in

Sandes Japonesa de Creme e Morangos

Eu já fiz e falei sobre estes género de sandes fruta japonesas as Fruit Sando, ou Sandes Fruta, tanto uma sandes de uva e uma sandes de kiwi, este género de sandes são populares e vendidas por toda a parte inclusive em praticamente todas as lojas de conveniência pelo Japão.

Uma coisa a notar é que tanto as sandes de fiambre, ovo (tamago), carnes ou fruta são todas cortadas em triângulos e embaladas de forma a ver o recheio o que é positivo, mas por outro lado muitas vezes o que vês é praticamente todo o recheio, uma sandes gorda no meio e fina por detrás.

Uma das sandes mais famosas é a sandes doce de Morangos que é a que eu tento recriar aqui, mas podes fazer com qualquer mistura de frutas ao teu gosto, a regra é tentar evitar frutas muito sumarentas se não vais comer a sandes imediatamente, se fores, então podes rechear com qualquer fruta.

Por fim e é importante notar que as minhas receitas anteriores basicamente são sandes de fruta com um creme, são similares a uma sandes de fruta japonesa mas não são exatamente iguais, esta receita eu espero ser a mais completa possível, uma sandes de fruta japonesa ou é pão, chantilly e fruta ou existe a variação com um leite creme denso, chantilly e fruta, eu vou fazer a versão mais completa possível, vamos então a receita!

Receita de Sandes Japonesa de Creme e Morangos

Sandes Japonesa de Creme e Morangos

  • Doses: 2
  • Dificuldade: Média
  • Rating: ★★★★★
  • Imprimir

Deliciosa receita japonesa típica de sandes de fruta, recheada com leite creme denso, chantilly e morangos.

Ingredientes

  • Pão de Forma – 4 Fatias
  • Morangos – 8 (Precisas de uns 4 grandes e perfeitos)
  • Leite – 300ml
  • Natas – 30ml
  • Gemas – 2
  • Açúcar – 60
  • Maizena – 45gr (Amido de Milho)
  • Natas – 100ml (Frias)
  • Açúcar – 10gr (+/- 2 Colheres de Chá)

Instruções

  1. Começa por fazer o leite creme, nota que como tem de ir ao frigorífico eu fiz no dia anterior, num pequeno tacho com 300ml de leite, leva ao lume para aquecer.
  2. A parte bate as gemas com o açúcar numa tigela larga, até obteres um creme, depois junta a maizena, bate mais um pouco.
  3. Quando o leite estiver bem quente, retira colheres do leite quente para a mistura das gemas, sempre a mexer, vai adicionando até a mistura de gemas ficar bem morna.
  4. Retira o leite do lume e deita então a mistura de gemas lentamente para o tacho com o leite, sempre mexendo (fazes isso para impedir as gemas de talharem).
  5. Volta a levar o tacho a um lume brando, sempre a mexer, até a mistura engrossar, nota que como esta mistura tem mais maizena ela vai engrossar um pouco mais que o habitual.
  6. Quando a mistura estiver bem espessa retira do lume e põe numa embalagem hermética e leva ao frigorífico.
  7. No dia seguinte junta as natas boas para bater com duas colheres de açúcar e bate até montar e fazer picos fortes, um chantilly menos firme não vai aguentar dentro da sandes.
  8. Por fim monta a sandes, começa por lavar os morangos e escolher os maiores e mais bonitos para o centro da sandes (estes vão ser cortados ao meio, logo são os que vês quando cortas a sandes), seca super bem os morangos em papel de cozinha, os restantes morangos, podes picar podes cortar aos pedaços, não é tão importante, nota que as sandes japonesas tendem a ser grossas no meio onde são cortadas e mais finas nas pontas.
  9. Em cada fatia de pão, corta a crosta (ou compra pão sem crosta), barra uma tira de chantilly, deixando 2 cantos livres para pôr o leite creme denso.
  10. Retira o leite creme do frigorífico este deve estar super denso como um queijo mole, bate este ou até com um garfo esmagando é o suficiente para criares um creme, põe este em 2 cantos de cada fatia de pão (olha para as fotos para teres uma boa ideia).
  11. Na banda de chantilly no meio do pão vais pôr 2 morangos inteiros na mesma direção, o resto dos morangos podes pôr podes dispor no resto do pão.
  12. Junta ambas as metades e pressiona um pouco, algumas partes o chantilly vai sair de fora, outra vai ter buracos, com uma espátula alisa e acrescenta mais chantilly para a sandes ficar perfeita.
  13. Agora com cuidado e uma faca bem afiada (de preferência com serrilha, isto é uma boa faca de pão), corta a sandes em dois triângulos no sentido onde puseste os morangos inteiro de forma a estes ficarem divididos em metades.
  14. E já está, repete a tua vontade, nota que ao cortares a faca vai ficar suja, por isso tens de limpar a faca entre cada corte, bom proveito e até a próxima! ;D
Notas: Esta receita infelizmente cria muitos restos, eu diria se queres ser eficiente, compra mais umas frutas e pão e faz mais umas sandes, no meu caso sobrou bastante chantilly, um pouco de leite creme (eu fiz pouco já a pensar) e uns morangos, mas foi tudo no dia seguinte hehehe.

Existe uma variação gira que troca as frutas por gelatina, eu só vi a venda ocasionalmente por isso suponho que seja um típico produto promocional limitado, algo muito comum no Japão.

Podes adicionar mais aromas ao leite creme, quando o leite estiver aquecer podes adicionar pau de canela, casca de limão, casca de laranja, extrato de baunilha, no entanto no Japão o creme só tem aquele aroma a gema doce, logo fui pela receita mais simples.

Se não tiveres paciência para fazer o leite creme mais denso, podes usar um instantâneo com um pouco extra de maizena (amido de milho).

Também vi pessoas a dizerem que para fazer esta sandes usa-se Shokupan com a crosta cortada que é um tipo muito especifico de pão enriquecido japonês, algo entre brioche e pão de forma, mas eu nunca vi no Japão alguém fazer sandes de frutas com shokupan, aliás sendo um pão doce, com mais a doçura do creme e fruta se calhar nem sequer é uma boa ideia.

Esta receita de Sandes Japonesa de Creme e Morangos foi criada inicialmente no Iguaria.com.

Nutrition

Calorias: 1405 kcal・Gorduras: 55 g・Hidratos de Carbono: 198 g・Proteínas: 31 g

Deixa o teu comentário :)

Melhores Tipos de Pão para Tostas e Sandes

Receitas de Sandes para Praia ou Piqueniques