in ,

Pipocas de Cinema

Para que ir ao cinema se podes fazer umas fantásticas pipocas em casa, eu chamo estas pipocas de cinema porque tem um sabor similar, nada de usar pipocas de microondas (já agora as pipocas de microondas simples sem nada não existe nenhum problema, mas as pipocas de microondas com sabores não são nada saudáveis tem uma série de ingredientes que ao aquecer só fazem mal a saúde, nada recomendado!), aqui fazemos pipocas a maneira antiga, claro que se tiverem uma máquina de pipocas podem fazer estas na máquina sem problemas, aliás se for uma máquina sem gordura ainda tiram algumas das calorias que a minha versão tem.

A quantidade de milho varia um pouco eu vou por a quantidade aproximada que eu uso, mas alguns milhos dão muitas pipocas ou pipocas grandes outros milhos dão pipocas mais pequenas, o que eu faço é numa panela ponho um fio pequeno de óleo e tomo cuidado para cobrir o fundo totalmente, depois deito milho o suficiente para cobrir numa camada uns 60/70% do fundo, não mais do que isso, mais do que isso o milho ao arrebentar vai empurrar o outro milho para cima e assim não vais conseguir aproveitar todo o milho, vamos então a receita.

Receita de Pipocas de Cinema

Ingredientes

  • Milho – +/- 55gr
  • Óleo – 6ml (+/- 1 Colher de Chá)
  • Manteiga – 100gr
  • Açúcar – 50
  • Sal – Uma Pitada

Instruções

  1. Começa por fazer a cobertura doce numa pequena frigideira, adiciona a manteiga, açúcar e uma pitada de sal, deixa derreter em lume baixo/médio até o açúcar ficar bem derretido e já está, deixar de parte para pôr por cima das pipocas.
  2. Numa panela larga (assim as pipocas tem mais superfície de calor para arrebentarem), cobre o fundo com óleo, depois deita o milho, tu queres que este esteja bem espalhado no fundo e que se veja partes do fundo, demasiado milho não vai arrebentar corretamente, agora tapa e leva a panela a um lume médio/alto, nota que muitas vezes a primeira ou segunda vez que fazes pipocas estas podem não sair bem, visto que o lume estiver demasiado forte vais queimar o milho sem arrebentar, se tiver demasiado fraco vais fritar o milho e não arrebentar, tens de acertar na temperatura correta para o teu fogão, depois de descobrires é super fácil usa sempre a mesma.
  3. Passado uns 3 minutos, vais começar a ouvir o milho a arrebentar, espera uns 20 segundos e agita a panela fechada, para empurrar o milho que ainda não arrebentou para o fundo para arrebentar, volta a fazer mais umas 2 vezes, quando o barulho abrandar, espera mais uns 15 segundos para arrebentar os últimos grãos de milho e depois retira do lume.
  4. Abre a tampa e deita a cobertura doce, volta a tapar a agitar bem para cobrir todas as pipocas e já está, retirar do lume e servir ainda quentes ou podes deixar arrefecer um pouco para o açúcar ficar mais estaladiço e já está, bom proveito!


Ficha da Receita

Pipocas de Cinema

  • Doses: 2
  • Dificuldade: Fácil
  • Imprimir

Receita clássica de pipocas com um sabor e estilo similar a pipocas de cinema.


Esta receita de Pipocas de Cinema foi criada inicialmente no Iguaria.com.

Ingredientes

  • Milho – +/- 55gr
  • Óleo – 6ml (+/- 1 Colher de Chá)
  • Manteiga – 100gr
  • Açúcar – 50
  • Sal – Uma Pitada

Instruções

  1. Numa pequena frigideira junta a manteiga, açúcar e uma pitada de sal, deixa o açúcar dissolver e caramelizar um pouco em lume médio, deixa de parte.
  2. Numa panela larga cobre o fundo de óleo e deita o milho no fundo, não ponhas mais milho que o fundo, cobre e leva a um lume médio/alto.
  3. Quando o milho começar a arrebentar mexe a panela um par de vezes, até o barulho abrandar, quando parar retira do lume.
  4. Cobre as pipocas com a cobertura doce, tapa e mexe a panela para cobrir todas as pipocas e já está, pronta a servir, bom apetite.

Informação Nutricional

Calorias: 1003 kcal・Gorduras: 87 g・Hidratos de Carbono: 60 g・Proteínas: 3 g

Deixa o teu comentário :)

Como Recuperar Pão Duro

Vinho Porta da Ravessa Colheita Especial