in ,

Bolo de Cenoura e Chocolate Perfeito

Então o que é que tenho para celebrar o dia de Portugal…. 10 de Junho! Bem tenho a receita mais perfeita de bolo de cenoura com chocolate preto, então porque é que esta é a receita de bolo de cenoura perfeita? Bem eu já fiz umas quantas vezes diversas receitas de bolo de cenoura e com o tempo fui aperfeiçoando a receita, e tenho que admitir que esta ultima versão se não ficou perfeita, ficou muito perto, se queres um bolo de cenoura super fofo, denso, húmido quase cremoso esta é a receita para ti!

Então quais são as diferenças, bem as receitas tendem a entrar em 2 campos, as com as cenouras cruas e as com as cenouras cozidas, ambas as formas criam um bolo de cenoura delicioso, mas a versão com cenouras cruas tende a ter um sabor mais rústico mais de cenoura cozida (visto que a cenoura não ficou completamente ligada a massa do bolo), e a versão com cenoura cozida tens algo mais cremoso, perdes um pouco o sabor a cenoura mas ganhas mais textura, o bolo é mais denso e mais fofo.

O ponto seguinte é que muitas receitas de bolo de cenoura tendem a ser básicas, só tens de juntar tudo na mesma taça, bater e enviar para o forno, em vez disso vou triturar super fina as cenouras cozidas até criar uma pasta suave, vou também peneirar a farinha, assim esta vai misturar muito melhor na massa.

Também em vez de usar manteiga vamos usar óleo o que vai ajudar a criar uma base mais cremosa e por fim em vez de usar chocolate mais barato ou chocolate básico de culinária vamos usar um bom chocolate preto de culinária, este tem 70% de cacau mas um com 60% também serve, isso é importante porque queres criar um contraste, em vez de cortar no açúcar do bolo vamos fazer o bolo de cenoura bem docinho, mas depois a cobertura de chocolate tem um sabor menos doce e com toque ligeiro amargo do chocolate preto o que cria um contraste delicioso, e pronto acho que está tudo, vamos então a receita para o melhor bolo de cenoura de todo o mundo!!!!! (Ou bem um bolo de cenoura bem delicioso heheheh).

Receita de Bolo de Cenoura e Chocolate Perfeito

Ingredientes

  • Cenoura – 350gr (+/- 4 Descascadas)
  • Açúcar – 330gr
  • Óleo – 200ml (De Girassol)
  • Ovos – 4
  • Farinha – 250
  • Fermento – 1 Colher de Chá
  • Sal – Uma Pitada
  • Chocolate Cozinha – 200gr (+ 60%)
  • Natas – 200ml (1 Pacote)

Instruções

  1. Começa por descascar as cenouras e cortar esta em fatias, leva a um pequeno tacho com água quente e uma pitada de sal, deixa cozer em água a ferver por uns 8 minutos (pode ser um pouco menos ou mais, pica com um garfo se entrar sem dificuldade então estão cozidas).
  2. Escorre as cenouras e deixa estas arrefecer de parte, agora tritura as cenouras, usa uma trituradora ou varinha mágica, tritura até criares um creme super suave, deixa arrefecer.
  3. Pré-aquece o forno a 180ºC e prepara uma forma com fundo amovível, forra de papel anti-aderente, unta de manteiga e polvilha de farinha.
  4. Quando o creme de cenoura estiver a temperatura ambiente, numa tigela junta o açúcar o óleo e os ovos, bate tudo até criares um creme bem homogéneo, depois adiciona o creme de cenouras seguido de uma pitada de sal, mistura tudo bem com uma colher de pau até ficar tudo bem ligado.
  5. Por fim vais polvilhar a farinha com o fermento passando esta por uma escumadeira fina, mistura até obteres a massa bem suave e cremosa.

  6. Deita agora a massa para dentro da forma e leva ao forno a assar, deve demorar uns 40 minutos a ficar pronto, podes ver espetando com um palito se o palito sair seco então o bolo está pronto, se ainda estiver húmido mas o topo estiver demasiado dourado, então cobre com uma folha de alumínio para impedir de queimar o topo.
  7. Retira o bolo do forno e deixa este descansar uns 5 minutos antes de desenformar.
  8. Para o chocolate, parte este em pedaços e junta ás natas, podes derreter num banho-maria ou levar ao microondas e aquecer em incrementos de 10 segundos, isto é aquece durante 10 segundos, retira e mexe, volta a pôr por mais 10 segundos e retira e mexe, repete até estar tudo derretido.

  9. Por fim põe o bolo num prato de servir e cobre com a ganache de chocolate e já está, pronto a servir, bom proveito!

Ficha da Receita

Bolo de Cenoura e Chocolate Perfeito

  • Doses: 8
  • Dificuldade: Média
  • Imprimir

Fantástica e perfeita receita de bolo de cenoura, se queres um bolo de cenoura cremoso, fofo e delicioso só tens de seguir esta receita.


Esta receita de Bolo de Cenoura e Chocolate Perfeito foi criada inicialmente no Iguaria.com.

Ingredientes

  • Cenoura – 350gr
  • Açúcar – 330gr
  • Óleo – 200ml
  • Ovos – 4
  • Farinha – 250
  • Fermento – 1 Colher de Chá
  • Sal – Uma Pitada
  • Chocolate Cozinha – 200gr (+ 60%)
  • Natas – 200ml

Instruções

  1. Coze as cenouras até ficarem tenras, tritura estas até criar uma pasta fina.
  2. Pré-aquece o forno a 180ºC e forra uma forma com fundo amovível.
  3. Bate numa taça o açúcar com o óleo e os ovos, depois junta a pasta de cenoura, mistura bem deita uma pitada de sal.
  4. Peneira a farinha e fermento e mistura bem para criares uma massa suave, deita esta na forma e leva ao forno por uns 40min até o bolo ficar bem cozido.
  5. Derrete o chocolate preto com as natas, depois de desenformar o bolo deixa arrefecer e por fim cobre com o chocolate, e já está, bom apetite!

Informação Nutricional

Calorias: 5792 kcal・Gorduras: 330 g・Hidratos de Carbono: 662 g・Proteínas: 69 g

Deixa o teu comentário :)

Esparguete de Carbonara com Bacon

Nihonichi Kibidango Mochi Japonês