu posso dizer-te com mais certeza se me disseres o comprimento, largura e altura da forma de castelo (uma forma com buraco no meio) :)