Com o São Martinho a porta nada como ir fazer umas castanhas, eu já fiz umas castanhas no micro-ondas, e já tinha feito castanhas cozidas antes, mas estas fiz um pouco diferente, para um doce que vou publicar amanhã hehehe, por isso nada como partilhar a receita, não tem nada que saber.
Cozer as castanhas é normalmente a melhor forma de cozinhar se queres que seja rápido e fácil de descascar, muitas vezes para depois poderes triturar e fazer doces, recheios, purés ou sopas ou juntar em massas de bolos ou biscoitos, também ao contrário das assadas consegues adicionar mais aromas as castanhas, neste caso com erva-doce e canela, mas podes trocar a erva-doce por raspa de limão, o único senão é que as castanhas assadas ficam crocantes por fora e cremosas por dentro.
A quantia de castanhas aqui é pequena porque eu cozi elas para usar em outra receita, mas facilmente podes aumentar a quantidade, no entanto só precisas de 1 pau de canela por cada 1kg e uma casca de limão para cada 400gr, vamos a receita.
Receita de Castanhas Cozidas com Erva-Doce
Ingredientes
- Castanhas – 160gr
- Erva-Doce – 1/2 Colher de Sopa
- Canela – 1 Pau
- Sal – Uma Pitada
Instruções
- A primeira coisa a fazer é lavar as castanhas, depois faz um corte em cada uma, eu prefiro um corte mesmo a meio da parte carnuda da castanha, mas se queres a castanha cozida inteira deve-se fazer um corte na horizontal, do bico da castanha até atrás, é totalmente ao gosto de cada um, por exemplo se eu for usar as castanhas para decorar um bolo então eu vou fazer o corte superficial na horizontal, se for para depois triturar ou comer, eu corto como se fosse para assar as castanhas.
- Enquanto cortas as castanhas podes pôr uma panela ao lume com água quente, a erva-doce, o pau de canela e uma pitada de sal.
- Quando tiveres todas as castanhas cortadas, junta estas na panela, agora o tempo de cozedura depende da quantidade e qualidade das castanhas (por exemplo se fores fazer 1kg, acrescenta mais 10 minutos, se as castanhas forem muito pequenas elas claro vão cozinhar mais rapidamente) desta forma elas demoraram uns 14 minutos a ficar tenras, o mais certo é esperar 10 minutos e depois retirara uma e vê se está perto de estar tenra ou não até chegares ao tempo correto.
- Retira do lume e escorre, põe um pano dentro da panela e volta a deitar as castanhas para dentro do pano, embrulha e deixa pelo menos mais uns 10 minutos antes de ir comer ou descascar e já está, são boas assim mesmo ou como sempre com um pouco de manteiga, bom apetite.
Ficha da Receita
Castanhas Cozidas com Erva-Doce
Receita tradicional portuguesa de castanhas cozidas.
Ingredientes
- Castanhas Judias – 160gr
- Erva-Doce – 1 Colher de Sopa
- Canela – 1 Pau
- Sal – Uma Pitada
Instruções
- Lava e faz um corte em cada castanha.
- Deita estas numa panela com água quente, com sal, erva-doce e pau de canela, deixa cozer uns 10 a 20 minutos.
- Retira quando estiverem tenras, escorre, depois embrulha estas num pano e espera uns 10 minutos antes de comer, bom proveito.
Gostei da dica do pano. Não conhecia. Obrigada!
Sim, em especial com castanhas assadas é super importante porque se não abafares não só a casca interior não vai soltar da castanha mas elas vão arrefecer rapidamente e castanhas frias não são a mesma coisa que bem quentinhas ;D
Era mesmo isto que comia agora.
Hum.. devem ser deliciosas…
São são, castanhas são boas de todas as formas, mesmo que as minhas favoritas são as assadas ;D Mas por exemplo se fores fazer doces ou outros pratos com castanhas quase sempre é melhor cozer estas, porque assadas vão ficar demasiado desidratadas, obrigado pelo comentário e até a próxima!
ah Feliz Natal! ;D
Vou fazer hoje. ;)
Bom proveito e Feliz Natal!
Não sabia do pano! Obrigada!
Se fores cozer para depois triturar ou usar as castanhas para outro prato, não é preciso pôr estas num pano, mas se fores comer as castanhas deixar no pano vai impedir estas de secarem em demasia e o pouco vapor vai ajudar a pele a soltar das castanha com mais facilidade, eu faço o mesmo com as castanhas assadas eu sirvo na mesa sempre dentro do pano, vai-se tirando castanhas dentro do pano, assim estás sempre a comer castanhas quentinhas e tenrinhas ;D Obrigado pelo comentário e até a próxima!
Parabéns !!! Ficam deliciosas
Luciano
Ainda bem, é para isso que estamos aqui… para fomentar sucesso na cozinha hehehehe, agora fiquei com vontade de castanhas, vou ver se ainda tenho algumas no congelador ;D Até a próxima!
Obrigada pelas dicas, com o São Martinho a porta eu queria fazer umas castanhas em casa, elas estão demasiado caras se comprar já assadas ou cozidas.
Pois é infelizmente as castanhas, bem tudo está um pouco caro este ano, uma boa dica é se não conseguires encontrar boas castanhas a um bom preço, tenta procurar as castanhas congeladas, não são o ideal, mas cozidas não ficam nada más ;D
Ficou muito bom eu adoro castanhas, simples, prática e deliciosa.
Também eu… todos os anos tenho que comer pelo menos uma mão cheia, até naqueles anos de má colheitas com castanhas todas tristes hahahaha ;D
Que gulosos! Adoro umas belas castanhas! Muitos parabéns
Hahaha claro! Uma pilha de castanhas quentinhas com manteiga numa noite fria… ui, nada melhor! ;D
Toda a gente gosta das assadas, mas eu prefiro as cozidas, gosto mais da textura e ficam melhores para bolos.
Hehehe, são boas e tens toda a razão, também as cozidas podes temperar com mais facilidade na água ao teu gosto, com as castanhas assadas é muito mais difícil adicionar um toque de erva-doce ou canela…