Ui com o Carnaval a bombar nada como uns peixinhos da horta para fazer para a festa, esta é uma das receitas clássicas de peixinhos, a receita varia muito no líquido para criar o polme, muitas vezes é água gelada se queres uma versão mais estaladiça tipo tempura, outras vezes é leite se queres uma versão mais fofa, mas uma das melhores é com cerveja que dá um perfil delicioso e o resultado é fantástico, uma verdadeira iguaria!
Peixinhos da horta não deixam de ser uma receita típica da culinária portuguesa, que consiste em feijões-verdes envoltos em massa e fritos até ficarem crocantes. O nome curioso da receita deriva do facto de os feijões parecerem pequenos peixinhos após fritos.
A origem da receita remonta ao século XVI, quando os portugueses começaram a trazer feijões da América do Sul para Portugal. Como esses feijões não eram muito populares na culinária portuguesa, os cozinheiros locais decidiram envolvê-los em massa e fritá-los para torná-los mais saborosos. A partir daí, a receita dos peixinhos-da-horta começou a ser passada de geração em geração, tornando-se uma tradição culinária no país.
A receita tradicional diz que se faz em +/- 1 hora, mas o melhor é sempre cozer o feijão-verde e deixar este descansar de um dia para outro antes de fritar, assim vai perder alguma humidade e ficar mais estaladiço depois de frito, o polme também fica melhor se tiver uns 30 minutos para descansar antes de ser usado, ahh e a cerveja foi…. Sagres, mas qualquer cerveja Lager serve sem problemas ;D, vamos então à receita!
Receita de Peixinhos da Horta de Cerveja
Ingredientes
- Feijão Verde – 500gr
- Ovos – 2
- Cerveja – 100ml
- Farinha – O Necessário (+/- 30 gr)
- Óleo – Para Fritar
- Pimenta – Uma Pitada
- Sal – Uma Pitada
Instruções
- Vamos começar por cortar as pontas do feijão verde, leva estes a uma panela com bastante água quente e uma pitada de sal, deixa cozer até o feijão ficar tenro (entre 10 a 15 minutos dependendo da grossura dos feijões), depois retira do lume e escorre e deixa estes esfriarem completamente em cima de papel absorvente.
- Para o polme junta os ovos e mistura bem com a cerveja, tempera com sal e pimenta, por fim polvilha com a farinha, vais criar um creme liquido, mas que pegue bem ao feijão verde a melhor forma de ver é mergulhar uma colher de sopa no polme virar esta ao contrário e ver como escorre se esta cobrir bem a colher e o excesso escorrer então está no ponto, ajusta o polme adicionando mais farinha ou cerveja até ficar cremosa e líquida, deixa repousar este uns 30 minutos.
- Corta agora os feijões cozidos, se forem finos salta este passo, mas normalmente ficam melhor e fritam melhor se levarem um corte ao comprido.
- Põe o óleo a ferver em lume médio/alto, depois passa o feijão pelo polme e frita, não enchas demasiado o óleo, frita até ficarem dourados, depois deita estes num prato forrado de papel anti-aderente ou uma grelha, prova os primeiros para ajustar o polme de sal e pimenta.
- Frita os restantes até não teres mais polme e já está, pronto a servir, bom apetite.
Dica: Se por acaso sobrou polme não desperdices, corta uma cebola em rodelas, passa as rodelas pelo polme e frita estas para fazer rodelas de cebola fritas, são também deliciosas ;D
Ficha da Receita
Peixinhos da Horta de Cerveja
Receita clássica de peixinhos da horta, com feijão verde frito num polme de cerveja.
Ingredientes
- Feijão Verde – 500gr
- Ovos – 2
- Cerveja – 100ml
- Farinha – O Necessário (+/- 30 gr)
- Óleo – Para Fritar
- Pimenta – Uma Pitada
- Sal – Uma Pitada
Instruções
- Corta e coze o feijão verde num tacho com água e uma pitada de sal, depois de tenros, escorre e faz um corte nestes ao comprido.
- Faz o polme juntando os ovos com a cerveja, tempera com sal e pimenta, por fim mistura com a farinha polvilhada até obteres um creme.
- Aquece o óleo para fritar, depois passa o feijão pelo polme e frita um a um até não teres mais feijão verde ou polme, e já está, bom proveito!
Informação Nutricional
Calorias: 809 kcal・Gorduras: 56 g・Hidratos de Carbono: 54 g・Proteínas: 18 g
Que maravilha amiga as pataniscas são uma tentação dos Deuses…
beijinhos
Bem é mais amigo hehehe, sim peixinhos da horta são uma verdadeira iguaria ;D