Hahaha ninguém pode dizer que não se fazem pilhas de gyozas por estes lados, neste caso a versão que estou a partilhar eu diria que é a versão mais comum ou tradicional de casas de ramen e de restaurantes mais baratos como em izakayas (bares) e não tanto versões tradicionais caseiras ou de restaurantes que vendem gyozas mais tradicionais ou que são conhecidos pelas gyozas, eu visitei um restaurante de gyozas e não tem nada a ver, é literalmente outro prato ;D
Então qual é a diferença? É o recheio, não deixa de ser o recheio tradicional de carne de porco, mas têm muito menos porco e muito mais vegetais e temperos, aliás o porco torna-se mais no tempero, basicamente é um recheio de vegetais com aroma a porco e eu digo isto pessoalmente é delicioso, a ideia é mesmo ser algo mais simples e barato, se vais comer um excelente ramen ou uma boa cerveja tu não queres necessariamente uma gyoza de 5 estrelas, tu queres algo simples, barato e delicioso, e essa é a receita para hoje! A versão barata das gyozas japonesas, vamos á receita! ;D
Receita de Gyozas Japonesas • Pasteis Recheados de Carne e Couve
Gyozas Japonesas • Pasteis Recheados de Carne e Couve

Receita barata e deliciosa de gyozas com o recheio mais tipico e barato super comum no Japão.
Ingredientes
- Massa Gyoza – 1 Pacote (+/- 26/200gr)
- Óleo de Girassol – O Necessário (Fritar)
- Água – 60ml
- Óleo de Sésamo – O Necessário (Fritar)
- Porco – 150gr (Picado)
- Couve – 300gr (Picado)
- Cebolinho – 100gr (Picado)
- Alho – 6 Dentes
- Gengibre – 40gr
- Sake – 1 Colher de Sopa
- Óleo de Sésamo – 1 Colher de Sopa
- Molho de Soja – 1 Colher de Sopa
- Pimenta – Uma Pitada
- Sal – Uma Pitada
Instruções
- Começa por picar a couve em juliana fina, polvilha com uma pitada de sal, mistura e deixa de parte por uns 20 minutos (fazes isto para a couve libertar o excesso de água que têm e cria um recheio mais tenro).
- Descasca e pica o cebolinho, alho e gengibre, põe numa tigela a parte.
- Espreme bem a couve para retirar o excesso de água e junta na tigela onde está o cebolinho, adiciona a carne picada, tempera tudo com o sake, molho de sésamo, molho de soja, sal e pimenta, mistura até criar uma massa consistente.
- Retira uma massa de gyoza do pacote, deita um pouco de água numa pequena tacinha, tira uma rodela de massa na tua mão, deita uma colher de chá bem cheia do recheio no meio da massa, depois com um dedo molhado na água da tacinha, passa pelas bordas da massa, dobra esta ao meio e com os dedos fecha as pontas do pastel, tradicionalmente faz-se uma a uma dobras na massa e fixa-se para ficar com o aspecto tradicional de gyoza (vê o video em baixo para ajudar).
- De seguida deita uma colher de sopa de óleo de girassol numa frigideira num lume médio com uma tampa e enche a frigideira com as gyoza até estas cobrirem o fundo, frita por uns 3 minutos até começarem a dourar no fundo.
- Adiciona então uns 60ml de água e tapa, deixa cozer em vapor por mais uns 3 minutos até a massa começar a ficar transparente, retira então a tampa e adiciona um fio de óleo de sésamo e deixa fritar até evaporar toda a água do fundo e cada gyoza fique com o fundo bem dourado e estaladiço, retira então a frigideira do lume e dispõe as gyozas.
- Repete o mesmo processo até teres todas as gyozas fritas (ou leva estas a congelar, e repete o processo com elas saidas do congelador, nota que saidas do congelador vais ter de cozinhar por mais 1 ou 2 minutos do que frescas). Bom Apetite!


















O molho tradicional de gyozas é uma mistura de vinagre de arroz com molho de soja (na mesma proporção 1:1) com uma pitada de shichimi.
Molhos também bons Para molhar ou temperar as gyozas ;D Molho de Soja, Molho de Ostras ou Óleo de Sésamo.
Só para referência aqui está um pacote de massa de gyozas, este é um produto de refrigerado.
Esta receita de Gyozas Japonesas • Pasteis Recheados de Carne e Couve foi criada inicialmente no Iguaria.com.