in

Tosta Coreana Gilgeori

Se um dia destes fores passear pela Coreia do Sul vais notar que a certas alturas do dia, em especial em cidades, que ruas inteiras de repente transformam-se em mercados com comida de rua, é fantástico e uma das comidas de rua coreanas mais comuns são estas tostas de couve e ovo, chamadas de Gilgeori Toast, Gilgeori quer dizer rua em Coreano, logo Tosta de Rua, também usam o nome Halmeoni, que quer dizer Avó, logo Tosta da Avó hehehe.

E sim rapidamente vão notar que muita comida coreana, em especial comida de rua é uma fusão estranha de ingredientes asiáticos, coreanos, chineses, japoneses, tailandeses com comida industrial americana, muito da influência forte que os Estados Unidos tiveram nos ultimos 70 anos desde a guerra civil na Coreia, e esta “tosta” é um desses petiscos ;D

E é uma mistura estranha, basicamente é algo entre uma sandes e tostas com pão de forma, um ou mais bolinhos fritos de ovo e couve, mais ou pilha enorme de couve/cenoura/cebola crua e molhos como maionese, ketchup etc, parece algo estranho, couve cozida com couve crua, mas tenho que admitir que é até bastante bom.

Esta versão que fiz aqui é 99% igual só com uma ou outra modificação que eu acho que torna a tosta ainda mais saborosa, mas se quiserem fazer a versão normal é só ler as notas e trocar um ou outro ingrediente, também é comum servir com ketchup e um pouco de açúcar (para criar algo mais agridoce), o que não é mau, mas até na Coreia eu pedia para não pôr o açúcar, não é preciso, mas também não torcia o nariz quando me esquecia, é barato, rápido de fazer e saboroso, perfeito talvez para o Carnaval? :D Vamos á receita!

Receita de Tosta Coreana Gilgeori

Tosta Coreana Gilgeori

  • Doses: 2
  • Dificuldade: Fácil
  • Rating: ★★★★★
  • Imprimir

Clássicas Tostas Gilgeori, uma sandes tradicional de rua, vendidas por toda a Coreia do Sul, é pão frito com um bolinho de couve e uma pilha de couve com ketchup.

Ingredientes

  • Pão de Forma – 4 Fatias (Sem Côdea)
  • Couve Coração – 1/2 (Podes usar qualquer Couve Tenra, nada de Couve Galega hehehe)
  • Cenoura – 1/2
  • Cebola – 1
  • Ovo – 1
  • Farinha – 1 Colher de Sopa (Opcional)
  • Manteiga – A Gosto
  • Queijo Gouda – 2 Fatias (Ou Queijo Americano ou Qualquer outro ao teu gosto)
  • Ketchup – A Gosto
  • Maionese – A Gosto
  • Mostarda – A Gosto
  • Pimenta – Uma Pitada
  • Sal – Uma Pitada

Instruções

  1. Para fazerem este género de tostas vão precisar de uma boa pilha de couve, cenoura e cebola, picadas em juliana finamente, que vão usar um pouco para os bolinhos de couve e o restante para pôr na tosta ;D
  2. Começa por fazer os bolinhos, junta numa tigela o ovo, a farinha e um pouco da salada de couve, o melhor é fazer a olho, mas eu diria que é uma mão cheia (ie uma mão cheia dá para 2 bolinhos), tempera de sal e pimenta e mistura, olha para as fotos para ter uma ideia do aspecto da massa, é mesmo só o suficiente para juntar tudo num bolinho.
  3. Prepara uma frigideira com um pouco de manteiga, depois de derreter, deita a mistura para fazer dois bolinhos, frita em lume médio/baixo, virando até ficar bem dourado, usas o lume um pouco mais baixo para ter a certeza que todos os vegetais estão cozinhados, depois retira do lume.
  4. Na mesma frigideira junta um pouco mais de manteiga e põe as fatias de pão, vais fritar estas até ficarem douradas de ambos os lados, repete para as 4 fatias.
  5. Agora é só montar, começa pelo bolinho, seguido de uma pilha de couve, sim outra mão cheia, depois tempera com ketchup, maionese o que quiseres, eu fiz uma com ketchup e maionese e outra com queijo (o queijo não derreteu só porque eu estou a tirar fotos e tal e claro ficou tudo menos quente, mas podes sempre pôr o queijo por cima dos bolinhos quando estes estão a acabar de cozinhar), maionese e mostarda, ambas ficaram 5 estrelas e já está, prontas a servir, bom apetite!
Notas: Estas tostas são muitas vezes servidas assim dobradas em copos de papel, dai eu ter posto num copo para dar a mesma experiencia, mas se for para casa ou piquenique embrulha como qualquer outra sandes ou tosta.

Podes sempre usar os restos de couve, cenoura e cebola, para fazer uma salada de couve, é só temperar ;D

Podes também fazer sandes com 2 bolinhos em cada sandes ou misturar mais coisas nos bolinhos como bacon ou cogumelos.

O queijo usado na Coreia é o queijo fundido americano, sim aquele amarelo, com cada fatia plastificada, não existe nada de mal com esse tipo de queijo basicamente ele é queijo com água e com um produto que combine água com gordura de forma a ligar as duas coisas, é queijo “light” mas não deixa de ser queijo. Depois como disse em cima, adicionar com ketchup/maionese/etc uma colher de chá de açúcar branco, podes fazer isso se quiseres experimentar uma versão mais autêntica. E por fim eu fritei os bolinhos de couve e o pão em manteiga, mas na coreia é mais comum fritar em margarina, mesmo que sítios mais “gourmet” vão fritar em manteiga, mas manteiga é mais saborosa e mais saudável que margarina. E por fim o pão usado na Coreia é com côdea, mas é um tipo de pão de forma tradicional do Japão e Coreia do Sul, é um pouco mais denso e leve, esse género de pão industrial aqui em Portugal o mais parecido parece-me ser Pão de Forma sem côdea. Por fim para os bolinhos de couve eu usei um pouco de farinha, porque alguns sítios é só ovo e a salada de couve e outros sítios eles deitam uma colher de uma massa líquida (que é água ou leite com alguma farinha) para engrossar, por isso eu fui pelo básico juntando só um pouco de farinha ;D

Ah e existem milhares de variações na Coreia do Sul, alguns sítios até só fazem a sua versão, mas outros têm múltiplas variações que podes escolher, algumas são mais um Hambúrguer com Couve, Hamburguer de Porco, Fiambre Frito, Spam, Omelete, Ovo Frito, por isso acho que fazerem como quiserem a vossa versão, está sempre no espirito da “Tosta” hehehe.

Esta receita de Tosta Coreana Gilgeori foi criada inicialmente no Iguaria.com.

Nutrition

Calorias: 600 kcal・Gorduras: 30 g・Hidratos de Carbono: 60 g・Proteínas: 25 g

Deixa o teu comentário :)

Os Melhores Molhos para Fazer em Casa

Chocolate Snickers com Aroma de Coco