in

Folhados de Atum com Queijo Derretido

Eu estava a pensar em fazer uns tuna melts (tradução atum derretido?), basicamente é uma sandes com atum e queijo gratinado, mas hummm mudei de ideias e fui fazer uns folhados com um recheio de atum e queijo ralado.

E tenho que admitir que sairam bem catitas, o recheio

Receita de Folhados de Atum com Queijo Derretido

Folhados de Atum com Queijo Derretido

  • Doses: 12
  • Dificuldade: Média
  • Rating: ★★★★★
  • Imprimir

Fantástica receita e uma variação da sandes americana de tuna melt, neste caso num formato mais cremoso e prático de um folhado, uma delicia para experimenta em casa.

Ingredientes

  • Massa Folhada – 1 Rolo (200gr)
  • Cebola – 1 Pequena
  • Alho – 2 Dentes
  • Cenoura – 1 Pequena
  • Atum – 1 Lata (+/- 85gr Escorrido, Atum ao Natural)
  • Queijo Gouda – 120gr (Picado)
  • Ovo – 1 (Para Pincelar)
  • Maionese – 1 Colher de Chá (Bem Cheia)
  • Azeite – Um Fio
  • Oregãos – Uma Pitada
  • Pimentão Doce – Uma Pitada
  • Pimenta – Uma Pitada
  • Sal – Uma Pitada

Instruções

  1. Começa por fazer um refogado numa frigideira com um fio de azeite, a cebola, alho e cenoura todos bem picados, não é preciso caramelizar muito, só cozinhar uns minutos para ficar tudo mais tenro, tempera com uma pitada de sal.
  2. Pré-aquece o forno a 200ºC (ou o que a embalagem de massa folhada recomendar) e prepara um tabuleiro forrado de papel anti-aderente.
  3. Escorre o atum e deixa de parte, rala o queijo gouda se este não vier ralado.
  4. Retira o refogado para uma taça, junta um pouco de maionese e o atum, mistura bem.
  5. Adiciona então o queijo gouda ralado e tempera com oregãos, pimentão doce, pimenta e volta a misturar, este deve derreter um pouco e criar uma massa, prova a massa, se precisar ajusta com mais sal e pimenta.
  6. Retira a massa folhada do frigorífico, desenrola e corta círculos de massa (com um molde redondo ou com um copo), recheia cada circulo com o recheio e sela com um garfo, dispõe no tabuleiro para levar ao forno.
  7. Repete até não teres mais massa folhada ou recheio, bate um ovo numa tacinha e depois pincela generosamente cada pastel com o ovo batido.
  8. Leva então ao forno a assar, como o recheio já está cozinhado só tens de preocupar com a massa folhada estar bem assada, dourada e estaladiça, no meu caso foram 22 minutos.
  9. Retira do forno e estão prontos a servir, eu aconselho acompanhar com um molho mais ácido como molho grego tzatziki para complementar a doçura destes folhados, bom apetite.
Notas: Eu só usei uma lata de atum, por isso esta mistura é mais queijo com sabor a atum do que atum com um pouco de queijo, mas podes sempre aumentar a quantidade de atum e diminuir de queijo, é um pouco ao gosto de cada um, faz a minha receita e depois de provares e quiseres repetir ajusta ao teu gosto.

Eu usei queijo gouda, porque este tem um sabor mais rico e derrete bem, outros queijos bons são cheddar ou maasdam, queijos como mozzarella derretem super bem mas não tem grande aroma.

Eu adicionei um resto de milho já cozido que tinha, tipo praticamente nada… 1 colher de chá e acho que não fez diferença na receita, por isso não adicionei aos ingredientes em cima, também não tinha ervas frescas na altura mas acho que se tivesse um pouco de salsa ou coentros era capaz de picar e juntar um pouco ao recheio só para refrescar, porque o resultado final tende a ser um pouco doce (queijo, atum, maionese).

Esta receita de Folhados de Atum com Queijo Derretido foi criada inicialmente no Iguaria.com.

Nutrition

Calorias: 1886 kcal・Gorduras: 127 g・Hidratos de Carbono: 107 g・Proteínas: 78 g

4 Comentários

Deixa uma Resposta
  1. Que bonitos ficaram :) a dica da salsa ou coentros é boa ideia! Será que fica bom com um queijo mais potente tipo chevre ou gorgonzola ou passa mal com o atum?

    • Sim sim, eu esqueci-me de dizer que comprei aquela massa folhada mais cara de marca, que bem… é mais rica e logo os folhados ficam mais volumosos e crocantes! ;D

      Hummmmm eu não sei em relação ao queijo… se usas um queijo menos intenso, o sabor é de atum cremoso, que é o sabor esperado de um “tuna melt”, se usas um queijo mais intenso eu vou presumir que o sabor vai ser mais do queijo, não sei se combina tão bem, talvez com um queijo cheddar mais envelhecido pode sair bem, mas com gorgonzola acho que o sabor no geral é capaz de ficar mais confuso, uma boa ideia com ingredientes com sabores intensos é equilibrar ou dar uma nuance, tipo adicionar umas ervas frescas ou especiarias podem elevar o aroma de um bom queijo gorgonzola, mas juntar gorgonzola com queijo da ilha vai ser uma confusão para o palato hehehehe, hey, mas nada como experimentar e depois podes vir aqui dizer-me como correu hehehehe :D

    • Massa de melhor qualidade também noto diferença. Ja comprei marca continente e marca Pasta do Dia e notei que uns centimos a mais valeram a pena. Bem, juntar queijo da ilha com gorgonzola eu não ia chegar a tanto, isso ia ficar quase radioactivo :) mas tens razão, para saber a atum fica melhor um queijo mais suave e algumas ervas e deixar as aventuras com queijos fortes para umas fatias de pão simples :)

    • Sim, muitas vezes as massa folhadas de marcas brancas cortam nos ingredientes e logo tens uma massa folhada assim assim e podes fazer uns folhados de queijo mais agreste, apenas com atum acho que é capaz de não combinar bem ;D Podes fazer um folhado com um bom fiambre fumado ou bacon com gorgonzola, aposto que fica bestial!

Deixa o teu comentário :)

Receitas Perfeitas para Dias Quentes

Crepes Suzette