Ia chamar de rabanadas tradicionais, mas mesmo a receita base não variando muito estas foram as rabanadas que eu fiz este ano e devido a um… vamos chamar erro na padaria que cortaram o meu pão tão fino que era impossível fazer rabanadas, por isto este ano usei pão panrico daquele para torradas com fatias extra-grossas, no final ficou bom e um pouco diferente, logo não tão tradicionais, por isso vou chamar de caseiras :D
Receita tradicional de rabanadas, trocando o pão tradicional seco com pão comercial de torradas e fritando com o óleo fula que reduz o cheiro de fritos (porque a minha tia estava a insistir muito para eu experimentar), claro que podem trocar o óleo por outro que prefiram.
Como disse em cima comprei aquele pão comercial para torradas (panrico ou bimbo ou outra marca que queiras), mas o importante é terem um pão que seja cortado grosso e tenha um miolo denso de forma a não se desfazer e aguentar tanto o leite como a fritura.
Em retrospetiva estes pães comerciais tem pontos positivos e negativos, positivo é que são densos e aguentam bem todo o processo, o negativo é que infelizmente depois de quase 2 dias ao ar as fatias continuavam bem fofas (e pão seco fica melhor com rabanadas), também este pão é naturalmente doce devido acima de tudo da gordura que têm, por isso as rabanadas finais ficaram um pouco demasiado docinhas.
Receita de Rabanadas Caseiras
Ingredientes
- Pão para Torradas – 1 Saco (16 Fatias)
- Óleo Vegetal – 1 Garrafa
- Ovos – 7 (L)
- Leite – 2 Litros
- Limão – 1 Casca
- Baunilha – 1 Colher Chá Extrato
- Canela – Bastante Para Polvilhar (Usei +/- 30gr)
- Açúcar – Bastante Para Polvilhar (Usei +/- 300gr)
Instruções
- Como todas as rabanadas estas começam uns dias antes deixando o pão de fora a secar, claro que este tipo de pão provavelmente precisava de 1 mês para secar ;)
- Quando chegar altura de fazer as rabanadas eu escolho sempre o mesmo esquema, faço uma pequena linha de montagem, isso não só facilita o processo mas tens a certeza que tudo fica bem e nada escapa, logo a linha é mais ou menos assim:
1. Pão > 2. Leite Morno > 3. Ovos Batidos > 4. Frigideira > 5. Travessa para Escorrer o Excesso de Óleo > 6. Travessa com Açúcar e Canela > 7. Travessa para Servir. - Agora vamos montar tudo! Aquece o leite (tacho, micro-ondas, etc) com a casca de limão e uma colher de chá de extrato de baunilha, muita gente adiciona um pouco de açúcar no leite mas neste caso é totalmente desnecessário sendo o pão já tão doce.
- Bate os ovos super bem batidos deita numa travessa.
- Põe a frigideira ao lume com óleo suficiente para cobrir 2/3 da rabanada, ao fritar quando faltar óleo ou o óleo estiver demasiado quente, eu acrescento mais óleo, o importante é manter uma boa temperatura de fritura, normalmente entre médio e alto.
- Misturo o açúcar com a canela numa travessa, deito o açúcar e depois deito a canela, vou misturando e adicionando canela até estar tudo ao teu gosto.
- Quando tiveres o resto da “linha de montagem” pronta, começa o processo, vais por duas fatias no leite, conta até 3 e depois vira as fatias e depois conta até 3 e move as fatias para os ovos batidos (o tempo muda de pão para pão, mas nota que tu queres que absorva o leite mas não demasiado que fique embebido e a desfazer é uma questão de experimentar as primeiras fatias), vira cada uma no ovo e leva a fritar.
- Deita cada uma fatia com delicadeza no óleo, tu vais fritar até um dos lados ficar bem dourado (eu uso um garfo e uma escumadeira para me ajudar a ver por debaixo e a virar), depois vira e frita o outro lado, quando ambos os lados estiverem bons, retira para uma travessa com bastante papel absorvente e deixa as rabanadas por lá e começa a tratar das próximas.
- Quando tiveres as rabanadas seguintes no óleo a fritar, passa as rabanadas que estão no papel absorvente para a travessa com o açúcar e canela, vira as rabanadas umas quantas vezes para o açúcar e canela pegar bem e depois dispõe na travessa de servir, repetir o processo até não teres mais pão!
- Serve as rabanadas a temperatura ambiente, estas aguentam bem uns quantos dias cá fora, uma semana no frigorífico e 1 mês congeladas, ou podes reutilizar elas com um pudim de rabanadas :P
Nota: Não te preocupes se as primeiras rabanadas saírem mal ou queimadas isso é só indicador do óleo estar demasiado quente, baixa um pouco o lume e deita mais um pouco de óleo e volta a fritar.
Informação Nutricional
Doses: 8・Tempo: 80 Minutos・Dificuldade: Média・Calorias: 5200 kcal・Gorduras: 205 g・Hidratos de Carbono: 690 g・Proteínas: 164 g
As fotos estão um encanto! Grande beijinho
obrigado :*
Gostaria de ser notificada de novas receitas
por agora a melhor forma é vir a nossa página ;) ou através da nossa página no facebook! https://www.facebook.com/iguariacom
Hum estava a procura dessa receita de rabanadas, pois só fiz uma vez quando eu ainda morava em Portugal, são uma delicia, obrigada pela receita.
De nada, ainda bem que gostaste, são uma daquelas receitas mesmo catitas e típicas de Portugal, uma das coisas melhores do Natal é que é época de rabanadas :D
Não existe nada melhor pelo Natal bem carregadas de açúcar e canela! Feliz Natal!
Verdade, este ano vou claro fazer mais outra pratada! ;D Feliz Natal.
Fiz hoje à tarde 1/2 dúzia e ficaram belíssimas. Bom Natal!
Hehehe boa, eu este ano fiz uma variação super fina e outra variação com calda de laranja, são um dos doces que nunca falta na nossa mesa de Natal! :D Feliz Natal!
Ai ai que bom aspecto……
Agora vou ter de experimentar esta receita!
Agora pelo Natal não tens desculpas, para além que… se não tens problemas a fazer fritos é uma receita bem simples só precisas de bom pão seco e embeber este bem no leite e vão sair sempre perfeitas! ;D
Feliz Natal!
A receita é bem clara e explicativa, rabanada do mesmo jeito que minha avó fazia! essa receita já entrou na lista de receitas a preparar para o Natal!!
Hehehe ainda bem que gostaste, no Natal não pode faltar uma bela rabanada na mesa de Natal ;D