É o que dá estar numa casa sem forno… uma pessoa tem de improvisar não é ;D Daí que tal umas pizzas com pão lavash!
O pão lavash, essa fina e versátil iguaria que transcende fronteiras e culturas, tem as suas raízes profundamente enraizadas em toda a região do Médio Oriente e Ásia Menor. Embora seja frequentemente associado à Arménia, onde recebeu reconhecimento da UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade, a verdade é que este pão achatado é igualmente importante e tradicional em países como a Turquia, Azerbaijão, Irão, Cazaquistão e Quirguistão. Tradicionalmente preparado apenas com farinha de trigo, água e sal, sem qualquer levedura, este pão caracteriza-se pela sua textura extremamente fina e flexível, que permite ser armazenado durante meses e rapidamente reactivado com um pouco de água.
A importância cultural do lavash estende-se por toda esta vasta região, onde é conhecido por diferentes nomes – lavaş na Turquia e Azerbaijão, e onde desempenha funções sociais fundamentais que permitiram a sua prática perdurar ao longo dos séculos. Em muitas comunidades, a preparação do lavash é uma actividade comunitária que envolve pelo menos três pessoas, fortalecendo laços familiares e sociais. Este pão é cozido em fornos tradicionais enterrados no solo, conhecidos como “tonir” na Arménia, “tanur” no Irão e “tanduri” na Turquia, e desempenha papéis rituais em casamentos, funerais e celebrações religiosas em todas estas culturas.
A versatilidade do lavash estende-se muito além do seu uso tradicional, que já é vasto, mas neste caso é uma boa base para umas pizzas rápidas feitas em casas sem precisar de um forno, a massa é densa o suficiente e faz-se num instante um monte de pequenas pizzas, vamos à receita!
Receita de Pizza de Frigideira com Pão Lavash
Pizza de Frigideira com Pão Lavash

Nada como pôr as mãos literalmente na massa e fazer umas pizzas caseiras com pão de lavash, ficaram bem catitas!
Ingredientes
- Farinha – 500gr
- Sal – 1 Colher de Chá
- Fermento de Padeiro – 10gr (1 Saqueta)
- Água – 150ml (Morna)
- Leite – 150ml (Morno)
- Azeite – 3 Colheres de Sopa
- Tomate Frito – A Gosto
- Queijo Mozzarella – A Gosto
- Pepperoni – A Gosto
- Oregãos – Uma Pitada
Instruções
- Começa por combinar o fermento de padeiro com um pouco de sal e a farinha.
- Adiciona depois o leite e água mornas e combina bem.
- Por fim adiciona o azeite e vais amassar um pouco uns 5 minutos até obteres uma bola de massa suave.
- Pôr numa taça grande oleada, cobre com um pano e deixa levedar pelo menos 1 hora até a massa duplica de tamanho, se quiseres usa esse tempo para cozinhar um pouco de molho de tomate se não tiveres molho já pronto.
- Retira a massa, amassa esta uns segundos e depois divide em 8 bolas (o ideal é usar uma balança se não tens um olho de falcão para os pesos).
- Deixa as bolas numa superficie enfarinhada cobre com um pano e deixa estes levedar mais um pouco, normalmente uns 30 minutos se tiver um dia normal, para aumentarem um pouco de tamanho.
- Por fim leva uma frigideira sem nada (pão lavash é feito num forno tanduri ou em frigideiras), aquece esta num lume médio.
- Espalma uma das bolas de massa num disco, como uma mini pizza e leva a frigideira, vai vendo até começar a borbulhar e o fundo está torrado, vira.
- Espalha então o molho de tomate, um pouco de queijo mozzarella, 4 fatias de peperoni e um pouco de oregãos secos, tapa com uma tampa e deixa tudo derreter bem.
- E quando o fundo tiver bem tostado já está, podes repetir e fazer mais destas mini pizzas ou só fazer mais pão lavash, bom proveito!

















Claro que podes combinas as bolas e se tens uma frigideira maior fazer uma “pizza” de tamanho mais normal, mas eu acho que assim pequenos são mais práticos de virar e o resultado final é tão bom ou melhor que um gigante!
Se queres uma versão mais gratinada com o peperoni mais frito, antes de tirar da frigideira vira a parte de pizza para baixo e frita esta um pouco e depois com cuidado vira de volta para um prato, depois usa um pouco de papel de cozinha para limpar a frigideira do excesso de óleo e volta a fazer mais.
Eu sei que tradicional pão lavash é mais denso e não leva fermento ou leite, mas esta é uma versão/receita também muito comum na região, uma versão mais fofa e menos fina que eu prefiro, a versão tradicional prefiro na turquia ou arménia, esta versão eu prefiro em casa ;D
Esta receita de Pizza de Frigideira com Pão Lavash foi criada inicialmente no Iguaria.com.