in

Tempura Japonesa

Iguaria_Prato-de-Tempura

Tempura é um prato tradicional da culinária japonesa, basicamente são vegetais, mistura de vegetais, peixe ou certos mariscos mergulhados num polme fino e fritos, uma variação de por exemplo os os peixinhos da horta.

A origem deste prato é portuguesa, foi introduzida no Japão por meio dos missionários e comerciantes portugueses na cidade de Nagasaki durante o séc XVI, cidade esta aliás praticamente criada pelos portugueses, quando e devido á influencia religiosa não era possível comer carnes vermelha durante a Quaresma.

Devido a ser fácil de fazer e delicioso, este acabou por ganhar popularidade entre os Japoneses de forma a tornarem o prato deles, o nome aliás deriva do português tempero, onde os Japoneses interpretaram literalmente a palavra como se fosse este prato.

Esta versão de tempura tem diversos vegetais, camarões, peixe branco e mistura de vegetais com polvo (eu ainda tinha restos de polvo cozido de um jantar), mas é claro podem fazer com os vegetais que quiserem desde que não sejam demasiado húmidos (não podes fazer tempura de por exemplo tomates).

Tradicionalmente é servido para acompanhar massa Soba e mergulhado num molho para tempura.

Devido a ser um prato com diversas nuances, aqui vão umas boas dicas para conseguirem fazer tempura sem problemas, e sim é para ler algumas das dicas eu vou repetir na receita mas outras não vou:

  • Usem sempre farinha para tempura – Esta é uma combinação de farinha de trigo, farinha de inhame e temperos.
  • Façam o polme com água gelada – Isso ajuda a tornar a massa mais estaladiça e leve.
  • Mistura a massa do polme com pauzinhos – Porque tu não queres uma massa super homogénea, queres misturada mas mal misturada e com grumos, tal como por exemplo panquecas isso cria um frito mais fofo.
  • Corta os vegetais em fatias finas, não precisam de ser pedaços pequenos, desde que sejam finos assim cozinham sem problemas.
  • Toma cuidado com os legumes que escolhes, estes tem de estar secos, por isso antes de adicionar ao polme da tempura o quer que seja, vais primeiro escorrer e depois espalmar com papel de cozinha absorvente.
  • O óleo para fritar tem de estar bem quente mas não a a escaldar, por isso usa óleos com um ponto de fumo alto.
  • Mergulha no polme só na altura de fritar, não deixes os alimentos dentro do polme.

Receita de Tempura Japonesa

Ingredientes

Tempura

Molho para Tempura

Instruções

  1. Começa por preparar tudo, lava os vegetais, neste caso corta o pimento em tiras e guarda de parte, para a cenoura, cebola, repolho (só usei o interior da couve repolho, a parte mais branca, para ser mais mais estaladiça) corta em juliana bem fina, e corta os tentáculos do polvo já cozinhado em pedaços, junta tudo numa taça e deixa de parte.
    Iguaria_Mistura-de-Vegetais-e-Polvo
  2. Prepara os camarões, lava, descasca e limpa, especialmente retirar o tubo digestivo, também faz uns pequenos cortes espaçados no interior do camarão (a barriga), para ao fritar o camarão ficar mais esticado e menos enrolado, os lombos de pescada eram congelados, por isso descongelar e deixar a escorrer.
  3. Passar os ingredientes por papel de cozinha absorvente para retirar o máximo de humidade, quanto mais seco melhor fica a tempura.
    Iguaria_Cortar-e-Secar-Peixe-Camarao
  4. Agora cria o polme para tempura, deita 100gr de farinha de tempura numa taça seguido por 160ml de água acabada de sair do frigorífica bem gelada, mexe com uns pauzinhos chineses tu queres misturado mas não super suave.
    Iguaria_Farinha-de-Tempura
    Iguaria_Polme-para-Tempura
  5. Deita o óleo numa frigideira e deixa aquecer, tu queres bem quente, mas não a queimar, se tens duvida deita um pouco do polme no óleo se este começar a fritar e flutuar então está na temperatura correta, no meu caso é lume médio alto.
  6. Quando estiver no ponto, passa o pedaço de pimento pelo polme até cobrir completamente e passa para o óleo, repete para os camarões e o peixe, não enchas demasiado o óleo, depois de retirar passa para o papel absorvente para escorrer o excesso de óleo.
    Iguaria_Tempura-de-Peixe-e-Pimento
  7. Depois disso deita o restante polme para cima dos vegetais fatiados fininhos, mistura bem até ficarem bem cobertos (não queres eles mergulhados em polme, apenas cobertos), depois com uma colher de sopa tira uma colherada grande da mistura e deita no óleo, vai repetindo até não teres mais.
    Iguaria_Fritar-a-Tempura
  8. Para o molho vais juntar num pequeno tacho a água, o mirin (vinho de arroz doce, usado na cozinha japonesa como condimento), o molho de soja e o molho de peixe e deixa só aquecer para dissolver tudo completamente, não é preciso ferver.
    Iguaria_Molho-para-Tempura
  9. E está pronto! Mergulha se quiseres cada tempura no molho e bom proveito!
    Iguaria_Tempura-de-Peixe-e-Pimento
    Iguaria_Tempura-de-Vegetais-e-Polvo

Dica: Se o polme não chegar faz mais um pouco desde que sigas a proporção de água para farinha de tempura não tem nenhum mal com isso.

Gostaste da receita? Partilha com os teus amigos e faz gosto ou like! ;)

Informação Nutricional

Doses: 12・Tempo: 120 Minutos・Dificuldade: Difícil・Calorias: 1148 kcal・Gorduras: 29 g・Hidratos de Carbono: 114 g・Proteínas: 104 g

2 Comentários

Deixa uma Resposta

Deixa o teu comentário :)

Boas Ideias e Dicas com Queijos

Quality Street