Claro que não podiam faltar umas belas filhoses de Natal, desta vez para variar eu fiz em formato de bola em fez do mais típico disco, o que pode parecer um pouco como um sonho, já agora filhoses e sonhos são muitas vezes aglomerados como o mesmo doce, mas existem diferenças, a principal é que uma filhós ou filhose é uma massa levedada enquanto que um sonho tende a ser uma massa mais simples com fermento comum.
No entanto ambas podem incluir outros ingredientes como abóbora ou cenoura, dai que possa levar a confusão e concluir que um bolinho de bolina é o mesmo que um sonho de abóbora, visto que ambos levam abóbora, a diferença é que as filhoses como são levedadas com fermento natural ou de padeiro crescem antes de serem fritas, enquanto que os sonhos só vão crescer quando são fritos (como um bolo só cresce depois de ir ao forno, enquanto um pão cresce antes de ir ao forno), logo o resultado final é que as filhoses tendem a ter uma massa mais consistente e densa enquanto que os sonhos tendem a ser ocos por dentro e logo bem mais leves e crocantes (dai o nome sonho hehehe), vamos então a receita! Ah e Feliz Natal!
Receita de Filhoses de Natal
Filhoses de Natal

Clássica receita de filhoses fritas no formato de bolas, um doce bem típico tanto do Carnaval como do Natal por Portugal.
Ingredientes
- Farinha – 500gr (T65)
- Manteiga – 40gr (Mole)
- Aguardente – 1 Colher de Sopa
- Laranja – 3 (Média, Sumo a Temperatura Ambiente)
- Água – 130ml (Morna)
- Leite – 130ml (Temperatura Ambiente)
- Ovos – 3 (Temperatura Ambiente)
- Fermento de Padeiro – 11gr (1 Saqueta)
- Açúcar – 1 Colher de Sopa
- Sal – Uma Pitada (+/- 1 Colher de Chá)
- Açúcar – Para Polvilhar
- Canela – Para Polvilhar
- Óleo – Para Fritar (Usei de Girassol)
Instruções
- Começa por dissolver o fermento num pouco da água morna, deixa repousar uns 5 minutos.
- Numa tigela larga ou alguidar junta a farinha peneirada, faz um buraco no centro da farinha e põe o sal na borda da tigela (fazes isto para o sal ser a ultima coisa a ter contacto com o fermento).
- Junta então no centro o açúcar, manteiga amolecida, a mistura de fermento, o sumo das 3 laranjas e por fim os ovos batidos, começa a misturar tudo, introduzindo aos poucos mais farinha dos lados para centro.
- Enquanto misturas, vai introduzindo aos poucos o leite e a água, até estar tudo bem ligado e teres formado uma massa homogénea.
- Tapa então a massa com uma toalha e deixa levedar por umas 3 horas num lugar morno até a massa pelo menos duplicar de tamanho.
- Quando chegar altura de fritar, aquece o óleo numa frigideira, retira bolas de massa (se queres tirar com a mão, molha a mão um pouco para a massa não colar) e leva a fritar, até ficarem bem douradas, tenta fazer bolas mais ou menos do mesmo tamanho assim vão fritar por igual.
- Quando estiverem bem douradas, retira do óleo para papel de cozinha ou para uma grelha para escorrer.
- Por fim enquanto estão quentes, passa estas por uma mistura de açúcar com canela e já está, prontas a servir, bom apetite e Feliz Natal!





Notas: Se queres filhoses com um aspeto mais tradicional, em vez de tirares bolas de massa e fritares, molha um pouco as mãos e tira bolas de massa e achata com os dedos o centro criando um disco de massa fina no meio e uma borda de massa grossa a volta, leva a fritar.
Esta é uma receita que facilmente podes duplicar ou triplicar se tiveres de fazer uma grande quantidade de uma só vez.
Esta receita de Filhoses de Natal foi criada inicialmente no Iguaria.com.
A boca encheu de água! O que é aguardente?
Aguardente… Água+Ardente é uma bebida bem alcoólica, existem diversas variedades, depende do teor alcoólico e do tipo de uvas ou sub-produto do vinho para fazer, a mais comum é aguardente de bagaceira, mas existem muitas mais variedades, se não tens podes usar qualquer álcool com pouco aroma, tipo vodka, tequila, grappa ou a mitica cachaça brasileira hehehe ;D
Humm que bela receita, adoro um belo frito de Natal, beijinhos***
Também eu… no mínimo faço umas filhoses ou umas rabanadas ;D Depende se vais ser uma festa com muitas ou poucas pessoas hehehe, Feliz Natal!