in ,

Molotof com Caramelo Caseiro

Mais outro clássico doce português e um dos doces mais comuns para aproveitar claras (a não ser que faças um molotof com doce de ovos hehehe ai não se aproveita nada), tinha um monte de claras, já não sei de onde, se calhar do quindim hehehe, um molofot basicamente são claras batidas com açúcar e assadas num banho-maria, com uma cobertura de caramelo ou doce de ovos.

Neste caso podem ver em baixo, eu acho que deixei o meu molotof se calhar uns 5 minutos a mais no forno, por isso tirei 5 minutos ao meu tempo na receita, em termos de sabor e textura quase pudim ficou fantástica, mas o topo ficou mais seco como podem ver que não é exatamente o que se quer num molof, vamos a receita!

Receita de Molotof com Caramelo Caseiro

Molotof com Caramelo Caseiro

  • Doses: 12
  • Dificuldade: Média
  • Rating: ★★★★★
  • Imprimir

Receita clássica de pudim português, servido com um belo caramelo feito em casa.

Ingredientes

  • Claras – 8
  • Açúcar – 400gr (Para Molotof)
  • Água – 2 Colheres de Sopa
  • Açúcar – 150gr (Para o Caramelo)
  • Manteiga – Para Untar

Instruções

  1. Começa por fazer o caramelo num pequeno tacho, junta 150gr de açúcar e 2 colheres de sopa de água, deixa o açúcar caramelizar em lume baixo, quando este mudar para uma cor amarelada ele está pronto, nota que se deixares demasiado ao lume este vai ficar mais grosso e começar a formar um rebuçado.
  2. Pré-aquece o forno a 170ºC e unta uma forma de castelo com manteiga.
  3. Numa taça junta as claras e começa a bater estas vigorosamente, aos poucos vais acrescentar as 400gr de açúcar sem nunca deixar de bater.
  4. Para saberes se está formado o merengue vira a taça se as claras começaram a escorrer então não bateste o suficiente.
  5. Deita a mistura de claras na forma, vai aos poucos batendo com a forma na mesa para retirar bolhas de ar.
  6. Ferve água e deita esta num tabuleiro no forno, junta a forma com o molotof e leva a assar por uns 10 minutos até o topo ficar dourado, depois desliga o forno, deixa a porta entre aberta por mais uns 15minutos para o molotof assentar.
  7. Retira do forno e deixa o molotof esfriar completamente antes de retirar da forma (senão ele vai quebrar).
  8. Retira o molotof para um prato e cobre este do caramelo a temperatura ambiente e já está, pronto a servir, bom apetite.
Notas: Se queres fazer ainda mais rapidamente salta o caramelo e compra caramelo ou qualquer doce que queiras para cobrir, molotof fica bem com outras coisas sem ser sempre o caramelo ou doce de ovos. Também algumas pessoas juntam um pouco do caramelo ás claras, podem ver aqui a receita de Molotof de Caramelo, mas eu prefiro o contraste do molho com o molotof.

Esta receita de Molotof com Caramelo Caseiro foi criada inicialmente no Iguaria.com.

Nutrition

Calorias: 2240 kcal・Gorduras: 9 g・Hidratos de Carbono: 536 g・Proteínas: 19 g

2 Comentários

Deixa uma Resposta
    • Olá, ainda bem hehehe não existe melhor satisfação que saber que alguém repetiu a receita e saiu perfeita! ;D

Deixa o teu comentário :)

Sandes de Pataniscas de Bacalhau

Arroz Frito com Tofu