O glacê de açúcar, também conhecido como icing ou frosting, é basicamente um creme doce onde se mistura açúcar com outro ingrediente como água, leite, claras de ovo, manteiga, queijo creme, etc. Muitas vezes também são adicionados aromas, como baunilha ou chocolate e corantes para ganhar uma cor e ficar “mais giro” ;D hahaha eu sei que aqui o fundamentalista “contra corantes” (não sou, apenas acho que corantes hoje em dia são um daqueles aditivos muito abusados e que estes devem ser usados com mais sentido e proporção, e noto que muitas vezes não faz sentido nenhum adicionar um corantes, por exemplo para uma bebida de lata onde 90% das pessoas nunca vão ver a côr, não faz sentido).
Desta forma eu gostava de partilhar alguns dos tipos de glacé mais comuns, do tradicional a algumas versões mais modernas, muito porque por vezes eu estou a ler uma receita e penso, hummmm esta cobertura, este glacé não faz sentido ou era melhor fazer outro tipo de glacê ou por vezes que um glacé é a mais, se o bolo é simples, pouco doce ou tem um aroma distinto um glacé pode ser uma combinação perfeita, mas se tens por exemplo um queque super doce de caramelo e chocolate, pôr um glacé de chocolate por cima é adicionar doce sobre doce, é demasiado e torna algo que podia ser delicioso em algo enjoativo.
Logo quanto mais tipos de glacés e coberturas conheceres, melhores vão ser as tuas escolhas, eu vou-me concentrar mais em glacés (aka icing), mas também vou incluir mais umas coberturas e recheios clássicos porque estes tendem a ter usos similares, vamos a isto! ;D
Diferentes Tipos de Coberturas, Glacês de Açúcar
Glacé Real (Royal Icing) – Este é preparado com açúcar em pó, clara de ovo e sumo de limão, normalmente é só bater tudo até ficar bem espesso e brilhante. Podes fazer mais cremoso se queres usar num bolo como cobertura ou podes adicionar mais açúcar e criar uma versão mais espessa e seca que é perfeita para decorar biscoitos. Podes ver aqui umas bolachas com glacé real, um belo pão-de-ló com glacé real ou que tal umas bolachas de limão com glacé ;D
Glacé de Açúcar (Icing Sugar ou Glaze) – Cobertura super simples similar ao glacé real, feita com açúcar em pó, água, leite ou até por vezes sumo de fruta, este tende a ser sempre uma versão mais liquida, utilizada para cobrir donuts (se queres uma cobertura mais húmida usas o glacé de açúcar se preferes uma cobertura de açúcar mais crocante utilizar o glacé real) ou para dar um pouco de doçura e brilho a bolos depois de cozidos. Podes ver aqui uns caracois de canela com glacé.
Merengue Italiano (Italian Meringue) – Existem diferentes tipos de merengue, mas a versão italiana é a mais comum, este preparado batendo claras de ovo adicionando uma calda de açúcar quente lentamente em fio, continuas a bater até a mistura esfriar. Ao preparares desta forma o merengue ganha uma estrutura super sólida e uma consistência bem cremosa. Este é usado acima de tudo como cobertura e recheio de bolos e tartes como numa Pavlova ou numa tarte de limão com merengue.
Pasta de Açúcar (Fondant) – Uh detestado das crianças hahahaha, este é preparada com açúcar, água e glucose, aquecendo tudo até obter uma pasta tipo plasticina com uma consistência maleável. É usada acima de tudo para cobrir bolos e moldar figuras, muito comum em bolos comerciais.
Glacé de Manteiga (Buttercream) – Este é criado com manteiga batida com açúcar (normalmente açúcar em pó), muitas vezes também são adicionados outros aromas, tipo baunilha ou chocolate, ou corantes. Basicamente é bater tudo até ficar cremoso, mais líquido leva mais manteiga, mais espesso leva mais açúcar. Este é utilizado para coberturas e recheios, de todo o género de bolos e queques. Também é a base do bolo de bolacha português.
Glacé de Queijo Creme (Cream Cheese Frosting) – Prepara-se com queijo creme (tipo marca filadélfia), com açúcar em pó, e por vezes manteiga e baunilha. Super simples bate-se tudo até obteres um creme espesso e cremoso, usado como o glacé de manteiga para bolos e queques, muito comum em bolos de cenoura, torta de cenoura ou red velvet, a diferença grande é no sabor e na consistência que tente a ser mais espessa e cremosa que a versão de manteiga.
Glacé de Chocolate (Ganache de Chocolate) – Super simples é chocolate com natas ou manteiga, claro que existem milhares de variações, porque podes fazer com diferentes tipos de chocolate, um chocolate mais preto vai criar uma ganache muito diferente de uma com um chocolate de leite. Normalmente este é preparado num banho-maria em que aqueces as natas e juntas o chocolate, misturando até ficar espesso. Como também podes mudar as proporções, podes fazer versões super líquidas quase como chocolate quente ou cobertura de chocolate para pudim de pão ou até versões super densas como nos brigadeiros/trufas de cacau, logo é uma ganache super versátil que podes usar para praticamente tudo de coberturas a recheios. Podes ver aqui num bolo formigueiro com cobertura de chocolate ou aqui para saber como preparar uma ganache de chocolate.
Glacé de Caramelo (Caramel Icing) – Este é um tipo de cobertura menos comum, preparado com açúcar caramelizado, manteiga e natas. Para preparar, cozinhas ou açúcar até caramelizar, retiras do lume e adicionas a manteiga ou natas, mexendo sempre até este criar uma consistência cremosa. Eu gosto de fazer uma variação desta receita para fazer pipocas de caramelo, mas este glacé é muito comum como cobertura de bolos ou como uma camada de uma tarte.
E já está, espero que tenham achado a lista útil eu já experimentei se não todas, praticamente todas estas coberturas hehehe, se precisas da receita é só procurar aqui no iguaria ou seguir os exemplos, até a próxima! E Feliz Verão! ;D