in

Doces Tradicionais de Natal

Aqui pelo Iguaria, Dezembro é só Natal ;D Mas em vez de começar com uma receita, que tal começar com uma seleção de receitas, eu estava por aqui a ver o que ia fazer este ano e pensei… já que tenho uma pilha de receitas mais vale partilhar as melhores, neste caso vou focar-me nas receita bem típicas portuguesas para o Natal em especial nos doces tradicionais, mesmo que eu sou da opinião que todos os anos devemos variar um pouco a mesa de Natal, alguns clássicos com algumas novidades ;D (Olha boa ideia para outro artigo hehehe).

Alguns destes doces eu vou incluir na lista porque são bem tradicionais mas também vou recomendar se é melhor fazer em casa ou comprar já feito, não porque não é boa ideia pôr as mãos na massa, se tens tempo e vontade porque não mas mais porque são produtos que comprados já feitos de uma boa pastelaria ou padaria tendem a ter uma qualidade fenomenal, é como fazer pasteis de nata, podes fazer em casa, claro eu já fiz e são bons, mas é preciso mais experimentação e um forno mais forte para criar um pastel de nata mesmo fora de série, o mesmo se passa com algumas destas iguarias natalícias ;D

A escolha em si é uma combinação dos doces mais tradicionais aqui de Portugal, os meus favoritos e os mais populares aqui pelo Iguaria, vou também retirar ou tentar juntar, receitas similares, senão eram oito receitas de rabanadas, filhoses e fatias paridas ;D Vamos a isto!

Doces Tradicionais de Natal

Bolo Rei e Bolo Rainha – Não sei porque separam ambos, eu até incluía aqui doces similares como o Bolo Rei Escangalhado ou até uma Coroa de Natal, são tudo massas enriquecidas assadas com frutos secos e ou frutas cristalizadas. Este é um doce tradicional que 95% das pessoas compram já feito, não tanto porque é complicado fazer em casa, mas mais porque cada pastelaria tem mestria e cada região a sua variação.

Rabanadas, Fatias Paridas, Trigos, Poveira, Fatias Douradas, French Toast – Mil e um nomes, mas são todos variações de pão seco (diferentes tipos de pão) embebido (normalmente com leite), coberto de ovo batido e frito (mergulhado ou numa frigideira), e por fim é coberto de açúcar e canela ou de mil e uma coisas, desde doces a caldas, também existem algumas sub-variações tipo rabanadas assadas no forno ou recheadas. Podes comprar já feitos mas são mil vezes melhor feitos em casa, fazes na manhã do dia 24 assim estão tenros e ainda ligeiramente crocantes nas bordas para a ceia de Natal e no dia 25 estão moles e quase a desfazer como se fosse um pudim ;D

Sonhos, Filhós, Brinhóis, Bilharacos, Belhoses, Malassadas – Existem algumas diferenças, por exemplo as filhoses e as malassadas são massas levedadas, enquanto que a maioria das receitas de sonhos não são, aliás muitas das massas de sonhos são massas de legumes, sendo os mais conhecidos os sonhos de abóbora e os sonhos de cenoura. Mas eu estou a incluir tudo na mesma lista por serem bolinhos fritos de massa e tal como as rabanadas os melhores são feitos em casa, eu recomendo sempre fazer os de legumes, de abóbora, cenoura, etc. Mais porque estes tendem a durar mais tempo e ser mais tenros e as versões mais simples só de massa tendem a saber só a canela e açúcar e praticamente tudo no Natal sabe a canela e açúcar.

Aletria, Arroz Doce, Leite Creme, Creme de Caramelo – Eu sei a única coisa que têm em comum é que são quase todos doces de colher, Aletria de faca podes comer quase como se fosse uma fatia de bolo, mas acho que são todos doces que podemos agrupar na mesma categoria, claro sendo Portugal existem mil e uma variações mas pelo Natal acho rara a mesa que não tenha pelo menos um destes doces. A minha recomendação é fazer em casa, são todos doces simples de fazer e deliciosos, não existe nenhuma razão para comprar fora!

Pudim de Natal, Pudim de Leite Condensado, Pudim de Gemas, Pudim Flan, Pudim de Ovos – Os pudins mais tradicionais do Natal são sempre as versões super ricas e densas com uma centena de gemas, em especial quando se começa a viajar mais para o norte de Portugal, nada de mal com isso hehehe, mas eu prefiro pessoalmente um pudim mais leve e cremoso para o Natal, como um pudim de leite condensado e claro a minha recomendação é fazer em casa, mas não te limites a uma escolha, vai experimentado diferentes receitas e variedades, tens muito por onde escolher, mas o que não muda é que um pudim caseiro até quando fica mal assado, ou um pouco talhado ou demasiado cozido, 99% das vezes continua a ser delicioso hahahaha!

Broas de Natal, Broas Castelares, Broas de Almeirim, Biscoitos de Canela – Não sei se são algo muito da mesa de Natal, mas são algo bem comum nesta época do ano, não existe nenhum Dezembro em que por uma razão ou outra não acabo por fazer ou comer umas broas, também se fores comprar só por esta altura do ano é que vais ver mais a venda tanto em quantidade como variedades e qualidade, neste caso eu diria comprar, mesmo que como a maioria dos biscoitos as receitas não são complicadas de fazer e como a maioria dos biscoitos podes fazer com vários dias de antecedência, por isso é um pouco a escolha de cada um ;D

Menções Honrosas ;D.oO( Hehehe que tristeza todos os segundos lugares, mas eu acho que reduzi a lista dos doces principais para algo bem mais prático e coerente, não? *palmadinha nas costas* )

Coscorões – São um tipo mais “pobre” de massa hehehe, no sentido que é uma massa simples sem ter de levedar, o que cria uma massa bem mais simples de sabor mas muito crocante. A recomendação é comprar.

Azevias – São uns pasteis fritos recheados tradicionalmente de grão-de-bico doce ou batata doce e cobertos de claro… açúcar e canela, mas hoje em dia já podes ver outros recheios como abóbora, creme de ovos ou até chocolate. A recomendação é comprar.

Pão-de-Ló – Tradicional doce da Páscoa que acaba por aparecer também pelo Natal, um pouco como o arroz doce ou leite creme são doces para o ano inteiro. A recomendação é comprar.

Tronco de Natal, Torta de Cenoura, Torta de Laranja ou Torta de Doces de Ovos – O Tronco de Natal ou Bûche de Noël, são basicamente tortas de chocolate e aparecem em muitas listas de doces “tradicionais” do Natal português, eu diria que uma torta de cenoura, laranja ou de doce de ovos são tortas bem mais típicas de Portugal que qualquer torta de chocolate, mas a verdade é que o Tronco de Natal se tornou mais comum e popular, tradicional não sei se chegou a esse ponto, mas popular sem duvida. A minha recomendação é comprar, mas toma cuidado, porque da minha experiência pessoal é um pouco uma lotaria, por vezes é divinal, outras vezes é uma torta do mais básico possivel, que parece que saiu de um daqueles pacotes de fazer um bolo em casa que só tens de misturar leite e levar ao forno e depois o teu bolo sabe a qualquer bolo básico comercial, mesmo sendo de boas pastelarias, por isso depende, sugiro antes de encomendar, experimentar mais bolos da pastelaria, outras tortas ou bolos similares como guardanapos, ver se usam bons ingredientes, se o chantilly é de qualidade ou só aqueles industriais, se o chocolate é cremoso e intenso com um bom toque de cacau, se o doce de ovos é verdadeiro ou aquele industrial fluorescente, toda a gente sabe que na pastelaria o segredo está nos detalhes! ;D

Peras Bêbedas ou Maçãs Reinetas Assadas com Vinho Tinto – São um típico doce do fim do Ano, eu diria de Novembro a Dezembro, em que Pêras ou Maçãs Reinetas são cozidas em vinho do porto ou vinho tinto com açúcar e especiarias. A recomendação é fazer em casa, bom para a sobremesa do almoço do dia 25, são deliciosas quentes ou frias ;D

Mexidos ou Formigos – É um doce típico do Norte de Portugal e mesmo agradável, na minha opinião não é fantástico, é fácil de fazer mas com ingredientes caros (pinhões, vinho do porto) e se fizeres a variação sem estes ingredientes… humm, está na lista mas é dos poucos doces do Natal que pessoalmente não adoro ;D

Bolo de Mel da Madeira – Típico doce da ilha da Madeira, tradicionalmente feito no dia da Nossa Senhora da Conceição e logo no inicio da celebração do Natal, este é um bolo denso, intenso e delicioso com um sabor muito caramelizado do melaço e um toque refrescante das especiarias e raspas de citrinos. A recomendação é comprar porque a produção mesmo industrial é de qualidade!

Pudim de Claras, Molotof, Torta de Claras ou Farófias – Todos estes são pratos de claras cozidas ou assadas com caramelo, doce de ovos ou leite creme, em especial a torta de claras tornou-se algo mais habitual pelo Natal. A recomendação é comprar a não ser que tenhas feito um pudim de gemas ou outra preparação e tenhas uma pilha de claras para usar ;D

E já está, espero que tenham gostado das dicas e recomendações, se falta alguma iguaria natalina que acham que devia estar na lista ou querem partilhar os vossos doces favoritos de Natal, é para isso que servem os comentários!

E não estranhem eu andar a recomendar comprar em vez de fazer em casa quando tenho uma página de receitas, se for outra altura do ano eu digo sempre fazer em casa, mas pelo Natal até a minha família só faz 80% dos doces/pratos e o resto compramos, logo 1 ou 2 doces são comprados, não tem nada de mal com isso, um bolo rei encomendado de uma pastelaria de topo é algo que vale sempre a pena, e se não tem dinheiro ou tempo podem sempre comprar o bolo rei do Pingo Doce! heheh ;D Feliz Natal!

Deixa o teu comentário :)

Chocolates Bombons Milka Moments Alpine Milk

Árvore de Natal da Regina