in

Quindim

Oi gente! Para acabar o meu mega super especial de culinária do Brasil nada como acabar com um absoluto clássico da cozinha Brasileira, o fantástico quindim é um doce bestial, notem o uso da palavra bestial heheh por um lado é delicioso e decandente por outro é se calhar um pouco demasiado delicioso e demasiado decadente ;D

Lembra-me um pouco de beijos de coco e toucinho do céu, ambos são doces bem tradicionais que comes umas colheres e são divinais, estás literalmente no céu, mas mais umas colheres e epá já começa a ficar pesado e enjoativo hahahaha, doces conventuais são assim… pesados e claro devem ser consumidos em doses pequenas com alguma moderação, já ouviram a expressão.. demasiado de uma coisa boa…

Os quindim são basicamente um pequeno pudim de gemas com coco ralado, existem várias receitas mas eu tentei seguir a tradicional, eu fiz em pequenas tacinhas mas também é comum fazer numa pequena coroa e cortar fatias, vamos a receita!

Receita de Quindim

Quindim

  • Doses: 6
  • Dificuldade: Difícil
  • Rating: ★★★★★
  • Imprimir

Receita do doce tradicional brasileiro quindim feito com coco ralado fresco, gemas de ovo e açúcar.

Ingredientes

  • Gemas – 15 (L)
  • Coco – 100gr (Ralado Fresco)
  • Açúcar – 270gr
  • Manteiga – 50gr
  • Manteiga – Para Untar
  • Açúcar – Para Polvilhar
  • Sal – Uma Pitada (Opcional, se fores como eu e usas manteiga sempre sem sal, adiciona uma pitada de sal a manteiga)

Instruções

  1. Junta numa tigela o coco e o açúcar, mistura até esta ficar com uma consistência de areia molhada.
  2. Derrete a manteiga (em banho-maria ou microondas) e junta a mistura de coco e açúcar, mistura bem, depois cobre de película aderente e leva ao frigorífico por 1 hora para descansar.
  3. Quando estiver quase a atingir 1 hora, separa as gemas das claras (guarda as claras para outra sobremesa), como são muitas é boa ideia separar para uma pequena tigela e depois deitar as claras numa tigela a parte e as gemas numa peneira, assim se alguma clara ficar com um pouco de gema, podes deitar essa clara fora.
  4. Esmaga então as gemas através da peneira para uma tigela, fazes isto para retirar a película da gema do ovo e gentilmente homogeneizar as gemas.
  5. Retira o o coco com o açúcar do frigorífico e junta as gemas, mistura bem sem bater, depois cobre de película e deixa de parte a descansar uns 30 minutos.
  6. Pré-aquece o forno a 180ºC e aquece uns 2 litros de água, prepara um tabuleiro fundo para levar a água quente.
  7. Unta 6 a 8 formas ou tigelinhas com manteiga e depois polvilha estas com açúcar (isso vai ajudar ao quindim soltar), deita então a mistura em cada tigelinha.
  8. Põe estas dentro do tabuleiro ligeiramente elevadas sem tocar no fundo, deita a água quente dentro do tabuleiro até chegar a metade das tigelas.
  9. Deixa assar por uns 38 a 40 minutos até o topo de cada tigela estar bem seco e dourado, pica com um palito, nota a resistência ao picar, tu queres o topo seco e o fundo cremoso mas não liquido, retira do forno.
  10. Deixa esfriar uns 30 minutos depois com a ajuda de uma faca passa pela bordas das tigelas solta e deita o quindim num pratinho e já está, repete para as restantes.
  11. Podes deixar esfriar de fora e comer a temperatura ambiente ou guardar pelo menos umas 3 horas no frigorífico e comer fresquinho e já está, bom apetite!
Notas: Eu usei coco brasileiro ralado congelado (que é o que a receita pede, coco fresco), claro que podem usar coco fresco ralado ou coco ralado úmido (mas notem que este normalmente traz açúcar, por isso ajustem e retirem o excesso de açúcar), se só tiverem coco ralado seco (que é muito mais comum em Portugal) acrescentem umas colheres de sopa de leite de coco ou leite normal para deixar este um pouco mais húmido.

É importante não deixar o quindim ficar em contato com o fundo do tabuleiro com água, eu usei umas luvas de silicone, mas podes usar uma grelha ou não tendo nada usa um pano velho, porque senão arriscas a queimar o topo do quindim.

Também é importante saber que eu não encontrei uma receita tradicional brasileira de quindim com as quantias em gramas, por isso eu ajustei a receita para as medidas que eu achei que eram pedidas, xícaras de coco, açúcar, etc…

O quindim dura bem uns 5 dias no frigorífico, este também pode ser congelado por 1 mês, na altura de comer é só deixar descongelar no frigorífico de um dia para outro ou 1 hora a temperatura ambiente.

Esta receita de Quindim foi criada inicialmente no Iguaria.com.

Nutrition

Calorias: 2354 kcal・Gorduras: 124 g・Hidratos de Carbono: 294 g・Proteínas: 29 g

Deixa o teu comentário :)

Biscoitos Sequilhos de Coco e Leite

Alternativas a Bebidas Alcoólicas na Cozinha