in

Leite Frito · Leche Frita

Aqui está uma sobremesa um pouco diferente mas bem típica do Natal, o leite frito ou “leche frita” é uma receita tradicional natalícia do norte de Espanha, de Galiza a Navarra passando por Palencia onde a receita foi concebida e por isso também ganhou alguma popularidade no norte de Portugal e pelos vistos nos Açores onde existe uma receita muito similar.

Leite frito pode parecer algo estranho, mas basicamente é um creme denso feito com leite e amido (como maizena ou farinha) que levas a assentar ao frigorífico, depois de assentado este fica com a consistência de um pudim rijo que pode ser cortado em fatias, passas as fatias por farinha e ovo batido e vais fritar, criando uma cobertura fina, depois passando tudo por um pouco de açúcar e canela, o resultado final é um doce com um ligeiro crocante doce por fora e um interior cremoso muitas vezes aromatizado com baunilha ou limão.

Este pode parecer um doce complexo, mas na realidade é bastante simples, os dois pontos importantes a notar acho que são fazer um creme bem espesso, cozinhar bem o amido ou farinha, assim quando começa a engrossar, tens de cozinhar um pouco mais, não estás a fazer tanto um molho mas mais um pudim, logo queres uma mistura bem espessa e cremosa, e depois tens de decidir se usas uma forma mais larga e baixa para fazer como eu fatias mais baixas e retangulares (que me parecem um pouco mais fáceis de manipular) ou se escolhes uma forma mais pequena e alta para criar fatias mais grossas, na realidade tanto faz porque a parte de fritar é só mesmo o exterior visto que o creme já esta cozinhado, apenas quanto maiores forem as fatias de leite frito mais difíceis vão ser de manusear. Vamos então a receita e Feliz Natal!

Receita de Leite Frito · Leche Frita

Leite Frito · Leche Frita

  • Doses: 20
  • Dificuldade: Média
  • Rating: ★★★★★
  • Imprimir

Fantástica sobremesa natalina de origem Espanhola, uma maravilhosa e deliciosa pratada de fatias de leite frito vão de certeza ficar muito bem em qualquer mesa de Natal.

Ingredientes

  • Leite – 1000ml (1 Litro, Gordo)
  • Açúcar – 140gr
  • Canela – 1 Pau
  • Limão – 1 Casca
  • Maizena – 100gr (Amido de Milho)
  • Ovos – 4
  • Farinha – Para Polvilhar
  • Óleo – Para Fritar (Usei de Girassol)
  • Açúcar – Para Polvilhar
  • Canela – Para Polvilhar
  • Sal – Uma Pitada

Instruções

  1. Para fazer o leite frito o ideal é preparar o creme no dia anterior a fritar, para este ter amplo tempo para assentar e engrossar no frigorífico.
  2. Começa por retirar uma porção do leite para uma tigela (tipo 150ml) e misturar com a maizena e 2 ovos, bate bem até ficar super cremoso.
  3. Enquanto isso num pequeno tacho junta o restante leite, com o açúcar, com o pau de canela e casca de limão, deixa o leite levantar fervura.
  4. Quando leite levantar fervura, retira do lume.
  5. Deita então aos poucos o leite a ferver na mistura de maizena e ovos, sempre a mexer, não é preciso deitar todo o leite só o suficiente para aquecer a mistura (fazes isto para aquecer gradualmente os ovos e impedir estes de coagularem).
  6. Junta então a mistura da maizena com ovos no tacho com o restante leite quente, mistura e leva de volta ao lume, desta vez sempre a mexer.
  7. Vais aquecer sem ferver (se começar a ferver baixa o lume), sempre a mexer até a mistura ficar bem grossa e cremosa.
  8. Forra uma forma retangular com papel anti-aderente (só porque este depois vai facilitar no corte) e deita o creme, deixa este arrefecer completamente e depois leva o frigorífico por umas 12 horas.
  9. Na altura de fritar, começa por preparar um prato com 2 ovos batidos com uma pitada de sal, um prato com farinha e um prato com um pouco de açúcar e canela.
  10. Adiciona o óleo a uma frigideira em lume médio (ao fritar nota se estás a fritar demasiado rapidamente ou não e ajusta a temperatura, tu queres que o exterior fique dourado e não queimado).
  11. Retira então o creme do frigorífico e corta quadrados (ou retângulos) e passa estes para a farinha, eu usei uma faca e uma espátula só para ter cortes perfeitos e poder retirar os quadrados sem os desmanchar (a consistência é similar a pudim, logo se eu usar os dedos não vou desmanchar os quadrados mas vão ficar com dedadas e isso eu não quero ;D), passa quadrado para a farinha.
  12. Rebola um pouco na farinha, bate um pouco de lado para retirar o excesso e depois passa pelo ovo batido e leva a fritar.
  13. Vai virando para todos os lados ficarem bem dourados, depois retira cada quadrado para papel de absorvente de cozinha (também podem ir para uma grelha para escorrer, mas eu presumi que ainda podiam estar um pouco moles e na grelha são capazes de ficar com as marcas da grelha) para escorrer o excesso de óleo.
  14. Por fim passa cada um pela mistura de açúcar e canela e dispõe num prato para servir, noto que estes aguentam bem um dia inteiro fora do frigorífico e não perderam o seu toque estaladiço até o fim do dia, mas o que restar é melhor guardar no frigorífico para voltar a assentar o creme no interior e poder servir no dia seguinte, bom apetite e Feliz Natal!

Notas: De notar que existem diversas receitas, umas são mais aromáticas com o creme (com baunilha, raspa de citrinos, etc), as receitas mais tradicionais usam farinha em vez de maizena (mas maizena para mim acho que cria uma textura mais cremosa mas ao mesmo tempo mais consistente) ou a combinação de farinha e maizena.

Também noto que as receitas tradicionais fritam em azeite, nada de mal com isso, eu adoro azeite, mas já disse várias vezes que azeite dá um gosto a tudo o que frita, para muitas coisas é fantástico, mas para doces, acho que o azeite vai dar um travo estranho misturado com canela, açúcar e leite, logo não recomendo.

E não encontrei em nenhuma receita que tipo de leite é que devo usar, presumo que não seja magro, por isso em caso de duvida usei leite gordo, a gordura extra vai sempre ajudar a tornar o creme mais espesso (porque gordura no frio vai solidificar) e vai tornar o creme mais rico no aroma a leite.

A receita mais similar a esta que usava farinha, troca 100gr de maizena (ou amido de milho) por 50gr de maizena, 50gr de farinha, o que deve criar um creme com uma consistência similar mas talvez um pouco mais liquida.

Também mesmo que a tradição passa por polvilhar estes fritos com uma mistura de açúcar e canela, tenho que notar que podes combinar com outras coisas como chocolate, caramelo, etc.

Esta receita de Leite Frito · Leche Frita foi criada inicialmente no Iguaria.com.

Nutrition

Calorias: 2996 kcal・Gorduras: 118 g・Hidratos de Carbono: 415 g・Proteínas: 71 g

Deixa o teu comentário :)

Fatias Douradas Rápidas

Migas Doces de Amêndoa com Passas e Pinhões