in

Como Fazer Castanhas Cozidas

Hehehe tinha claro que começar com umas castanhas! Caso não sejam habituais aqui pelos lados do Iguaria, as minhas castanhas favoritas são as assadas, mas isso não quer dizer que as castanhas cozidas não sejam boas, aliás muitos pratos de castanhas, inclusive o bolo de castanhas (um dos meus bolos favoritos de todos os tempos hehehehe), precisam de levar castanhas cozidas, ou muitas vezes tens de levar a água a ferver para pelar estas antes de pôr no forno com um belo naco de porco ;D

Por isso nada como rever a receita e também deixar uns bons truques em baixo, este ano tive de fazer uma pilha de castanhas cozidas por isso vamos a isto, não custa nada!

Como Fazer Castanhas Cozinhas

Como Fazer Castanhas Cozidas

  • Doses: 4
  • Dificuldade: Fácil
  • Rating: ★★★★★
  • Imprimir

Receita clássica de Portugal de deliciosas castanhas cozidas, nada que saber e bem tradicionais para o São Martinho português.

Ingredientes

  • Castanhas 320gr (Com Casca)
  • Erva-Doce – 1 Colher de Sopa
  • Canela – 2 Paus
  • Sal – Uma Pitada
  • Manteiga – Opcional

Instruções

  1. Começa por põe uma panela ao lume com água, a erva-doce, canela e uma pitada de sal.
  2. Agora tens de lavar bem as castanhas, seca estas com um pouco de papel de cozinha e faz um pequeno golpe em cada uma, toma cuidado de não cortar estas ao meio, apenas um golpe até metade, também toma cuidado que as castanhas são escorregadias e a casca é dura, uma boa faca e atenção é importante para não te aleijares.
  3. Quando a água estiver a ferver, deita as castanhas na água e deixa estas cozer uns 15 a 20 minutos, depende do tamanho das castanhas e quantidade, mas para saber se estão prontas é retirar uma provar, podes nesta altura ajustar um pouco o sal também, quando estiverem tenras, está na altura de escorrer.
  4. Depois de escorrer põe as castanhas num pano, sim tal como as assadas, e vais deixar dentro do pano uns 10 minutos, isso vai fazer as castanhas soltarem da pele e também manter elas quentes, serve assim ou com um belo naco de manteiga, bom apetite!
Notas e Dicas: · Não é preciso muito sal na água, as castanhas são um pouco como batatas precisam de bastante sal, mas podes sempre adicionar mais sal depois de cozidas, agora se adicionares demasiado sal na água arriscas a ter castanhas salgadas. · Eu gosto de golpear as castanhas de duas formas, uma na mão e torço a castanha na direção da faca, ou ponho a castanha numa tábua e ponho a ponta da lamina da faca também na tábua e desligo a faca para baixo com uma mão na pega e a outra por cima da lamina, por vezes a castanha salta e foge mas não existe nenhum risco de cortar um dedo. · Outros aromáticos tradicionais que podes adicionar na água são louro, alho ou alecrim. · Se as castanhas tem uma pele muito fina, por vezes é boa ideia, retirar a panela do lume e deixar as castanhas na água mais uns 5 minutos antes de escorrer, em especial se as castanhas são para descascar e picar para outra receita. · Dizem que quando adicionares as castanhas a água as que vierem ao de cima não estão em condições, eu nunca notei, mas pode ser e se tiveres uma sozinha a flutuar nada como seguir a tradição. · Eu não notei grande diferença entre cortar as castanhas de maneira diferente se assadas ou cozidas, mas a tradição também diz que as cozidas o golpe é no comprido, do rabo da castanha ao bico, enquanto que as castanhas assadas é na transversal, como podem ver eu cortei na transversal… essa tradição passou-me ao lado hehehe, mas supostamente assim descascam melhor se forem cozidas e isso é sempre algo importante hehehe · Se queres congelar castanhas, esta é a melhor forma das cozinhar antes de congelar, as castanhas assadas, as castanhas fritas ou as castanhas no microondas, são todas deliciosas mas deixam a castanha mais estaladiça e desidratada e logo depois de ir ao congelador vão ficar demasiado duras.

Esta receita de Como Fazer Castanhas Cozidas foi criada inicialmente no Iguaria.com.

Nutrition

Calorias: 628 kcal・Gorduras: 6 g・Hidratos de Carbono: 136 g・Proteínas: 7 g

2 Comentários

Deixa uma Resposta
  1. Muito mais elaboradas que as minhas…eu simplesmente lavo, faço o golpe, meto na água e ponho ao lume com sal. Nunca coloquei especiarias, é uma boa ideia! A propósito, também prefiro assadas, mas muitas vezes acabo por cozer meia dúzia, uma vez que ligar o forno por tão poucas é um gasto enorme de luz. Obrigada pelas dicas :)

    • Nisso tens razão, já a minha mãe (que estava a passar por aqui) estava a perguntar porque é que eu tinha feito 2 doces no forno e um assado se depois não ia comer tudo (devido a minha produção eu acabo por distribuir pela família e pelo escritório hehehe, sim eu sou esse tipo hahahah)… e eu… epá o forno já estava quente fui aproveitar :D Se tivesse fome tb iam umas torradas lá para dentro..

      Agora as castanhas, eu diria que assadas (no forno ou melhor nas brasas) são as minhas favoritas de longe mas deitares muitos temperos e especiarias nas assadas…. não faz muito efeito as castanhas assadas simplesmente não agarram, mais vale o tipico sal grosso e uma boa manteiga sem sal, mas as cozidas, ui ai podes experimentar muito mais, erva-doce é o clássico, mas paus de canela, louro, fatias de limão, tens muito por onde experimentar ;D

Deixa o teu comentário :)

Especial São Martinho

Receitas Doces para o São Martinho