Eu já fiz e falei sobre estes género de sandes fruta japonesas as Fruit Sando, ou Sandes Fruta, tanto uma sandes de uva e uma sandes de kiwi, este género de sandes são populares e vendidas por toda a parte inclusive em praticamente todas as lojas de conveniência pelo Japão.
Uma coisa a notar é que tanto as sandes de fiambre, ovo (tamago), carnes ou fruta são todas cortadas em triângulos e embaladas de forma a ver o recheio o que é positivo, mas por outro lado muitas vezes o que vês é praticamente todo o recheio, uma sandes gorda no meio e fina por detrás.
Uma das sandes mais famosas é a sandes doce de Morangos que é a que eu tento recriar aqui, mas podes fazer com qualquer mistura de frutas ao teu gosto, a regra é tentar evitar frutas muito sumarentas se não vais comer a sandes imediatamente, se fores, então podes rechear com qualquer fruta.
Por fim e é importante notar que as minhas receitas anteriores basicamente são sandes de fruta com um creme, são similares a uma sandes de fruta japonesa mas não são exatamente iguais, esta receita eu espero ser a mais completa possível, uma sandes de fruta japonesa ou é pão, chantilly e fruta ou existe a variação com um leite creme denso, chantilly e fruta, eu vou fazer a versão mais completa possível, vamos então a receita!
Receita de Sandes Japonesa de Creme e Morangos
Sandes Japonesa de Creme e Morangos
Deliciosa receita japonesa típica de sandes de fruta, recheada com leite creme denso, chantilly e morangos.
Ingredientes
- Pão de Forma – 4 Fatias
- Morangos – 8 (Precisas de uns 4 grandes e perfeitos)
- Leite – 300ml
- Natas – 30ml
- Gemas – 2
- Açúcar – 60
- Maizena – 45gr (Amido de Milho)
- Natas – 100ml (Frias)
- Açúcar – 10gr (+/- 2 Colheres de Chá)
Instruções
- Começa por fazer o leite creme, nota que como tem de ir ao frigorífico eu fiz no dia anterior, num pequeno tacho com 300ml de leite, leva ao lume para aquecer.
- A parte bate as gemas com o açúcar numa tigela larga, até obteres um creme, depois junta a maizena, bate mais um pouco.
- Quando o leite estiver bem quente, retira colheres do leite quente para a mistura das gemas, sempre a mexer, vai adicionando até a mistura de gemas ficar bem morna.
- Retira o leite do lume e deita então a mistura de gemas lentamente para o tacho com o leite, sempre mexendo (fazes isso para impedir as gemas de talharem).
- Volta a levar o tacho a um lume brando, sempre a mexer, até a mistura engrossar, nota que como esta mistura tem mais maizena ela vai engrossar um pouco mais que o habitual.
- Quando a mistura estiver bem espessa retira do lume e põe numa embalagem hermética e leva ao frigorífico.
- No dia seguinte junta as natas boas para bater com duas colheres de açúcar e bate até montar e fazer picos fortes, um chantilly menos firme não vai aguentar dentro da sandes.
- Por fim monta a sandes, começa por lavar os morangos e escolher os maiores e mais bonitos para o centro da sandes (estes vão ser cortados ao meio, logo são os que vês quando cortas a sandes), seca super bem os morangos em papel de cozinha, os restantes morangos, podes picar podes cortar aos pedaços, não é tão importante, nota que as sandes japonesas tendem a ser grossas no meio onde são cortadas e mais finas nas pontas.
- Em cada fatia de pão, corta a crosta (ou compra pão sem crosta), barra uma tira de chantilly, deixando 2 cantos livres para pôr o leite creme denso.
- Retira o leite creme do frigorífico este deve estar super denso como um queijo mole, bate este ou até com um garfo esmagando é o suficiente para criares um creme, põe este em 2 cantos de cada fatia de pão (olha para as fotos para teres uma boa ideia).
- Na banda de chantilly no meio do pão vais pôr 2 morangos inteiros na mesma direção, o resto dos morangos podes pôr podes dispor no resto do pão.
- Junta ambas as metades e pressiona um pouco, algumas partes o chantilly vai sair de fora, outra vai ter buracos, com uma espátula alisa e acrescenta mais chantilly para a sandes ficar perfeita.
- Agora com cuidado e uma faca bem afiada (de preferência com serrilha, isto é uma boa faca de pão), corta a sandes em dois triângulos no sentido onde puseste os morangos inteiro de forma a estes ficarem divididos em metades.
- E já está, repete a tua vontade, nota que ao cortares a faca vai ficar suja, por isso tens de limpar a faca entre cada corte, bom proveito e até a próxima! ;D
Existe uma variação gira que troca as frutas por gelatina, eu só vi a venda ocasionalmente por isso suponho que seja um típico produto promocional limitado, algo muito comum no Japão.
Podes adicionar mais aromas ao leite creme, quando o leite estiver aquecer podes adicionar pau de canela, casca de limão, casca de laranja, extrato de baunilha, no entanto no Japão o creme só tem aquele aroma a gema doce, logo fui pela receita mais simples.
Se não tiveres paciência para fazer o leite creme mais denso, podes usar um instantâneo com um pouco extra de maizena (amido de milho).
Também vi pessoas a dizerem que para fazer esta sandes usa-se Shokupan com a crosta cortada que é um tipo muito especifico de pão enriquecido japonês, algo entre brioche e pão de forma, mas eu nunca vi no Japão alguém fazer sandes de frutas com shokupan, aliás sendo um pão doce, com mais a doçura do creme e fruta se calhar nem sequer é uma boa ideia.
Esta receita de Sandes Japonesa de Creme e Morangos foi criada inicialmente no Iguaria.com.
Mas que doce lindo, tenho que experimentar, bjs
É mesmo, eu gosto bastante este género de sandes, quando vou ao Japão compro sempre uma, mas esta receita é ligeiramente superior que a versão japonesa de loja de conveniência, só porque os ingredientes são mais frescos, tem mais fruta, apenas o pão de forma japonês é ligeiramente mais mole e melhor para esta sandes ;D
uau linda sobremesa, delicia mesmo!
Sim, eu adoro, cada vez que vou ao Japão, vou sempre a uma loja de conveniencia, tipo Familymart ou 7eleven e compro uma sandes de ovo e uma sandes de frutas heheheh ;D
Receita Maravilhosa!! Testada e aprovada! Obrigado por partilhar 😉
Yep yep, parece estranho mas é um daqueles doces que quando visito o Japão tenho que comer uma ou duas vezes :D Até a próxima!