Quem não adora uns belos filetes de pescada fritos num polme, eu acho que esta é uma das melhores formas de cozinhar pescada, muito porque o peixe em si tende a não ter muito sabor, assim primeiro vais dar um toque citrino ao próprio filete, mas depois com o doçura e estaladiço do polme frito tens uma combinação perfeita, com o peixe tenro com um toque de limão a cortar a gordura do frito.
É mesmo uma receita fantástica, nesta versão eu fui para um polme de cerveja, mas podes fazer um polme de água ou de leite que vai ficar também delicioso, também adicionei um pouco de coentros ao polme, por fim como sobrou um pouco do polme, cortei cebolas e fritei estas no polme para criar uma deliciosas cebolas fritas, bem um pouco mais como peixinhos da horta de cebola ;D Vamos então a receita aqui no Iguaria.com!
Receita de Files de Pescada Frita com Cebola Frita
Ingredientes
- Pescada – 8 Filetes
- Cerveja – 150ml (tipo Pilsner, eu usei Cerveja Sagres)
- Ovo – 2 (L)
- Farinha – 200gr (+/-)
- Coentros – Uma Pitada
- Óleo – O Necessário para Fritar (Girassol ou Amendoim)
- Cebola – 1
- Alho – 2 Dentes
- Limão – 2
- Pimenta – Uma Pitada
- Sal – Uma Pitada
Instruções
- Começa por fazer o polme de cerveja, adiciona os ovos numa tigela e bate estes até ficarem bem cremosos.
- Depois adiciona a cerveja, os coentros, sal e pimenta, volta a bate até tudo ficar misturado, por fim adiciona a farinha peneirada e volta a bater, nota que queres que o polme fique liquido mas cremoso e ligeiramente espesso, não queres super liquido porque não vai agarrar ao filetes do peixe e não queres super espesso porque assim o polme vai ficar demasiado grosso depois de frito.
- Podes ajustar, se o polme ficar demasiado liquido acrescenta um pouco mais de farinha, se ficar demasiado grosso, acrescenta um pouco de cerveja ou água, normalmente para ver se ficou perfeito eu vejo que está perfeito mergulhando uma colher no polme e virando esta ao contrário se o polme colar e cobrir bem a barriga da colher então está no ponto.
- Agora leva o polme ao frigorífico para descansar e arrefecer um pouco, tempera agora os filetes de pescada, com um pouco de sal e pimenta e o sumo de 1 limão, deixa de parte uns 10 minutos.
- Prepara agora a tua fritadeira ou frigideira de fritar com óleo, aquece o óleo até ficar no ponto, passa agora cada filete pelo polme, nota que por vezes se o filete for demasiado fino, tens de mergulhar com cuidado para não partir o filete, depois deita este no óleo para fritar, vira quando estiver dourado.
- Repete até não teres mais filetes, se sobrar polme podes adicionar cebola cortada em rodelas e os dentes de alho picados no polme, depois retira colheradas da massa com a cebola e frita estes bolinhos de cebola, assim aproveitas todo o polme que sobrar, frita ambos os lados até ficar bem dourado, escorre tudo em papel absorveste.
- Serve tudo ainda bem quente com fatias de limão e uma pitada de sal por cima dos fritos e no meu caso com um belo arroz de alho e já está, bom apetite!
Ficha da Receita
Files de Pescada Frita com Cebola Frita
Deliciosa receita de filetes de pescada fritos num polme com cebola frita e acompanhado com arroz de alho.
Ingredientes
- Pescada – 8
- Cerveja – 200ml (tipo Pilsner, eu usei Cerveja Sagres)
- Ovo – 2
- Farinha – 200gr
- Coentros – Uma Pitada
- Óleo – O Necessário para Fritar
- Cebola – 1
- Alho – 2 Dentes
- Limão – 2
- Pimenta – Uma Pitada
- Sal – Uma Pitada
Instruções
- Faz um polme cremoso numa tigela com o ovos, farinha, coentros picados, sal e pimenta, bate tudo bem e deixa no frigorífico a descansar.
- Tempera os filetes de pescada com o sumo de limão, sal e pimenta.
- Aquece o óleo para fritar, passa os filetes de pescada pelo polme e frita bem ambos os lados até ficarem bem dourados.
- Se sobrar o polme adiciona a cebola fatiada e dentes de alhos picados, deita colheradas do polme com a cebola e frita até ambos os lados ficarem dourados.
- E já está, serve com fatias de limão e um belo arroz ou salada.
Informação Nutricional
Calorias: 1261 kcal・Gorduras: 64 g・Hidratos de Carbono: 32 g・Proteínas: 123 g
Olá, filetes assim tem um ótimo aspeto! Já guardei a receita e tudo, obrigado pela partilha.
De nada e sim é uma das minhas formas favoritas de cozinhar pescada, especialmente porque combina bem a doçura do polme com o toque do limão, obrigado pelo comentário!