Ah, o Purin! Se há uma coisa que me faz sempre lembrar da doçura simples e perfeita da culinária japonesa, é este pudim de ovos japonês. É super comum na culinária japonesa de apropriar ingredientes e técnicas de outros países e criar as suas versões mais apropriadas para o gosto japonês.
Ao ponto que pudins já feitos ou pudins em que só tens de juntar ovo e leite são uma indústria por si só no Japão, eu diria que o purim é uma variação de um pudim flan, menos doce, com um maior contraste com o caramelo e mais “fuwa fuwa” ou “puru puru” são os sons japoneses para jiggly algo que é mole/gelatinoso que se move de um lado para outro hehehe :D
Como já fiz a variação de pudim japonês cozido a vapor numa panela, desta vez fui pela feita em banho-maria no forno, em termos de sabor ambas são muito iguais, mas em termos de textura eu prefiro esta por a textura está um pouco mais densa, vamos á receita e claro Feliz Natal!
Receita de Purin Pudim de Ovos Japonês no Forno
Purin Pudim de Ovos Japonês no Forno

Quando apetece um belo pudim pelo Natal e queres impressionar, então que tal fazer um belo pudim japonês ;D
Ingredientes
- Leite – 400ml (Gordo)
- Natas – 100ml
- Baunilha – 1 Colher de Chá (Extrato)
- Ovos – 3 L (Temperatura Ambiente)
- Açúcar – 70gr
- Água – 40ml (Para o Caramelo)
- Açúcar – 100gr (Para o Caramelo)
Instruções
- Numa frigideira junta os 100gr de açúcar e 40ml de água, leva a um lume médio e deixa o açúcar caramelizar, até ficar bem escuro, mas não preto, o ideal é um castanho bem escuro.
- Num pequeno tacho junta o leite, as natas e baunilha e leva a aquecer num lume médio/baixo só para aquecer e não ferver.
- À parte bate os ovos com o açúcar até obteres um creme bem suave.
- Agora retira o tacho com o leite e natas do lume e deita um pouco nos ovos e mexe bem, vai adicionando colheradas e mexendo bem para ir aquecendo os ovos sem os coagular.
- Quanto a mistura dos ovos estiver morna, deita esta de volta para o tacho, passando por uma peneira fina (só para evitar grumos), mistura.
- Pré-aquece o forno a 150ºC e aquece água para pôr num tabuleiro no forno para fazer o banho-maria.
- Deita então um pouco de caramelo, seguido da mistura de pudim em ramekins ou pequenas tigelas que podem ir ao forno.
- Põe os ramekins no tabuleiro e põe a água quente no tabuleiro e claro leva tudo ao forno por uns 35/45 minutos (depende do ramekin que usas e a quantidade é que pões em cada um), fica de olho para o topo não caramelizar muito, se necessário cobre com uma folha de aluminio.
- Depois de prontos, deixa estes arrefecer e quando estiverem frios já podes comer, ma se queres com a textura perfeita leva ao frigorífico por pelo menos umas 4 horas para assentar, bom apetite e Feliz Natal!








Como podem ver eu não tive tanto cuidado e o topo dos pudins secou um pouco, mas ficaram deliciosos na mesma :D
Para um pudim tu tens de ter os ovos à temperatura ambiente, logo deixa os ovos fora do frigorífico meia hora antes de fazer.
O purin é infinitamente melhor quando está bem frio. Deixa pelo menos 4 horas no frigorífico, ou melhor ainda, deixa de um dia para o outro.
Esta receita de Purin Pudim de Ovos Japonês no Forno foi criada inicialmente no Iguaria.com.


Que coisa linda! Vou fazer várias receitas pro Natal aqui em casa. Gratidão! ❤️
É mesmo e é uma receita bem simples de pudim, super fácil de fazer em casa :D Feliz Natal!