in ,

Choco Frito de Setúbal

Ah Choco Frito de Setúbal, talvez o prato oficial de Setúbal é um petisco divinal e … uma verdadeira Iguaria, choco frito em si é um petisco fácil de fazer mas difícil de ficar perfeito porque muito envolve atingir o equilíbrio perfeito tanto no tempero como a envolver na farinha e por fim no tempo correto de fritura, por isso eu digo que vale sempre a pena tentar fazer a receita mas façam aos poucos e ajustem até ficar perfeita.

Choco frito segue o mesmo principio que polvo, ou cozinhas rapidamente como fazemos aqui ou cozinhas por muito tempo, é a única maneira de teres o choco bem tenro e delicioso, também o choco é um pouco como galinha ou peru em termos de sabor, o choco não tem grande sabor sozinho por isso é importante ou temperar bem como fazemos aqui ou em alternativa serves com molhos para ajudar a dar sabor ao choco.

Esta é uma variação da receita tradicional de choco frito setubalense, não nos ingredientes só nos temperos e quantidades de resto segue o mesmo principio, primeiro faz-se uma boa marinada para dar sabor ao choco e depois frita-se simplesmente com farinha de milho, fica absolutamente fantástico, com o choco tenro com um toque de limão, sal e doçura da fritura.

Receita de Choco Frito de Setúbal

Ingredientes

  • Choco – 3 (Médios)
  • Louro – 1 Folha
  • Limão – 2
  • Alho – 2 Dentes
  • Farinha de Milho – Para Polvilhar
  • Óleo de Amendoim – Para Fritar
  • Pimenta – Uma Pitada
  • Sal – Uma Pitada

Instruções

  1. Compra os chocos e pede para lavarem, limparem e cortarem em tiras, se compraste o choco congelado, então começa por descongelar, depois retirar a cabeça do corpo (é só puxar com cuidado), depois com o corpo vira este para ficar com a cartilagem virada para cima e corta a pele ao comprido para retirar a cartilagem (também conhecida por pena ) que percorre todo o corpo, depois retira a bolsas de tinta e quaisquer vísceras do interior, retira a pele puxando com cuidado e ficas com um belo pedaço plano e branco de choco.
  2. Para a cabeça, corta os tentáculos á frente dos olhos, depois retira a cartilagem da boca, se o choco estiver com demasiada tinta, então lava mais um pouco para ficar lavado.
  3. Por fim vais cortar os tentáculos, se forem pequenos junta em grupos de 2 ou 3 tentáculos (tenta sempre que tudo tenha o mesmo tamanho, assim frita por igual) e corta o corpo em tiras, mais ou menos com dois dedos de distancia.
  4. Agora deita todos os pedaços de choco para uma tigela com tampa, vais temperar com as duas folhas de louro, seguido pelo sumo de dois limões e corta os restos dos limão em pedaços e deita também para a tigela, esmaga dois dentes de alho e adiciona, seguido de uma pitada de sal e pimenta.
  5. Deixa o choco na marinada por umas 2 a 4 horas, deixar pouco tempo o choco vai ficar sem sabor, deixar por muito tempo vai fazer com que o limão comece a cozinhar o choco e logo a carne do choco pode ficar demasiado mole.
  6. Quando chegar a altura de fritar, prepara um prato largo com bastante farinha de milho para passares os pedaços de choco pela farinha antes de fritar.
  7. Retira todo choco para cima de papel de cozinha, tu queres retirar humidade da marinada mas sem retirar o sabor da marinada, o choco tem de estar húmido antes de passar pela farinha de milho mas não molhado (senão a farinha vai saltar do choco), por isso passa este pelo papel de cozinha.
  8. Aquece o óleo para fritar (uns 176ºC), quando o óleo estiver quente tira pedaços do choco passa pela farinha de milho para ficarem bem cobertos e põe a fritar, faz uns quantos pedaços de cada vez, não ponhas demasiado choco a fritar ao mesmo tempo porque assim baixa a temperatura do óleo e fica mal frito.
  9. Retira quando estiver bem dourado e polvilha com uma pitada de sal, depois prova para ver se a cobertura ficou bem presa ao choco, se o sabor está bom e se o choco está tenro, se a cobertura não está a pegar ou o óleo está a salpicar demasiado isso quer dizer que o choco está demasiado húmido antes de ir a farinha, se tem pouco sabor então tem de ficar mais tempo na marinada ou tens de temperar a marinada ou o choco diretamente um pouco mais, se o choco não está tenro mas o exterior já está demasiado frito isso quer dizer que ou os pedaços de choco são demasiado grandes e grossos ou o óleo está demasiado quente.
  10. Ajusta até ficar bem tenro e crocante, depois repete e frita o resto do choco, serve simples com uma pitada de sal por cima e gomos de limão, ou com um belo arroz de tomate ou com um bom molho de alho, bom proveito!

Dicas: Muita gente gosta de adicionar também um pouco de piri-piri na marinada, mas este choco era também para a criançada por isso desta vez foi sem piri-piri.

Choco por veres é difícil de arranjar, o mais prático e barato tende a ser o choco congelado, espera até encontrares uma promoção ou uma altura do ano em que o choco esteja a um bom preço.

Choco frito também é fantástico como entrada para a Ceia ou Dia de Natal.

Informação Nutricional

Doses: 20・Tempo: 60 Minutos・Dificuldade: Difícil・Calorias: 3167 kcal・Gorduras: 116 g・Hidratos de Carbono: 179 g・Proteínas: 340 g

16 Comentários

Deixa uma Resposta
    • Hummm antes de passar pela farinha como é que está o choco? este tem de estar seco e só ligeiramente húmido, dai passar por papel de cozinha para tirar o excesso de liquido, o liquido entre a farinha e o choco vai ferver ao bater no óleo e vai vaporizar e com isso separa a farinha do choco, se não for isso eu diria que é a fritura, se o óleo não estiver quente o suficiente este vai cozer mais do que fritar o que outra vez libertar demasiada humidade (desta vez do próprio choco) e a farinha vai absorver demasiada gordura e separar do choco, estas duas coisas são as mais comuns com choco frito ou qualquer panado, espero que tenha ajudado e até a próxima! ahhh e o teu blog https://atravessabv.wordpress.com/ parece mesmo catita! :D

  1. Adoro choco frito, mas tenho que admitir que nunca tentei fazer, podes fazer com farinha simples ou tem de ser com farinha de milho?

    • É fantástico, por estes lados cada vez que temos uma festa estamos sempre a pensar se vamos começar com um pouco de choco frito para abrir o apetite! hahahaha especialmente se encontras choco grande, ui é logo! E não não nãoooo tem de ser com farinha de milho, a diferença é noite e dia, tanto na textura como no sabor! Obrigado pelo comentário e até a próxima!

    • Mesmo! E agora com o Verão nem preciso de desculpas para um patuscada e claro fazer um belo choco frito, normalmente vou vendo o preço e quando o choco desce de preço eu compro já a pensar neste prato hehehe ;D

  2. Ouvi dizer que é preciso, previamente, cozer o choco melhor, dar uma fervura, mas à cautela ainda não fiz. Comi em Setúbal, aliás, sempre que lá vou e seria uma decepção o meu não sair se não igual, pelo menos parecido!

    • Podes e algumas pessoas fazem, mas eu já comi das duas formas e é melhor não ser cozido, é preferível cortar o choco em pedaços mais pequenos se por exemplo tens medo que não tenhas uma boa fritadeira ou se queres fritar naquelas máquinas de fritar com ar do que cozer, cozido ou fervido antes de ser frito a carne do choco fica demasiado mole, se queres choco mesmo típico de Setúbal esta é a receita com pequenas variações dependendo da família ou local, mas sai muito melhor se for frito assim crú, podes confiar! :D

      De qualquer forma depois fritares a primeira volta, porque não deves encher o óleo com demasiado choco, prova para retificares o sal e para veres se o polme está estaladiço e a carne está tenra e depois frita o resto!

  3. Muito bom! Nunca tinha arriscado e ficou fantástico.
    A minha mãe também só usa farinha de milho para os panados e ela diz que a diferença é enorme.
    Obrigada!

    • Absolutamente, para alguns fritos é que se quer, também muitas vezes para polmes, se adicionares a farinha de trigo um pouco de farinha de milho cria uma textura mais estaladiça, as pessoas esquecem que existe farinha de milho e esta serve para mais coisas que só broa de milho heheheh ;D

    • Poder, podes, aliás já vi e comi em alguns restaurantes que usavam, mas não é a mesma coisa, muito do sabor do choco frito está no seu tempero e na sua cobertura de farinha de milho…

    • É um molusco marinho… comprido com tentáculos numa das pontas, ele é capaz de mudar de côr para se camuflar… Hehehe eu diria que é boa ideia procurar na wikipedia e tal, choco é bem comum em Portugal, a carne é branca e esponjosa e depois de frito fica tenro, ligeiramente crocante e adocicado é fantástico! ;D

Deixa o teu comentário :)

Bolo de Cenoura Coberto de Maçã

Top 8 Receitas de Bolos de Natal