in

Como Fazer Castanhas no Microondas

E eu que pensava que já tinha cozinhado as castanhas de todas as formas, assadas, cozidas e fritas, não ainda faltava as castanhas feitas no microondas, eu sei que o microondas tem por vezes uma má reputação, mas é mais pelo seu mau uso do que necessariamente culpa do aparelho, este foi vendido como uma alternativa para cozinhar tudo quando claramente não é indicado para cozinhar tudo, para algumas coisas é fantástico e para outras não é nada bom.

No caso de cozinhar as castanhas no microondas, pelos vistos existem duas técnicas, quem simplesmente põe estas no microondas e quem põe estas com um pouco de água no microondas e como esta foi a primeira vez que fui fazer, mais vale experimentar ambas e chegar a uma conclusão, assim podemos criar a receita perfeita para cozinhar castanhas no microondas.

A primeira forma é a mais simples é só temperar e cortar e levar as castanhas a cozinhar no microondas, é um pouco mais rápido do que a outra forma, só foi preciso mexer estas a meio e o resultado final não é muito mau, ficam parecidas com castanhas assadas, notei é que as castanhas mais pequenas ou menos carnudas ficam um pouco resequidas, também tirar a pele não foi difícil mas também não foi com a pele a saltar, o resultado final é aceitável.

A segunda forma eu deixei um copo de água quente no microondas e deixei este ferver um pouco para aumentar a humidade dentro do microondas, depois juntei as castanhas cortadas e temperadas e cozinhei com o copo de água lá dentro para aumentar a humidade, demorou um pouco mais tempo, uns 2 minutos mais, mas o resultado final foi muito melhor, a pele sai com facilidade e 90% das castanhas estavam tenras mesmo que faltava se calhar um pouco o crocante de castanhas assadas elas estavam deliciosas e claramente esta é a melhor forma de as cozinhar no microondas e logo é a receita que vou pôr em baixo.

Como notas finais, primeiro não sei bem o que chamar a receita hehehe as castanhas foram assadas no microondas, foram cozidas em vapor no microondas, cozinhadas no microondas, ou uma combinação de todas, em sabor a receita final é um pouco entre assado e cozinhado em vapor.

Ahhh e as castanhas cozinhadas da segunda forma também aguentaram melhor, no dia seguinte ainda estavam tenras, as cozinhadas sem o vapor estavam duras que nem pedra, também notei que 1 minuto a mais ou a menos faz toda a diferença, por isso vale a pena marcar menos tempo e ir picando nas castanhas para ver se já estão cozinhadas, depende muito se a castanha é mais carnuda ou mais pequena, porque parece-me que deixar mais 1 minuto pode ser demasiado e elas já estão secas, o microondas não perdoa tanto a cozinhar castanhas como cozer ou assar.

Receita de Castanhas Cozinhadas no Microondas

Ingredientes

  • Castanhas – A Gosto (+/- 18)
  • Erva-Doce – A Gosto
  • Sal Grosso – A Gosto
  • Manteiga – Opcional (Mas no meu coração é sempre obrigatório)

Instruções

  1. Começa por pôr um copo de água quente no microondas, põe o microondas na máxima potencia por uns 5 minutos, deixa o microondas criar um bom vapor.
  2. Enquanto crias vapor no microondas, lava as castanhas e faz um golpe com uma faca em cada uma, cada pessoas tem a sua técnica, algumas só dão um pequeno golpe outras dão um golpe na horizontal, mas comigo eu dou um golpe em cima de cada uma e dou um uma pressão no lado da faca para abrir cada castanha mas não separar as duas metades da casca.
  3. Dispõe essas num pirex ou prato e tempera com um pouco de sal grosso e uma pitada de erva-doce, leva ao microondas (com o copo lá dentro, se estiver vazio adiciona um pouco mais de água) por uns 8 minutos na máxima potência, espera 4 minutos, depois abre revira estas, em especial empurra as castanhas que estão a volta mais para o centro e as do centro mais para as bordas, volta a levar mais 4 minutos até perfazer os 8 minutos no total, podes sempre abrir ante e espetar com uma faca para ver se estão prontas, quando uma faca entrar sem dificuldade e a notares a pele a saltar da castanha, então estão prontas.


  4. Retirar do microondas estão prontas a servir com uma noz de manteiga ou podes embrulhar em jornal ou num pano e deixar elas repousarem um pouco antes de servir, bom apetite.

Ficha da Receita

Castanhas Cozinhadas no Microondas

  • Doses: 2
  • Dificuldade: Fácil
  • Imprimir

Receita ideal para cozinhar castanhas judias de Portugal no micro-ondas.


Esta receita de Castanhas Cozinhadas no Microondas foi criada inicialmente no Iguaria.com.

Ingredientes

  • Castanhas – A Gosto (+/- 18)
  • Erva-Doce – A Gosto
  • Sal Grosso – A Gosto
  • Manteiga – Opcional

Instruções

  1. Põe um copo com água quente no microondas, deixa o microondas ferver a água por 5 minutos.
  2. Lava e dá um corte nas castanhas, dispõe num pirex e tempera com sal grosso e erva-doce.
  3. Leva ao microondas por uns 8 minutos, vai mexendo e vendo até as castanhas estarem tenras, pode ser menos 1 minuto ou mais 1 minuto, retira e serve com manteiga, bom proveito.

Nutrition

Calorias: 331 kcal・Gorduras: 7 g・Hidratos de Carbono: 64 g・Proteínas: 3 g

Deixa o teu comentário :)

Receitas para o São Martinho

Queques de Castanhas com Baunilha