in

Iguarias Tradicionais de Natal

Na na na, eu já falei dos doces tradicionais de Natal aqui de Portugal, já falei dos típicos petiscos para o Natal, já recomendei praticamente tudo, mas neste top!!!! É só a minha opinião pessoal, nada do que é mais popular no Iguaria ou em Portugal, nada de doces e pratos regionais, é só puramente o que eu adoro pelo Natal, as minhas iguarias e as minhas tradições!

Aliás eu já falei nisso, eu gosto de juntar pratos e doces tradicionais com novidades, acho que como o poeta britãnico William Cowper disse “Variety is the very spice of life, That gives it all its flavor.” ie “A variedade é o próprio tempero da vida, Que lhe dá todo o seu sabor.”, logo a minha mesa de Natal é 70% tradicional Portuguesa e o resto é do resto do Mundo e mesmo que a parte tradicional Portuguesa por vezes não muda muito (nos últimos 4 anos tem sido bacalhau e polvo assado hahahah nada de criticas são bestiais!) eu tento também variar essa um pouco, aqui e ali.

Logo aqui vão algumas das minhas sugestões, umas vão ser bem tradicionais outras talvez um pouco estranhas para o Natal mas eu posso garantir que todas são absolutamente divinais e verdadeiras iguarias hehehe, vou dividir entre doces e salgados só para facilitar, vamos a isto!

Iguarias Tradicionais de Natal • Petiscos e Pratos Principais


Creme de Abóbora – Eu sei para o Natal só existe uma sopa, a bela canja de galinha, mas eu diria se não na consoada, então no almoço de Natal, que tal um creme de abóbora, é delicioso, é uma sopa bem da época, incrivelmente reconfortante e super simples de preparar.


Típicos Folhados de Salsichas – Uma variação dos pigs in a blanket, mini folhados ou croissants de salsichas são super fáceis de fazer e bons a qualquer altura do ano, ultimamente não tenho feito para o Natal, mas é um daqueles petiscos que podes fazer em 30 segundos e uma pilha enorme e não sei quem não gosta, em especial a criançada ;D


Mini Almôndegas – Um pouco como os folhados de salsicha, mini almôndegas é uma daquelas coisas que podes prepar num instante e tens mil e uma variações, podes fazer mais suecas ou mais gregas e só tens de moldar pequenas e servir com palitos, tão simples quanto isso, podes comer individualmente ou pôr numa tosta ou pão, perfeito!


Queijos Gratinados – Eu adoro estes queijos assados ou gratinados, os queijos perfeitos são aqueles redondos tipo camembert ou brie, olha porque não um de cada hehehe, podes simplesmente abrir o topo e levar ao forno, ou podes combinar outros ingredientes e fazer versões mais interessantes, juntando especiarias, frutos secos, azeitonas, pimentos assados, ou ir por coisas mais doces, assando o queijo e depois servindo com um pouco de geleia de tomate ou marmelada huhuhummmm


Tradicional Choco Frito – O único problema do choco frito é que é tão bom que é praticamente uma refeição sozinho e se o prato principal é algo como bacalhau cozido… acho que o pessoal vai ter problemas em decidir o que é melhor ;D


Bacalhau Espiritual Natalício – As minhas fotos não fazem justiça a este prato e eu adoro o básico bacalhau cozido ou assado, mas para o Natal eu prefiro um prato já preparado, bom para a criançada, é só servir e como é basicamente um creme de bacalhau podes sempre acompanhar com batatas e couve portuguesa refogada hehehe todas as coisinhas boas! Ah e se preferes algo tudo na mesma travessa então eu ia por um bacalhau a zé do pipo com muitas azeitonas hehehe!


Fantástico Polvo Assado – Mas estavam a espera do que? Claro que vou pôr na lista polvo assado pode não estar sempre na minha mesa de Natal, mas todos os anos lá aparece no topo da lista como por magia… magia natalícia! ;D


Borrego Assado no Forno – Só de pensar já fico com uma larica hehehe, mas estava aqui a pensar entre borrego, lombo, entrecosto, mas bem porco assado numa variação ou outra é algo que faço regularmente, mas borrego nem tanto, e é tão bom, super tenro a desfazer do osso, ai.. ai ai, o Natal só sabe melhor!

Iguarias Tradicionais de Natal • Sobremesas e Doces


Tradicional Aletria Doce – Eu só toco em aletria pelo Natal, mas Natal sem Aletria não é um Natal hehehe, esse é ao ponto que chegamos, até já fiz Aletria no Japão só para não faltar! Aliás nem é preciso dizer doce, porque Aletria é sempre doce e deliciosa e uma das verdadeiras iguarias do Natal ;D


Rabanadas de Natal – Tal como Aletria não pode faltar umas rabanadas, mas neste caso existe mais variedade e eu tenho fazer algo diferente todos os anos, existe tanto por onde escolher tanto nos tipos de pão que podes usar, ás caldas ou técnicas, uma rabanada não pode faltar, mas não tem de ser a mesma receita todos os anos ;D


Bolo Tradicional de Castanhas – Já fiz este bolo umas 3 vezes, é uma daquelas receitas que é tão boa que estraga um pouco todas as outras receitas, :P porque é que vou fazer qualquer outra receita de bolo de castanhas se tenho esta? Absolutamente divinal, eu sei que mesmo estando um pouco de fora da época das castanhas este é um bolo em que podes usar castanhas congeladas sem problemas e é tão bom, tão reconfortante que ficaria perfeito em qualquer mesa de Natal.


O Melhor Bolo de Cenoura do Mundo – Ora aqui está um doce menos convencional de Natal, o meu auto-proclamado melhor bolo de cenoura é bom para qualquer ocasião, Natal → Melhor Bolo de Cenoura do Mundo, Páscoa → Melhor Bolo de Cenoura do Mundo, Aniversário → Melhor Bolo de Cenoura do Mundo, Casamento → Melhor Bolo de Cenoura do Mundo, Estou Triste → Melhor Bolo de Cenoura do Mundo, Um Pouco Cansado → Melhor Bolo de Cenoura do Mundo, Estou realmente sozinho neste planeta e sinto a minha mente a entrar numa espiral de …. → Melhor Bolo de Cenoura do Mundo, não existe nada que não fique melhor depois de uma fatia deste bolo! :P


Típico Pudim Molotof – Em vez do tradicional pudim de gemas ou de Natal, que tal um molotof ou no mesmo sentido umas farófias, não só são deliciosas e super leves mas dão menos trabalho a fazer e são menos doces que a maioria dos doces de Natal, uma razão porque hoje em dia a torta de claras é tão popular pelo Natal.


Bolinhos Fritos de Abóbora Bolina – Ou bolinhos de bolina, são um dos doces de Natal da minha infância da parte da minha família do norte e logo é algo simplesmente divinal, dá uma trabalheira a fazer e têm 1 bilião de calorias mas facilmente fazer uma pilha enorme e são absolutamente fantásticos e logo têm de estar na lista!


Creme Doce de Caramelo – Se os bolinhos de bolina são da minha família do norte, o creme de caramelo é da parte da minha família de Lisboa, eu compreendo que é um doce praticamente desconhecido hoje em dia, mas eu faço a minha parte para popularizar e recomendar este doce, é algo entre um leite creme e uma baba de camelo, mas na minha opinião melhor que ambos e tal como um fricassé este é um doce temperamental que por vezes pode não sair perfeito, mas mesmo quando talha ou existe um pouco de separação é sempre delicioso hahahaha vai tudo! E eu recomendo vivamente em especial se gostas de doces que nem sequer são muito doces com um toque suave de caramelo, então este é o doce perfeito para ti.

Num aparte e nestes tempos difíceis que passam por Portugal, nada como também partilhar algumas boas ideias e dicas para tornar o Natal mais simples, económico e saboroso! Algumas ideias para poupar no Natal, preparações para as refeições do Natal, truques para um bom Natal e ideias para uma fantástica consoada!

E já está, pera ai, onde está o Bolo Rei? ou a Sericaia? Hahahaha são tudo doces fantásticos de Natal e se eu fosse fazer uma lista com tudo que gosto nunca mais acabava, mas como já disse se tiverem algum problema com a lista → Melhor Bolo de Cenoura do Mundo! hehehe ;D Feliz Natal!

Já agora quais são os vossos doces de Natal preferidos ou melhor menos convencionais ou populares? Digam nos comentários! ↓

Deixa o teu comentário :)

Batatas Novas com Legumes no Forno

Filhoses de Natal