in ,

Rabanadas com Doce de Ovos

Natal sem rabanadas não é o mesmo, mas sendo Portugal não existe só 1 tipo de rabanadas, existem uma pilha de receitas e variações, esta é mais uma… muito similar as rabanadas em calda, neste caso estas são cobertas com doce de ovos, o que por um lado torna elas super decadentes, mas também mantêm as rabanadas mais cremosas e logo vão aguentar mais tempo sem ficarem duras.

Também não tens de necessariamente cobrir estas, podes fazer as rabanadas como normal e servir o doce de ovos a parte, assim cada um pode pôr a gosto, é como chantilly sabe sempre melhor quando podes pôr uma pilha por cima hahaha vamos a receita!

Receita de Rabanadas com Doce de Ovos

Rabanadas com Doce de Ovos

  • Doses: 8
  • Dificuldade: Média
  • Rating: ★★★★★
  • Imprimir

Clássica receita de Natal Portuguesa de Rabanadas cobertas de doce de ovos.

Ingredientes

  • Pão – 1 Cacete Grosso para Rabanadas
  • Ovos – 4 L
  • Leite – 800ml (Gordo)
  • Limão – 3 Cascas
  • Canela – 1 Pau
  • Canela – Para Polvilhar
  • Açúcar Amarelo – Para Polvilhar
  • Óleo de Girassol – Para Fritar
  • Sal – Uma Pitada
  • Água – 180ml
  • Açúcar – 250gr
  • Gemas – 6

Instruções

  1. Uns 2 a 3 dias antes de fazer as rabanadas, começa por cortar o pão em fatias grossas com dois dedos de espessura, deixa o pão ficar recesso antes de ir fazer as rabanadas, isso é importante para estas absorverem bem o leite mas também manterem a estrutura, se queres rabanadas densas e cremosas este passo é super importante.
  2. Quando for altura de fazer as rabanadas, começa por aquecer o leite com 2 cascas de limão e um pau de canela, não deixes ferver, só queres o leite bem quente com os aromas de canela e limão, quando este estiver bem quente põe num prato largo.
  3. Em outro prato largo deita os ovos, tempera estes com sal e bate bem até ficarem cremosos.
  4. Prepara um terceiro prato com açúcar e canela, normalmente na proporção de 4 colheres de açúcar para 1 colher de canela.
  5. Prepara um tabuleiro com papel de cozinha ou grelha para escorrer as rabanadas depois de fritas.
  6. Numa frigideira larga junta o óleo, deita o suficiente para cobrir 2/3 da frigideira, aquece em lume médio/alto (para saber quando o óleo está quente deita um pedacinho de pão no óleo, quando este começar a borbulhar então está no ponto).
  7. Agora passa o pão pelo leite, deixa o pão embeber bem (uma boa forma de ver se está bom, é espremer um pouco o pão pelos lados, se não sentires resistência então está bem embebido), retira do leite e deixa escorrer o excesso na tua mão, podes adicionar mais do que uma fatia de cada vez no leite.
  8. Passa então bem pelo ovo e leva a fritar, repete até teres 2 a 4 fatias no óleo, frita bem um dos lados até ficar dourado e depois vira e frita o outro lado.
  9. Quando estiver bem dourado, retira para o papel de cozinha ou grelha para escorrer.
  10. Por fim passa pela canela e açúcar e põe numa travessa, repete até não teres mais pão.
  11. Agora que tens as rabanadas prontas podes preparar o doce de ovos, num pequeno tacho junta os 180ml de água, 250gr de açúcar e uma casca de limão, deixa ferver por uns 3 minutos até o açúcar estar bem dissolvido.
  12. Retira a calda do lume e deixa arrefecer uns 15 minutos.
  13. Bate a parte as gemas e passa estas por um coador ou rede fina, fazes isso para as gemas batidas ficarem super cremosas, junta então em fio sempre a bater as gemas na calda.
  14. Leva a calda com as gemas de volta ao lume brando, sempre a mexer, vais ver que aos poucos vai perder a espuma e vai começar a engrossar (em especial quando estiver perto de ferver), antes de ferver, retira do lume e mexe mais 1 minuto com o calor residual.
  15. Deita o doce de ovos para uma tigela, deixa arrefecer e depois tapa e leva ao frigorífico por pelo menos umas 6 horas, isso ajuda a tornar o doce de ovos mais cremoso ainda.
  16. Serve por cima das rabanadas ou a parte para cada um pôr a gosto, bom apetite e Feliz Natal.

Notas: Como alternativa podes também deixar as rabanadas secas, sem açúcar ou canela e servir só com o doce de ovos e canela. Se as primeiras rabanadas queimarem/ficarem demasiado pretas, baixa o lume, um pouco como panquecas, muitas vezes as primeiras não ficam perfeitas. Se o doce de ovos ficar com grumos, podes sempre usar uma varinha mágica para tornar mais cremoso e sem grumos, o sabor não fica perfeito mas dá para disfarçar ;D

Esta receita de Rabanadas com Doce de Ovos foi criada inicialmente no Iguaria.com.

Nutrition

Calorias: 4444 kcal・Gorduras: 186 g・Hidratos de Carbono: 601 g・Proteínas: 111 g

2 Comentários

Deixa uma Resposta
  1. Já esta a pensar fazer rabanadas para este natal, mas ainda não tinha pesquisado a receita, agr n vai mm falhar.
    só gostava se saber quantas rabanadas devo fazer e é melhor com doce ou só com açúcar e canela?

    • Olá! Bem depende da tua mesa de doces, se tiveres muitos eu diria 1 rabanada por pessoa, se tiveres uma mesa menos diversa faz duas por cada pessoa. Em termos de coberturas tens várias variações, a tradicional é a canela e açúcar se for a tua primeira vez a fazer eu diria que mais vale ir com isso, se queres outras variações, eu gosto muito com leite creme, mel, com doce de ovos ou calda de açúcar eu acho que ficam demasiado doces, mesmo que é o gosto de cada um e eu sei que estou a comentar numa receita de rabanadas com doce de ovos hahahah.

      Também são boas com uma calda de vinho tinto ou vinho do porto, mas essa variação eu diria que é mais para adultos, não tanto pelo alcool, mais porque muda em muito o aspecto das rabanadas e a criançada depois já não quer provar.

      Até a próxima e Feliz Natal!

Deixa o teu comentário :)

Broas Podres de Natal

Receitas Portuguesas de Natal