Olá, Tens alguma dúvida ou algum problema de culinária, ou que encontraste na cozinha?
Então estás no sítio certo, escreve a tua pergunta e eu vou tentar dar-te uma boa resposta, podes usar o formulário em baixo ou enviar para o meu nome… Hugo @ a página onde estás agora!

Nota que eu respondo a tudo, mas se tens outras questões ou problemas que não são relacionados com culinária ou que não queres que sejam partilhados o melhor é enviar para os meus contactos :)

Perguntas e Respostas de Culinária

Olá Hugo@! Venho pedir que prove a mostarda Dijon do Pingo Doce. Eu sei que o frasco diz que a mostarda é forte, mas está é ou está exageradamente picante, pior que piri-piri. Eu comprei o último frasco na semana passada. A mostarda não era assim tão picante, mas agora está, pica na língua, na garganta e sobe até ao nariz, está horrível. Gostava de saber a sua opinião. Antigamente comia a Dijon francesa com grãos e não era assim picante. Grata pela atenção Manuela Dantas
Heyo!!! Manuela eu nunca provei a mostarda de Dijon do Pingo Doce, eu não percebi se foi a primeira vez que provaste ou se eras uma consumidora habitual e agora a mostarda mudou… eu falei disso aqui -> https://www.iguaria.com/dicas/shrinkflation-e-a-quebra-de-qualidade-das-marcas-brancas/ infelizmente cada vez mais as marcas brancas ou de supermercado mudam a qualidade dos seus produtos, isso combinado com problemas de produção e distribuição de mostarda, não duvido que afecta muitos produtos baseados em mostarda em especial os muito ricos em mostarda, mostarda amarela é tipo 4% mostarda, mostarda dijon é tipo, 20% a 30%.

Agora em relação às mostardas dijon, esta é uma variedade deliciosa de mostarda que provem da cidade de Dijon na França, :D sendo a marca mais famosa a mostarda Maille … acho eu, mas vendo os ingredientes só por alto digo-te já que quem produz a mostarda do Pingo Doce também produz a mostarda do Continente e eu já provei essa (são os mesmos ingredientes nas mesmas proporções), sim, era bem forte porque está num nível elevado de mostarda, também o estilo do vinagre faz muita diferença um vinagre rasca vai dar um sabor muito agreste, um vinagre de qualidade tem mais aroma e um perfil mais subtil, eu diria que se gostas de mostarda dijon, mas gostas mais suave e cremoso, olha para os ingredientes e escolhe uma variedade com menos mostarda, aponta para uns 20%.

Ou como dizes, se gostas de mostarda de grão também conhecida de “á moda antiga” ou “L’ancienne” então escolhe essa, que sim é menos picante, mas essa não é mostarda dijon, dijon é cremosa com mostarda em pó, vinagre e água e pouco mais, nunca tem sementes de mostarda, aliás se vires mostardas tipo “dijon” com ingredientes como farinha, espessante, amido, açúcar, etc etc isso também não é dijon isso é uma mistela para fugir a mil pés! ;D

Também se és amante de mostarda, que tal comprares mostarda em pó e experimentar fazer o teu próprio molho com maionese ou com água e vinagre, ou procurar outras variações de mostarda, hoje tem dia tens mais escolhas bem apimentadas, mas não tão fortes, eu acho que o meu perfil é similar ao teu, mostarda amarela é boa na tasca, mas eu preciso de algo um pouco mais interessante e forte e dijon por vezes é um pouco demasiado forte, logo algo no meio é o ideal, por exemplo, dijon com mel ou mostarda amarela picante ou como disseste em cima mostarda L’ancienne podem ser todas boas alternativas :)


Tenho visto em muitas receitas a utilização de “sour cream”, de que ingrediente se trata?
Natas ácidas (em Portugal) ou creme azedo (no Brasil) é como o nome diz natas ou creme de leite ácido/azedo, este criado através da fermentação das natas do leite, o que cria algo cremoso com um toque de acidez, combina muito bem com pratos ou ingredientes bem doces, como batatas, abóbora, cenoura ou com pratos como nachos picantes ou creme de abóbora ;D


Como conservar uma alface para manter bem fresca.
Eu já falei nisso, basicamente após comprar desfaz a alface, lava esta bem, seca e depois guarda as folhas numa embalagem hermética com camadas de papel de cozinha / absorvente no frigorífico, vais ver que a alface vai durar sem problemas o dobro do tempo bem fresca. Podes ver aqui como preparar a alface para o frigorífico ;D


O que é que eu posso fazer a massa do meu bolo para este conservar mais tempo a temperatura ambiente?
Hummm quanta mais gordura e açúcar o bolo tiver, mais tempo ele vai-se conservar, também se não fores cortar o bolo, cobrir este com um glacé ou outra cobertura de açúcar vai proteger e manter o bolo por mais tempo.


A minha mulher é vegetariana, mas ela não come um monte de vegetais e frutas, porque não gosta do sabor, mas come muitos ovos e leite todos os dias, podes me dar dicas? Comer tantos ovos faz mal?
Não sou um nutricionista, mas geralmente uma pessoa deve comer um pouco de tudo em moderação, não interessa a dieta, logo se ela gosta de uma dieta vegetariana ou neste caso uma dieta lacto-ovo vegetariana, então ela deve fazer um esforço para comer um pouco de tudo, agora o facto que come muitos ovos e bebe muito leite claramente não é saudável se o consumo é exagerado, ela deve ir buscar outras formas de proteínas e gordura para não consumir tantos ovos, coisas como feijões ou frutos secos e outras bebidas vegetais para não consumir tanto leite. Podes ver aqui mais dicas para uma dieta nutricionalmente equilibrada.