in

Choco Frito à Setubalense

Esta é uma receita autentica do Choco Frito tradicional de Setúbal, mesmo que aqui entre nós o choco frito do Jorge é uma versão mais apurada e na minha opinião mais deliciosa hahaha, mas fizemos esta variação para provar e ficou bem catita, se me servissem este choco frito num restaurante eu ia ficar bem contente, também é uma variação mais rápida e simples de fazer ;D

E esta não é uma versão em que se cozinha o choco antes de fritar, eu sei que existem várias receitas, mas essa não é a de Setúbal e ao meu gosto o choco perde um bocado do carácter, fica demasiado mole, sem nenhuma textura, as diferenças com a receita do Jorge é um pouco na preparação, como também esta versão não tem uma marinada e logo pode ser prepara muito mais rapidamente, também foi frita em óleo de girassol, mas ai não notei grande diferença de sabor, vamos a receita!

Receita de Choco Frito à Setubalense

Choco Frito à Setubalense

  • Doses: 6
  • Dificuldade: Média
  • Rating: ★★★★★
  • Imprimir

Clássica de receita de choco frito a moda de Setúbal, super crocante com um pequeno toque de limão.

Ingredientes

  • Choco – +/- 1kg (Já amanhado, sem estar uns 1.3kg)
  • Farinha de Milho – 250gr
  • Limão – 1 (Cortado em Gomos)
  • Óleo de Girassol – Para Fritar
  • Sal – 1 Colher de Chá

Instruções

  1. Podes sempre pedir na peixaria para arranjarem o choco em tiras, mas se compraste inteiro, podes ver aqui uma descrição melhor em como preparar o choco em casa.
  2. Com o choco todo cortado em tiras e tentáculos, não queres nada demasiado grande aponta para a grossura do polegar para tudo, assim tudo vai fritar por igual.
  3. Prepara uma taça larga com a farinha de milho e o sal, mistura.
  4. Junta então o choco, nota tu queres o choco não molhado mas ligeiramente húmido, assim a cobertura vai agarrar ao choco.
  5. Quando os pedaços de choco estiverem misturados com a farinha, pressiona um pouco para garantir que a farinha vai agarra bem, retira da mistura de farinha e põe numa taça, repete para todo o choco.
  6. Junta o óleo numa frigideira funda, aquece este até 176ºC em lume médio (podes pôr um pedacinho de pão ou uma colher de pau, se ambas começarem a borbulhar então o óleo está no ponto), deita o choco coberto no óleo, frita bem ambos os lados, frita por uns 4 a 5 minutos até ficar bem dourado, não ponhas demasiado choco na frigideira.
  7. Quando estiver dourado, retira para uma grelha para escorrer o excesso de óleo (ou papel absorvente) e já está, serve com gomos de limão para cada um deitar por cima do choco frito, bom apetite.

Notas: Prova os primeiros pedaços de choco, porque podes ter de ajustar a temperatura do óleo, o tempo que ficam no óleo, a quantidade de sal, etc, um pouco com churros e fritos com polmes é sempre boa ideia provar os primeiros e ajustar para ficarem perfeitos.

Esta receita de Choco Frito à Setubalense foi criada inicialmente no Iguaria.com.

Nutrition

Calorias: 3330 kcal・Gorduras: 118 g・Hidratos de Carbono: 210 g・Proteínas: 343 g

Deixa o teu comentário :)

Massa Farfalle com Molho de Tomate e Atum

Chocolate com Massapão e Recheio de Morango e Espumante