in

Petiscos Típicos para a Mesa de Natal

Já que falei a uns dias dos doces bem tradicionais para o Natal, que tal partilhar então alguns dos petiscos e entradas perfeitos para o Natal, eu diria que tens três escolhas em relação as entradas e petiscos:

Se o jantar da Consoada ou almoço de Natal são fartos e começam perto da hora do jantar ou almoço, então não vale a pena grandes petiscos ou entradas, um copo de vinho ou sumo e siga para a mesa ;D

Agora se a festa começa umas horas antes é sempre boa ideia fazer uma pequena mesa de petiscos, entradas e bebidas, se não tens tempo ou é para muita gente, então o melhor é escolher coisas simples, tostas, pão, manteigas ou outros cremes para barrar, queijos, chouriços, frutos secos sem casca, tudo coisas simples e práticas só para manter a barriga entretida.

Ou… hehehe a terceira escolha, podes fazer uns petiscos e entradas para a mesa de Natal! Claro que com todos os doces e pratos, voltar para a cozinha para fazer uns petiscos é mais trabalho mas por vezes vale a pena e se não é muita gente e a festa começa cedo, fazer uns petiscos complementa e bem a mesa de Natal, vamos então as receitas!

Petiscos Típicos para a Mesa de Natal


Tradicionais Peixinhos da Horta – Eu sei o Natal não é bem época do feijão verde, mas são tão bons! Vale a pena o custo extra, em especial se o feijão verde for de qualidade e não, feijão verde congelado não é decente para peixinhos da horta!


Folhados Recheados de Salsicha – Neste caso são salsichas de cocktail, mas podes rechear com o que quiseres é um petisco super rápido, simples e incrivelmente popular com a criançada. perfeito quando precisas de fazer um petisco em quantidade, fazes 16 ou 32 de uma só vez sem problemas!


Choco Frito à Portuguesa – Ou choco frito de Setúbal é um manjar dos deuses, é tão bom que quando vejo na ementa de um restaurante começo logo a sonhoar e se não vem bem feito eu começo a sentir palpitações hehehe, eu espero sempre perfeição! Super cremoso e crocante, salgado e doce, com aquele toque de limão, divinal!


Queijo Gratinado para o Natal – Normalmente o ideal é um daqueles queijos redondos com uma massa macia, tipo queijo brie ou queijo camembert, abres o topo, temperas, podes adicionar coisas como alho ou pimentos assados e levas ao forno só para gratinar e serves com torradinhas ou pão, fantástico! ;D


Coxinha de Frango Brasileira – Eu nunca fui ao Brasil mas depois de fazer a receita brasileira de coxinha de frango, ui… não tem nada a ver com as receitas portuguesas, são mil vezes melhores, quase viciantes, uma autentica iguaria que fica perfeito em qualquer mesa de Natal (aliás eu tirei os croquetes de carne da lista porque este é o numero um hahahaah )!


Tradicional Pastel de Bacalhau – É simples e delicioso, os fantásticos pasteis de bacalhau são uma excelente adição a qualquer altura, aliás os meus pasteis de bacalhau tendem a ser muito ricos em bacalhau, mas até aqueles pasteis de bacalhau com só um aroma a bacalhau… hahaha também são bons! ;D


Amêijoas a Bulhão Pato – Deliciosa entrada, super saborosa, aliás pode ser uma refeição sozinha com um belo pão rústico português, não só as amêijoas ficam tenras e suculentas, mas o molho em si é delicioso este é um daqueles petiscos em que se limpa todo o prato!

Claro que existem muitos mais petiscos e entradas perfeitas para a mesa de Natal, e eu já comi várias não só no meu típico Natal familiar mas de outras famílias e queria já agora apontar a minha opinião, claro que eu não quero limitar ninguém no Natal, só mais partilhar o que aprendi ( e sim eu vou me contradizer umas vezes, a recomendar receitas de fritos em cima e aqui em baixo a dizer que se calhar não é melhor ideia ) ;D

Evitar Marisco – Nada de mal com isso, marisco é delicioso, mas já é tanta coisa no Natal, mesmo comprado já preparado, uma pilha de gambas já cozidas, é só mais sujidade com cascas e toda a gente com as mãos sujas e pratos sujos, eu adoro gambas e choco e tal mas não acho que seja ideal para a mesa de Natal.

Evitar Fritos – Hey eu adoro batatas fritas, pasteis de bacalhau, croquetes, coxinhas de frango, eu adoro tudo, mas é Natal, se não vais já almoçar ou jantar algum tipo de frito, vais ter fritos nas sobremesas, eu acho que não é preciso juntar mais fritos para as entradas, até mesmo se forem feitos no forno, um pouco como o marisco só vai sujar e encher a barriga em demasia, por exemplo eu já tive choco frito como entrada do almoço de Natal, é absolutamente divinal mas depois o almoço de Natal já não sabe tão bem porque o choco é tão bom, mais valia só fazer mais choco hehehe ;D

Evitar Entradas demasiado Pesadas – Um pouco no seguimento do choco frito, coisas como Rosbife ou Porco Assado, tudo delicioso mas servir uma Lagosta como entrada é exagero e vai tirar espaço na barriga e tirar brilho ao prato principal, não quer dizer que não podes ou deves, por exemplo canapés pequenos com um pouquinho de porco assado ou umas mini almôndegas suecas ou gregas com molho de tzatziki, nenhum problema, mas fatias grossas de carne com pão começa a ser mais uma refeição do que uma entrada.

Evitar todo o género de Molhos – Eu disse molho tzatziki? Hehehe em qualquer festa para ser honesto, eu adoro molhos, mas pequenos potes com molhos por toda a parte só vão criar problemas em especial se tiverem criançada, a não ser que seja uma festa pequena com adultos, deixa os molhos de fora para as entradas de Natal.

Nada de Cascas, Pacotes, Pevides – Teres várias pessoas a comer tremoços, a abrir pacotes individuais de torradas ou a comer amendoins com casca, é só criar mais lixo, o melhor é tentar facilitar a vida de toda a gente e focar em comidas que possam ser comidas de uma só vez sem complicações e sem sujidades extras.

Prepara os Petiscos com Antecedência – É para os pratos, doces e claro para os aperitivos e petiscos, se for possível prepara com antecedência, podes fazer sem problemas croquetes, rissóis, pasteis de bacalhau, tudo caseiro com semanas de antecedência, depois congelas e só tens de fritar perto do dia! Para os Queijos gratinados se vais juntar cebola ou alho frito ou pimentos assados, podes fazer estes uns dias antes e juntar ao queijo no dia! Muitos destes petiscos podem ser completamente ou uma boa parte preparada com antecedência o que vai facilitar muito a tua vida!

Aproveita o Forno Quente – Tens o bacalhau, polvo, qualquer coisa no forno então aproveita o forno! Nem que seja pôr o pão lá dentro para torrar um pouco, ou gratinar um pouco de queijo, se tens um forno quente, tenta sempre aproveitar, já notaste como pão sabe muito melhor acabado de fazer ou acabado de torrar! ;D

Qualidade > Quantidade – Foca sempre na qualidade do aperitivo ou petisco para o Natal, isto são só entradas, não são a refeição, logo não é preciso fazer em quantidade, se o queijo não chegou para toda a gente, temos muito pão com manteiga, logo… e no mesmo sentido não faças muitos petiscos, normalmente por aqui sendo normalmente 2 famílias são 1 ou no máximo 2 petiscos pequenos e mais uns pickles, frutos secos e manteiga de ervas, pão e torradas, algo assim, não é para alimentar toda a gente é só para entreter por umas horas até a refeição.

E já está, espero que tenham gostado da lista e das receitas, já agora a receita da foto principal é de uns queijos brie assados no forno, outro bom petisco e aqui vão também umas dicas para montar a tua ementa de Natal!

Já agora que tipo de petiscos ou entradas é que fazem para a vossa mesa de Natal? Digam nos comentários!

Deixa o teu comentário :)

Bolo de Mel da Madeira da Chábom

Pudim de Tapioca Brasileiro