Primeiro e acima de tudo FELIZ NATAL! Espero que tenham um dia bem catita e alegre que todos precisamos nesta ocasião, também espero que sejam seguros e tomem precauções em especial com as pessoas mais velhas na vossa familia, se isso incluir não terem a refeição com eles, espero que consigam partilhar alguns doces e comida e se nada como um telefonema longo ou um video chat para manter toda a gente perto :D
Bem de volta ao programa, que tal umas rabanadas diferentes, as rabanadas no forno são uma boa alternativa ás tradicionais rabanadas fritas, no entanto o resultado final é um pouco diferente, as rabanadas de forno são tenras e deliciosas acabadas de fazer ou passadas umas horas, mas ao contrário das rabanadas fritas no dia seguinte já estão mais duras, muito porque o processo de assar vai secar muito do leite das rabanadas.
Por isso se quiseres fazer rabanadas assadas, eu sugiro se fores comer em vários dias, o melhor é fazer algo como um leite creme ou uma calda (existem várias, como calda de mel e chá, calda de laranja, calda de vinho do porto, etc) para servir com as rabanadas assim elas podem ficar muito mais tenras por muito mais tempo.
Também podes servir as rabanadas com fruta, chantilly, nutella, ao contrário das fritas as rabanadas no forno aguentam melhor outras coberturas, vamos então a receita.
Receita de Tradicionais Rabanadas no Forno
Ingredientes
- Pão – 1 Baguete Rústica (Baguete de Rabanada)
- Leite – 700ml
- Açúcar – 100gr
- Limão – 1 Casca
- Canela – 1 Pau
- Ovos – 2
- Manteiga – Para Untar
- Açúcar – Para Polvilhar
- Canela – Para Polvilhar
Instruções
- Como quaisquer rabanadas o melhor é cortar o pão com pelo menos 1 dia de antecedência (assim o pão vai secar com mais facilidade), quanto mais seco o pão melhor a rabanada.
- Quando for a altura de fazer as rabanadas pré-aquece o forno a 200ºC e prepara um tabuleiro ou travessa de ir ao forno untado generosamente de manteiga.
- Aquece o leite com o açúcar, casca de limão e pau de canela, deixa ficar bem quente, mas não é preciso ferver.
- Deita então parte do leite num prato largo, noutro prato junta o ovo batido.
- Passa então as fatias de pão pelo leite quente, deixa cada fatia embeber bem o leite, depois passa pelo ovo batido e dispõe na travessa.
- Repete até não teres mais pão, leva então a travessa ao forno, até ficarem douradas, vais ver bem que vão começar a inchar e depois a dourar, retira quando estiverem bem douradas.
- Retira do forno e polvilha com açúcar e canela e já está prontas a servir, bom proveito e Feliz Natal!
Dicas: Como disse em cima podes depois servir com uma calda, também se queres as rabanadas de forno mais caramelizadas, experimenta polvilhar as rabanadas com o açúcar e canela antes de levar a forno.
Ficha da Receita
Tradicionais Rabanadas no Forno

Receita tradicional de Portugal de Rabanadas feitas no Forno, uma excelente alternativa as Rabanadas Fritas.
Ingredientes
- Pão – 1 Baguete Rústica (Pão de Rabanada)
- Leite – 700ml
- Açúcar – 100gr
- Limão – 1 Casca
- Canela – 1 Pau
- Ovos – 2
- Manteiga – Para Untar
- Açúcar – Para Polvilhar
- Canela – Para Polvilhar
Instruções
- Corta o pão e deixa este a secar por pelo menos 1 a 2 dias.
- Pré-aquece o forno a 200ºC, unta um tabuleiro com manteiga.
- Aquece o leite com o açúcar, pau de canela e casca de limão.
- Bate os ovos e põe num prato largo, seguido de outro prato com leite, passa o pão pelo leite e depois pelos ovos e dispõe no tabuleiro, repete até não teres mais pão.
- Leva as rabanadas ao forno até incharem e ficarem bem douradas, retira do forno e polvilha com açúcar e canela, bom proveito.
Adorei a dica do limão, ficam maravilhosas suas rabanadas, vou fazer a sua receita pra o natal. Obrigada!!!
Estou a ver que adoraste, já comentaste em umas 3 receitas de rabanadas! Super fan! ;D Sim limão é uma super boa ideia porque tu queres equilibrar o sabor é como adicionar um pouco de sal num bolo, parece que não faz diferença mas faz um monte de diferença no resultado final huhummm