Comprei uma mistura de cogumelos orientais num supermercado português e pensei…hummm o que fazer com eles ;D É impressionante como nos últimos anos a variedade de cogumelos disponíveis nos supermercados portugueses tem aumentado significativamente, o que é perfeito para quem, como eu, adora experimentar novos sabores, especialmente em pratos como a tempura.
Já agora só para saberem, A tempura é um prato tradicional japonês com origens portuguesas, introduzido pelos nossos missionários e comerciantes no século XVI na cidade de Nagasaki. Basicamente, são vegetais, peixe ou mariscos mergulhados num polme fino e fritos, criando uma textura estaladiça e leve que realça o sabor natural dos ingredientes, sim sim são uma versão dos peixinhos da horta. A versatilidade da tempura é fantástica, podes fazer de quase tudo, desde que não sejam ingredientes demasiado húmidos.
Para esta receita, usei farinha própria para tempura o que é diferente da versão portuguesa, o que facilita imenso o processo. Esta farinha especial é uma combinação de farinha de trigo, farinha de inhame e temperos, que ajuda a criar aquela textura perfeita que todos associamos a uma excelente tempura. Com água gelada e alguns truques simples, consegues fazer em casa uma bela tempura, ok não vai ser tão boa como uma casa de tempura no Japão, mas vai ser bem deliciosa de qualquer forma ;D Vamos á receita!
Receita de Como Fazer Tempura Crocante Japonesa com Cogumelos e Legumes
Como Fazer Tempura Crocante Japonesa com Cogumelos e Legumes

Nada como uma bela pilha de tempura, não é receita para todas as ocasiões, mas quando se fazer é sempre uma ocasião heheheh.
Ingredientes
- Farinha de Tempura – 100gr
- Água – 160ml (Gelada)
- Batata – 1 (Fatias Finas)
- Cenoura – 1 (Juliana)
- Cebola – 1
- Cogumelos Nameko – 100gr
- Cogumelos Shimeji – 100gr
- Cogumelos Shimeji Marrom – 100gr
- Cogumelos King Oyster – 100gr
- Óleo de Girassol – Para Fritar
- Água – 240ml
- Mirin – 60ml
- Molho de Soja – 2 Colheres de Sopa
- Molho de Peixe – 1 Colher de Sopa
Instruções
- Começa por preparar tudo, lava os vegetais e cogumelos, corta a batata em rodelas muito finas (quase transparentes, eu fui pouco consistente, logo algumas fatias ficaram demasiado grossas e depois não ficaram bem na tempura). Para a cenoura, corta em juliana bem fina e cebola podes também cortar em juliana (é o mais comum no Japão isso ou tipo aberta como uma flôr), mas eu fui por quartos.
- Limpa os cogumelos delicadamente com um pano húmido e separa-os: os Nameko deixa inteiros, os Shimeji e Shimeji Marrom separa em pequenos grupos, e os King Oyster corta em fatias longitudinais finas.
- Passa todos os ingredientes por papel de cozinha absorvente para retirar o máximo de humidade. Quanto mais secos estiverem, melhor ficará a tempura, deixa eles no papel até a altura de passar pelo polme.
- Agora cria o polme para tempura, deita 100gr de farinha de tempura numa taça seguido por 160ml de água acabada de sair do frigorífico, bem gelada. Mexe com uns pauzinhos chineses, queres a mistura mal misturada e com grumos, não super suave.
- Deita o óleo numa frigideira e deixa aquecer. Queres o óleo bem quente, mas não a queimar. Se tens dúvida, deita um pouco do polme no óleo – se este começar a fritar e flutuar, então está na temperatura correta. No meu caso, uso lume médio alto.
- Quando o óleo estiver no ponto, passa os pedaços de batata pelo polme até cobrir completamente e passa para o óleo. Repete para os cogumelos maiores (King Oyster). Mas não enchas demasiado o óleo. Depois de fritar, passa para papel absorvente ou uma grelha para escorrer o excesso de óleo.
- Para os cogumelos mais pequenos e os vegetais fatiados fininhos, deita o restante polme por cima, mistura bem até ficarem cobertos (não queres eles mergulhados em polme, apenas cobertos). Depois, com uma colher de sopa, tira uma colherada da mistura e deita no óleo, estás a usar o polme para manter os pedacinhos de cenoura ou cogumelos juntos, vai repetindo até não teres mais ingredientes e ou polme.
- Para o molho, junta num pequeno tacho a água, o mirin, o molho de soja e o molho de peixe. Deixa apenas aquecer para dissolver tudo completamente, não é preciso ferver, retira do lume e deixa arrefecer.
- E está pronto! Mergulha, se quiseres, cada tempura no molho ou escolhe outros molhos e bom proveito!










Se não tens farinha de tempura, junta 125gr de farinha com 37gr de amido de milho (maizena), uma colher de chá de fermento e uma colher de chá de sal e usa essa mistura! ;D
Claro não é preciso estes cogumelos, usa os que quiseres ou outros ingredientes podes ver aqui outra tempura que fiz com peixe, camarão, polvo…
Esta receita de Como Fazer Tempura Crocante Japonesa com Cogumelos e Legumes foi criada inicialmente no Iguaria.com.