Quem é que não conhece este clássico da culinária francesa os Crêpes Suzette, talvez não tanto hoje em dia mas durante um tempo eram o doce mais comum em restaurantes mais XPTO ;D Muito porque a parte final da receita implica queimar o álcool do molho, um pequeno flambé como os franceses gostam de dizer é uma receita simples, delicada com um pequeno espetáculo no fim, como é que não ia ser popular.
Hoje em dia acho que é muito menos comum, o que é normal, também é mais comum ver crepes suzette serem servidos como um pequeno almoço num qualquer bistro ou numa creparia, acaba por ser algo mais natural, tanto porque a receita é super simples, basicamente são crepes com um molho de manteiga citrino é só isso, qualquer pessoa pode fazer em casa!
Eu usei a minha receita de crepes aqui do Iguaria, não falha, não vale a pena mudar, também fui pelo Grand Marnier porque é a bebida mais tradicional, mas podes usar outro licor de laranja como Curaçao de laranja ou Triple Sec sem problemas, ahhh e as laranjas são as super doces aqui do Algarve, tem de ser!!!! mas também é comum usar outro citrino doce como tangerinas ;D
Esta receita dá para umas 3 ou 4 doses, cada dose leva uns 3 ou 4 crepes, também o flambé normalmente é feito depois de servir o molho no prato, mas eu não estou a servir para ninguém (eu sei é super triste hahahah lá vou ter de afogar a minha mágoa em crepes suzette) e em casa humm não sei se é boa ideia estar a brincar com fogo fora da cozinha, logo recomendo fazer o flambé na frigideira e servir pronto a consumir em vez de ir fazer experiências com fogo, vamos a receita!
Receita de Crêpes Suzette
Crêpes Suzette
Clássica receita francesa de crepes com um molho de manteiga, citrinos e um pouco de álcool.
Ingredientes
- Crepes – 12 (A Gosto)
- Laranjas – 3 Grandes
- Açúcar – 145gr
- Grand Marnier – 3 Colheres de Sopa
- Manteiga sem Sal – 175gr
Instruções
- Começa por retirar a raspa de 1 laranja para uma taça, seguido do sumo de 2 laranjas para outra taça.
- Leva um pequeno tacho ao lume com água e a raspa, deixa ferver, depois retira do lume e escorre a raspa, repete o processo mais uma vez (escaldas duas vezes a raspa para tornar esta mais doce e mais tenra).
- Numa frigideira larga junta 175gr de manteiga em lume médio, quando a manteiga começar a borbulhar, junta 145gr de açúcar e deixa caramelizar um pouco, não mais de 2 minutos até começar a caramelizar.
- Baixa o lume e junta o sumo da laranja, a raspa e o Grand Marnier, deixa cozinhar uns 2 minutos a borbulhar, se o álcool não atear fogo podes experimenta com um fósforo na borda da frigideira, de qualquer forma ao cozinhar o álcool vai começar a evaporar, vai mexendo o molho.
- Por fim baixa o lume para o mínimo e põe um creme na frigideira com o molho, com cuidado, dobra o crepe ao meio e depois outra vez até criar um triângulo, retira para um prato, repete até o prato ter 2 ou 3 crepes.
- Repete até teres todos os pratos, serve com uns segmentos de laranja e um pouco de mais molho por cima, bom apetite!
Pensando bem é uma boa receita para um dia de são valentim / dia dos namorados, só estou a dizer, talvez para o próximo ano? ;D
Podes também fazer os crepes com alguma antecedência, só porque estes aguentam bem 1 dia, mas também porque vais ensopar estes em molho, logo mesmo que estivessem um pouco secos, vão absorver todo o molho e ficar cremosos de qualquer forma.
Por fim a minha receita de crepes não é única, existem pelo menos mais 2 receitas clássicas que eu conheço (talvez faço um dia uma comparação), a minha acho que é a mais simples e a que cria crepes mais…. consistentes? As outras receitas de crepes são mais delicadas e precisas daquela “espátula” de madeira para espalhar rapidamente a massa e uma frigideira mesmo para crepes porque a massa é tão liquida que cozinha em segundos, logo é uma receita fantástica para fazer crepes mas um pouco mais difícil para fazer em casa…
Esta receita de Crêpes Suzette foi criada inicialmente no Iguaria.com.
Sempre ouvi falar neste nome de crepes e nunca comi nem sabia a receita. Obrigada:) é uma forma feliz de afogar magoas, sim senhor ehehe.
Como disse em cima, era um doce super popular e muito chique que hoje em dia saiu um pouco de estilo, mas lá por ser menos popular não deixa de ser algo delicioso, crepes agora tendem a ser um bom veiculo algo estaladiço e esponjoso para rechear de gelado ou nutella ou para fazer rolos salgados, mas os crepes suzette são uma variação em que o crepe não é o “embrulho” é a estrela do show que vai absorver todo o delicioso molho o que muda a textura típica dos crepes, é um pouco como um bolo de crepes (uma pilha enorme de crepes com creme entre eles), uma forma diferente e deliciosa de saborear um clássico ;D
Vou experimentar. Suas receitas nunca, mas nunca dão errado, é impressionante!
Hahaha, bem eu tento ser bem detalhado, assim é muito mais fácil de seguir hehehe, experimenta fazer em casa!!!!