in

Como Cozer Castanhas

Com o São Martinho a porta nada como ir fazer umas castanhas, eu já fiz umas castanhas no micro-ondas, e já tinha feito castanhas cozidas antes, mas estas fiz um pouco diferente, para um doce que vou publicar amanhã hehehe, por isso nada como partilhar a receita, não tem nada que saber.

Cozer as castanhas é normalmente a melhor forma de cozinhar se queres que seja rápido e fácil de descascar, muitas vezes para depois poderes triturar e fazer doces, recheios, purés ou sopas ou juntar em massas de bolos ou biscoitos, também ao contrário das assadas consegues adicionar mais aromas as castanhas, neste caso com erva-doce e canela, mas podes trocar a erva-doce por raspa de limão, o único senão é que as castanhas assadas ficam crocantes por fora e cremosas por dentro.

A quantia de castanhas aqui é pequena porque eu cozi elas para usar em outra receita, mas facilmente podes aumentar a quantidade, no entanto só precisas de 1 pau de canela por cada 1kg e uma casca de limão para cada 400gr, vamos a receita.

Receita de Castanhas Cozidas com Erva-Doce

Ingredientes

  • Castanhas – 160gr
  • Erva-Doce – 1/2 Colher de Sopa
  • Canela – 1 Pau
  • Sal – Uma Pitada

Instruções

  1. A primeira coisa a fazer é lavar as castanhas, depois faz um corte em cada uma, eu prefiro um corte mesmo a meio da parte carnuda da castanha, mas se queres a castanha cozida inteira deve-se fazer um corte na horizontal, do bico da castanha até atrás, é totalmente ao gosto de cada um, por exemplo se eu for usar as castanhas para decorar um bolo então eu vou fazer o corte superficial na horizontal, se for para depois triturar ou comer, eu corto como se fosse para assar as castanhas.
  2. Enquanto cortas as castanhas podes pôr uma panela ao lume com água quente, a erva-doce, o pau de canela e uma pitada de sal.
  3. Quando tiveres todas as castanhas cortadas, junta estas na panela, agora o tempo de cozedura depende da quantidade e qualidade das castanhas (por exemplo se fores fazer 1kg, acrescenta mais 10 minutos, se as castanhas forem muito pequenas elas claro vão cozinhar mais rapidamente) desta forma elas demoraram uns 14 minutos a ficar tenras, o mais certo é esperar 10 minutos e depois retirara uma e vê se está perto de estar tenra ou não até chegares ao tempo correto.
  4. Retira do lume e escorre, põe um pano dentro da panela e volta a deitar as castanhas para dentro do pano, embrulha e deixa pelo menos mais uns 10 minutos antes de ir comer ou descascar e já está, são boas assim mesmo ou como sempre com um pouco de manteiga, bom apetite.

Ficha da Receita

Castanhas Cozidas com Erva-Doce

  • Doses: 6
  • Dificuldade: Fácil
  • Imprimir

Receita tradicional portuguesa de castanhas cozidas.

Esta receita de Castanhas Cozidas com Erva-Doce foi criada inicialmente no Iguaria.com.

Ingredientes

  • Castanhas Judias – 160gr
  • Erva-Doce – 1 Colher de Sopa
  • Canela – 1 Pau
  • Sal – Uma Pitada

Instruções

  1. Lava e faz um corte em cada castanha.
  2. Deita estas numa panela com água quente, com sal, erva-doce e pau de canela, deixa cozer uns 10 a 20 minutos.
  3. Retira quando estiverem tenras, escorre, depois embrulha estas num pano e espera uns 10 minutos antes de comer, bom proveito.

Nutrition

Calorias: 785 kcal・Gorduras: 7 g・Hidratos de Carbono: 170 g・Proteínas: 9 g

2 Comentários

Deixa uma Resposta
    • Sim, em especial com castanhas assadas é super importante porque se não abafares não só a casca interior não vai soltar da castanha mas elas vão arrefecer rapidamente e castanhas frias não são a mesma coisa que bem quentinhas ;D

Deixa o teu comentário :)

Sopa Cremosa de Abóbora

Biscoitos de Castanha e Mel