in

Rabanadas Poveiras

E para a Consoada, nada como umas Rabanadas Poveiras! ;D Pera ai não tinhas já feito estas rabanadas típicas da região da Póvoa do Varzim? Sim! Mas… e existe sempre um mas, passado uns dias alguém enviou-me um vídeo da RTP, tipo do programa Praça da Alegria ou algo do género com alguém a fazer a receita e depois eu fui pesquisar e descobri que fiz um erro, quando descobri a receita eu copiei mal um dos passos ou não percebi e pronto, erro, pelos vistos os pães têm de ser “descascados”, isto é deixa-se o pão secar e depois com uma faca corta-se a crosta e usa-se só o miolo do pão, mas como podem ver da minha receita inicial eu usei todo o pão!

Agora eu tinha duas escolhas, podia retirar a receita, que claramente não estava correta, mas mesmo incorreta, estava saborosa, ou… vou repetir a receita e desta vez vou seguir a risca! Pois eu fui pela segunda escolha e depois vou atualizar a receita antiga e dar a nota que se querem a receita original têm de vir aqui, as minhas desculpas para todos os Poveiros eu posso ter maltratado a vossa receita, mas eu não me esqueci e espero agora ter a oportunidade para me redimir, reconciliação Natalicia e todas essas coisas boas hehehe :)

Caso não conheçam as rabanadas da poveira ou rabanadas poveiras são uma variação das rabanadas tradicionais, em que em vez de usar pão de forma ou um pão rústico em fatias, usa-se carcaças ou papo secos, sendo o pão mais comum em Portugal torna-se um pouco óbvio como ninguém tinha tido essa ideia (de certeza que tiveram, apenas não se popularizou hehehe), vamos então a receita e claro Feliz Natal!

Receita de Rabanadas Poveiras

Rabanadas Poveiras

  • Doses: 12
  • Dificuldade: Média
  • Rating: ★★★★★
  • Imprimir

Clássica receita de Natal de Rabanadas a Moda de Póvoa do Varzim.

Ingredientes

  • Pão – 12 Papo Secos/Carcaças (Pão seco com pelo menos 2 ou 3 Dias)
  • Ovos – 10
  • Leite – 1 Litro
  • Óleo – Para Fritar (Usei Óleo de Girassol)
  • Canela – 1 Pau
  • Limão – 1 Casca
  • Açúcar – Para Polvilhar
  • Canela – Para Polvilhar

Instruções

  1. É essencial comprar o pão tipo carcaça ou papo seco com pelo menos 2 dias de antecedência, para que este esteja bem rijo quando chegar a hora de fazer as rabanadas.
  2. Começa por tirar a crosta de todos os pães (olha para as fotos), não é preciso retirar grandes pedaços de pão apenas aparar para tirar a crosta fina e ficar só com o miolo.
  3. Começa por bater os ovos e coloque-os numa tigela larga.
  4. Aquece o leite juntamente com o pau de canela e a casca de limão, até que fique morno. Despeja o leite numa outra tigela larga.
  5. Prepara também uma tigela com uma quantidade generosa de açúcar e canela. A proporção normalmente utilizada é de três colheres de açúcar para cada colher de canela.
  6. Aquece uma frigideira larga com óleo, em fogo médio/alto. O nível de óleo é como se fosse para donuts ou borlas de berlim o suficiente para cobrir pelo menos metade, assim ao virares frita o outro lado.
  7. Mergulha cada pedaço de pão no leite morno, certificando-se de que este fica bem embebido.
  8. Em seguida, esprema-o um pouco, para que o leite seja absorvido até o centro, como uma esponja.
  9. Depois passa o pão pelo ovo batido, escorre o excesso e coloque-o no óleo quente. Repete o processo até ter várias rabanadas a fritar. Quando um dos lados estiver bem dourado, vira a rabanada e frita bem do outro lado.
  10. Quando ambos os lados estiverem bem dourados, retira para papel absorvente para remover o excesso de óleo.
  11. Ainda quentes, passa as rabanadas pela mistura de açúcar e canela, certificando-se de que cada pão fica bem envolvido. Dispõe as rabanas num prato ou tabuleiro de servir. Repete o processo até que não haja mais pão. Bom Apetite e Feliz Natal!
Notas: Em comparação ás “rabanadas poveiras” que fiz anteriormente é basicamente noite e dia, as outras eram mais pesadas e densas, estas parecem umas farófias, muito mais moles e cremosas, percebo porque tira-se a crosta, porque nota-se bastante no resultado final, quase parece rabanadas feitas com pão tipo brioche.

Esta receita de Rabanadas Poveiras foi criada inicialmente no Iguaria.com.

Nutrition

Calorias: 4145 kcal・Gorduras: 264 g・Hidratos de Carbono: 345 g・Proteínas: 109 g

Deixa o teu comentário :)

Como Preparar umas Boas Rabanadas!

Feliz Natal e Boas Festas