in

O que Preparar com Antecedência para o Natal

Com o Natal ai a vir, que tal partilhar umas boas dicas para preparar a véspera de Natal e o dia de Natal, especialmente se tiveres as responsabilidade de tratar destas refeições e se forem muitas pessoas, alguns destes truques e dicas vão poupar-te muito trabalho e dar-te a oportunidade de também aproveitares as férias em vez de passar estas o tempo todo na cozinha!

Dicas e Truques para Preparar as Refeições do Natal com Antecedência

Pré-Cozinha ou Cozinha Até Quase Pronto – Uma boa forma de cortar o tempo é de cozinhar quase completamente batatas, legumes assados, polvo no dia anterior e quando chegar altura de acabar de cozinhar, leva ao forno para acabar de cozinhar e ficar no ponto, não só isto corta tempo mas muitas vezes até ajuda a apurar o sabor.

Cozinha Antes do Tempo – O que puderes fazer antes do tempo então faz, cozinhar uma quiche como a foto do exemplo é algo que pode ser servido facilmente no dia seguinte como uma entrada, o que puderes preparar completamente com antecedência é menos uma coisa que tens de preocupar no dia.

Organiza os Ingredientes – Organiza os teus ingredientes, por exemplo se fores fazer uma salada ter todos os ingredientes já preparados e lavados e cortados e bem guardados só tens de temperar antes de servir, se vais servir um petisco ter já todos os ingredientes no mesmo lugar organizados vai ser mais fácil montar pratos que não precisas de cozinhar ou cozinhar as coisas mais eficientemente, a expressão francesa de Mise en place quer dizer exatamente isso, de pôr tudo no seu lugar, de ter tudo preparado para poderes cozinhar com eficiência.

Pré-Aquece os Pratos na Máquina de Louça – O que é que isto tem haver com refeições de Natal? É apenas uma boa dica especialmente para uma refeição com vários pratos e vários tempos, ter a comida quente é importante e fazer um ciclo rápido na maquina de lavar louça vais ter os pratos lavados e quentes mesmo na altura de servir o que te vai ajudar a tudo estar bem quente.

Faz em Quantidade – Mesmo que é bom ter diversidade, quantidade é uma boa forma de cortar trabalho e acima de tudo simplificar, cozinhar a mesma coisa vai permitir cozinhar muitas coisas com antecedência e cortar muito do trabalho no dia de servir.

Cozinha e Congela – Claro que podes comprar comida congelada já pronta o que é bastante prático, mas também podes cozinhar alguns pratos que facilmente podes congelar para depois cozinhar rapidamente, coisas como pasteis, croquetes, rissóis, etc.

Pré Prepara os Molhos – Coisas como um vinagrete para uma salada, ou molhos para usar com camarões cozidos podes ser preparados com antecedência e deixados no frigorífico até serem servidos.

Faz os Doces que Durem com Antecedência – Muitos dos doces de Natal podem ser feito com bastante antecedência, só uns quantos ficam melhores feitos de fresco, coisas como Pudins, doces, bolos e alguns dos fritos podem ser feitos facilmente no dia ou dias anteriores e vão aguentar bem fora ou dentro do frigorífico.

E já está, espero que tenham gostado das dicas e truques e claro Feliz Natal! Já agora a foto principal é de uma fabulosa quiche de leitão ;D

Deixa o teu comentário :)

Bolo Tradicional Rainha

Sonhos de Natal de Abóbora