in

Crepes Suzette

Quem é que não conhece este clássico da culinária francesa os Crêpes Suzette, talvez não tanto hoje em dia mas durante um tempo eram o doce mais comum em restaurantes mais XPTO ;D Muito porque a parte final da receita implica queimar o álcool do molho, um pequeno flambé como os franceses gostam de dizer é uma receita simples, delicada com um pequeno espetáculo no fim, como é que não ia ser popular.

Hoje em dia acho que é muito menos comum, o que é normal, também é mais comum ver crepes suzette serem servidos como um pequeno almoço num qualquer bistro ou numa creparia, acaba por ser algo mais natural, tanto porque a receita é super simples, basicamente são crepes com um molho de manteiga citrino é só isso, qualquer pessoa pode fazer em casa!



Eu usei a minha receita de crepes aqui do Iguaria, não falha, não vale a pena mudar, também fui pelo Grand Marnier porque é a bebida mais tradicional, mas podes usar outro licor de laranja como Curaçao de laranja ou Triple Sec sem problemas, ahhh e as laranjas são as super doces aqui do Algarve, tem de ser!!!! mas também é comum usar outro citrino doce como tangerinas ;D

Esta receita dá para umas 3 ou 4 doses, cada dose leva uns 3 ou 4 crepes, também o flambé normalmente é feito depois de servir o molho no prato, mas eu não estou a servir para ninguém (eu sei é super triste hahahah lá vou ter de afogar a minha mágoa em crepes suzette) e em casa humm não sei se é boa ideia estar a brincar com fogo fora da cozinha, logo recomendo fazer o flambé na frigideira e servir pronto a consumir em vez de ir fazer experiências com fogo, vamos a receita!

Receita de Crêpes Suzette

Crêpes Suzette

  • Doses: 4
  • Dificuldade: Média
  • Rating: ★★★★★
  • Imprimir

Clássica receita francesa de crepes com um molho de manteiga, citrinos e um pouco de álcool.

Ingredientes

  • Crepes – 12 (A Gosto)
  • Laranjas – 3 Grandes
  • Açúcar – 145gr
  • Grand Marnier – 3 Colheres de Sopa
  • Manteiga sem Sal – 175gr

Instruções

  1. Começa por retirar a raspa de 1 laranja para uma taça, seguido do sumo de 2 laranjas para outra taça.
  2. Leva um pequeno tacho ao lume com água e a raspa, deixa ferver, depois retira do lume e escorre a raspa, repete o processo mais uma vez (escaldas duas vezes a raspa para tornar esta mais doce e mais tenra).
  3. Numa frigideira larga junta 175gr de manteiga em lume médio, quando a manteiga começar a borbulhar, junta 145gr de açúcar e deixa caramelizar um pouco, não mais de 2 minutos até começar a caramelizar.
  4. Baixa o lume e junta o sumo da laranja, a raspa e o Grand Marnier, deixa cozinhar uns 2 minutos a borbulhar, se o álcool não atear fogo podes experimenta com um fósforo na borda da frigideira, de qualquer forma ao cozinhar o álcool vai começar a evaporar, vai mexendo o molho.
  5. Por fim baixa o lume para o mínimo e põe um creme na frigideira com o molho, com cuidado, dobra o crepe ao meio e depois outra vez até criar um triângulo, retira para um prato, repete até o prato ter 2 ou 3 crepes.
  6. Repete até teres todos os pratos, serve com uns segmentos de laranja e um pouco de mais molho por cima, bom apetite!
Notas: Eu tentei seguir a receita clássica, mas se voltar a fazer eu sou capaz de experimentar com outro álcool ou retirar o álcool, só porque achei que o álcool mesmo pegando fogo não queimou totalmente e o molho ainda estava um pouco “rico” para o meu gosto hahaha :P

Pensando bem é uma boa receita para um dia de são valentim / dia dos namorados, só estou a dizer, talvez para o próximo ano? ;D

Podes também fazer os crepes com alguma antecedência, só porque estes aguentam bem 1 dia, mas também porque vais ensopar estes em molho, logo mesmo que estivessem um pouco secos, vão absorver todo o molho e ficar cremosos de qualquer forma.

Por fim a minha receita de crepes não é única, existem pelo menos mais 2 receitas clássicas que eu conheço (talvez faço um dia uma comparação), a minha acho que é a mais simples e a que cria crepes mais…. consistentes? As outras receitas de crepes são mais delicadas e precisas daquela “espátula” de madeira para espalhar rapidamente a massa e uma frigideira mesmo para crepes porque a massa é tão liquida que cozinha em segundos, logo é uma receita fantástica para fazer crepes mas um pouco mais difícil para fazer em casa…

Esta receita de Crêpes Suzette foi criada inicialmente no Iguaria.com.

Nutrition

Calorias: 3217 kcal・Gorduras: 206 g・Hidratos de Carbono: 312 g・Proteínas: 35 g

2 Comentários

Deixa uma Resposta
  1. Sempre ouvi falar neste nome de crepes e nunca comi nem sabia a receita. Obrigada:) é uma forma feliz de afogar magoas, sim senhor ehehe.

    • Como disse em cima, era um doce super popular e muito chique que hoje em dia saiu um pouco de estilo, mas lá por ser menos popular não deixa de ser algo delicioso, crepes agora tendem a ser um bom veiculo algo estaladiço e esponjoso para rechear de gelado ou nutella ou para fazer rolos salgados, mas os crepes suzette são uma variação em que o crepe não é o “embrulho” é a estrela do show que vai absorver todo o delicioso molho o que muda a textura típica dos crepes, é um pouco como um bolo de crepes (uma pilha enorme de crepes com creme entre eles), uma forma diferente e deliciosa de saborear um clássico ;D

Deixa o teu comentário :)

Folhados de Atum com Queijo Derretido

Massa Orecchiette com Atum e Milho