Deliciosa receita clássica de pudim, este é um pudim bem caseiro e é visto muitas vezes nas mesas de Natal por Portugal com um caramelo forte impregnado e o pudim bem denso e pouco doce cria uma combinação deliciosa e cremosa, tem um toque pequeno de laranja, o pudim em si não é muito grande mas sendo espesso, denso e tão rico, uma fatia chega bem para ficares cheio é fantástico! ;D
Numa nota, eu tive um pouco de dificuldade em tirar o pudim da forma, dai as fotos do pudim este está em de fatias, ele estava delicioso mas a forma de pudim era um pouco velha, por isso recomendo usa formas modernas que se desmontem ou de silicone que são mais fáceis de desenformar.
Receita de Pudim de Gemas Natalício
Ingredientes
- Açúcar – 350gr
- Gemas – 12
- Ovos – 4
- Maizena – 1 Colher de Sopa
- Casca – 1 Laranja
- Água – 250ml
- Açúcar – 200gr (Para Caramelo)
- Água – 65ml (Para Caramelo)
Instruções
- Começa por preparar o caramelo, numa frigideira deita as 200gr de açúcar e 65ml de água, deixa o açúcar caramelizar em lume médio, sem mexer, até ficar bem preto e caramelizado, depois retira e deita na forma de pudim para untar esta (toma cuidado que caramelo quente é perigoso se tocar na pele), deixa de parte a forma.
- Agora leva ao lume os 250ml de água, o açúcar e a casca de laranja, deixa ferver uns 5 minutos para criares uma calda de açúcar com um toque de laranja, retira do lume.
- Pré-aquece o forno a 180ºC.
- Separa os ovos até ficares com 12 gemas e 4 ovos bate tudo até ficares com um creme suave, a parte dissolve a maizena com um pouco da calda de laranja.
- Junta a mistura de calda com a maizena sempre em fio e a bater na mistura das gemas, depois retira a casca da laranja da calda e deita esta também em fio na mistura das gemas sempre a bater suavemente.
- Por fim deita a mistura na forma e leva esta ao forno num banho-maria (põe um tabuleiro maior que a forma do pudim com água quente e põe a forma de pudim dentro desta tudo dentro do forno, isso vai criar um calor mais suave ideal para fazer um pudim), cobre com uma tampa ou papel de alumínio e deixa cozer uns 50 minutos.
- Passado os 50 minutos, desliga o forno e deixa o pudim dentro mais uns 5 minutos, depois retira o pudim do forno e deixa este arrefecer ainda no banho-maria, quando ficar a temperatura ambiente podes levar ao frigorífico, desenforma na altura de servir, bom apetite!
Dica: Se não tens tempo podes trocar o caramelizar do açúcar por comprar caramelo liquido já feito. Com as claras que ficas, podes fazer uma série de doces, desde molotofs, pavlovas ou farófias ;D Não é preciso bater com uma batedeira, esta receita podes bater tudo a mão, aliás acho que fica melhor, bater com uma batedeira vai pôr demasiado ar na mistura.
Ficha da Receita
Pudim de Gemas Natalício

Delicioso pudim clássico de gemas, simples de fazer, delicioso e uma receita bem típica para a altura do Natal.
Ingredientes
- Açúcar – 350gr
- Gemas – 12
- Ovos – 4
- Maizena – 1 Colher de Sopa
- Casca – 1 Laranja
- Água – 250ml
- Açúcar – 200gr (Para Caramelo)
- Água – 65ml (Para Caramelo)
Instruções
- Cria o caramelo numa frigideira com 200gr de açúcar e 65ml de água, até criares um caramelo, deita este na forma de pudim.
- Cria uma calda fraca com os 350gr de açúcar, 250ml de água e uma casca de laranja, deixa ferver uns 5 minutos, depois retira do lume.
- Dissolve a farinha maizena num pouco da calda, deita esta na mistura de gemas e ovos, bate tudo, depois deita o resto da calda em fio batendo tudo.
- Deita o creme na forma de pudim e leva num banho-maria a um forno pré-aquecido a 180ºC, cobre tudo e deixa cozer uns 50 minutos, depois desliga o lume e deixa no forno mais uns 5 minutos e por fim tira e deixa arrefecer no banho-maria, quando estiver frio, podes guardar no frigorifico, desenforma quando fores servir, bom proveito!
Informação Nutricional
Calorias: 2737 kcal・Gorduras: 49 g・Hidratos de Carbono: 549 g・Proteínas: 37 g
Me encantei com a receita, mas ficou rondando uma dúvida na minha cabeça é a seguinte:: a gema tem um cheiro e sabor característico que é forte este pudim de gema não fica com sabor forte a gema crua?
De antemão muito obrigada
Não, as gemas estão cozinhadas logo o sabor é diferente mas como muitos pratos da doçaria conventual portuguesa o sabor é concentrado e intenso a gemas cozinhadas o que muita gente adora mas pode ser um pouco demasiado intenso para algumas pessoas, é como caramelo, podes sem problemas comer uma colher de sopa de açúcar é muito doce mas vai bem, mas agora se fizeres um caramelo super forte com esse açúcar vai ser mais difícil comer uma colher de sopa do caramelo, porque o sabor vai estar concentrado e bem mais doce, o que pode ser demasiado para alguns paladares.
Dai que existem receitas de pudins com ainda mais gemas e ainda mais concentrado como o pudim abade de priscos mas também existem pudins mais leves como um pudim de laranja, que leva leite condensado e raspa de laranja para cortar na doçura e na concentração de gemas ;D
uauuu, amei esta delicia. vou tentar fazer agora no Natal. parabens
Faz faz, é uma deliciosa receita de pudim, super decadente! Feliz Natal.
Fiz e ficou gostosa mas focou docinha dms
Ficou demasiado doce? Hehehe doces conventuais são assim mesmo super hiper doces, eu acabo por fazer mas tenho que admitir que depois só como uma fatia pequena porque são bem potentes, mesmo que presumo seres brasileira… o Brasil também tem uma série de doces incrivelmente doces, como cocada, quindim ou brigadeiro, não é heheheh :D