in ,

Rabanadas de Pão de Forma

Esta é uma variação das rabanadas com pão de forma que já fiz antes, neste caso a grande diferença é que comprei um pão de forma bem rústico da padaria em vez de um pão de forma comercial, o que criou umas rabanadas mais densas, quase como se fosse bolo e sempre mostra que podes e deves experimentar coisas novas, porque não?

Também aromatizei muito mais o leite (algo mais similar a uma french toasts), o que acabou por ser uma boa opção, porque com uma massa mais densa se não tivesses nada mais interessante no interior da rabanada, ela fica um pouco sem sabor, um pouco doce for fora e sem grande sabor dentro, no final tenho que admitir que ficaram bem boas, como disse pareciam fatias de pão mole, um pouco como fatias de um bolo de calda, vamos a receita e Feliz Natal!

Receita de Rabanadas de Pão de Forma

Rabanadas de Pão de Forma

  • Doses: 10
  • Dificuldade: Média
  • Rating: ★★★★★
  • Imprimir

Receita de rabanadas portuguesas de Natal com pão de forma rústico.

Ingredientes

  • Pão de Forma – 10 Fatias
  • Ovos – 5
  • Leite – 2000ml
  • Limão – 2 Cascas
  • Canela – 1 Pau
  • Baunilha – 1 Colher de Sopa de Extrato\
  • Sal – Uma Pitada
  • Açúcar – Para Polvilhar
  • Canela – Para Polvilhar
  • Óleo de Girassol – 800ml (600ml para encher e a meio adicionei mais 200ml)

Instruções

  1. Como todas as receitas de rabanadas deves começar uns 3 dias antes comprando o pão e cortando este em fatias, eu gosto de dois dedos de grossura para cada fatia, mas podes cortar um pouco mais finas se quiseres, desde que tenham todas as mesma grossura, deixa o pão num saco ou caixa de pão por 3 dias a secar.
  2. Quando for altura de fazer, deita o leite num pequeno tacho com duas cascas de limão e um pau de canela, aquece o leite até ficar bem quente mas sem ferver, deita este numa taça larga e mistura a baunilha (se não cabe todo na taça, depois mais tarde junta o restante leite quente).
  3. Bate os ovos e junta estes a outra taça com uma pitada de sal.
  4. Numa terceira taça junta um pouco de açúcar e canela em pó, a proporção que eu uso é 3 colheres de açúcar para 1 de canela.
  5. Prepara também uma travessa larga com uma grelha ou papel de cozinha para secar as rabanadas depois de fritas.
  6. Põe o óleo numa frigideira tu queres que este cubra pelo menos metade de cada rabanada, leva a um lume médio/alto, põe a 190ºC se tiveres um termómetro, se não tiveres deita um pouco de pão quando este começar a borbulhar então o óleo está bom para fritar.
  7. Visto o pão ser tão denso, enquanto o óleo aquece junta já fatias ao leite, deixa este embeber bem o liquido, virando as fatias, um bom truque é pressionar os lados do pão, se sentires resistência então deixa embeber mais, quando sentires que o pão já absorveu tudo o que podia, retira do leite e deixa este escorrer um pouco na tua mão, até podes espremer muito ligeiramente (como se fosse uma esponja) só para retirar o excesso.
  8. Passa então a fatia pelo ovo, ambos os lados, eu passo normalmente 2 vezes por cada lado e deita no óleo a fritar.
  9. Quando um lado estiver dourado vira e frita o outro até ambos os lados estarem bem dourados, normalmente são uns 2 minutos para cada lado, mas estas foram praticamente 3 minutos para cada lado.
  10. Retira para a grelha ou papel de cozinha, frita 2 ou 3 de cada vez.
  11. Deixa as rabanadas repousarem 1 minuto a escorrer e depois passa estas pela mistura de canela e açúcar é importante fazer isto com elas ainda quentes e húmidas para ficarem bem cobertas.
  12. Por fim dispõe elas numa travessa para servir, bom proveito e Feliz Natal!

Notas: Bem embebidas estas rabanadas duraram vários dias sempre húmidas e deliciosas, este pão absorve e retém muito facilmente uma enorme quantidade de liquido. Se o pão estiver demasiado mole, deixa este secar 1 dia antes de cortar as fatias, assim o pão já vai estar mais duro e vais cortar as fatias com mais facilidade. Um pouco com as panquecas ou crepes a primeira fatia normalmente não corre bem, por isso é importante usar esta para regular a temperatura para cima ou baixo (se demorou demasiado tempo a fritar ou se queimou logo) e também no fim para provar e retificar de sal, açúcar, canela, ver se o interior está bom e tenro para as rabanadas ficarem gostosas.

Esta receita de Rabanadas de Pão de Forma foi criada inicialmente no Iguaria.com.

Nutrition

Calorias: 6780 kcal・Gorduras: 297 g・Hidratos de Carbono: 837 g・Proteínas: 207 g

2 Comentários

Deixa uma Resposta

Deixa o teu comentário :)

Bacalhau à Zé do Pipo da Cristina

Feliz Natal! 2021