Eu sei o título hehehe, mas pelo Natal eu faço todos os anos rabanadas, eu experimento diferentes variações, diferentes pães e técnicas, mas se é Natal tenho que fazer umas rabanadas (e uma aletria doce), têm de ser e por agora já começo a ficar com falta de títulos para dar as receitas, por isso fui por uma variação mais brasileira da receita e um título mais… brasileirado?!?!? nada de mal com isso, quem é que não adora um pouco de samba na sua vida ;D
Rabanadas aliás são um doce interessante no Brasil, parece-me que é tanto um doce da festa da passagem do ano como do Natal e a receita brasileira é muito similar à portuguesa, um pouco mais simples e doce, mas parece ser o normal com as versões brasileiras de doces portugueses hehehe, nada de mal com isso, claro se preferem uma receita menos doce, nada como procurar por rabanadas aqui no iguaria, não existe falta de receitas para experimentar!
Já agora parece-me que existem basicamente duas receitas brasileiras de rabanadas, uma em que o pão é embebido numa mistura com leite condensado e leite e outra em que o pão é embebido em leite açúcarado, eu fui pela versão com leite com açúcar, só porque as rabanadas tradicionais já são doces por si sem a necessidade de açúcar extra e o perfil de sabor é açúcar e canela, adicionar leite condensado, açúcar, baunilha, parece-me demasiado e talvez uma confusão de sabores, de qualquer forma se quiserem que eu experimente essa receita é só dizer!
Vamos então a receita e Feliz Natal!
Receita de Rabanadas Natalinas do Brasil
Rabanadas Natalinas do Brasil
Rabanadas são como nuvens doces, ligeiramente crocantes por fora e super cremosas por dentro, são deliciosas e perfeitas para qualquer mesa de Natal.
Ingredientes
- Pão Tipo Cacete – 500gr (Seco)
- Leite – 1000ml
- Açúcar – 200gr (Para o Leite)
- Açúcar – 140gr (Para Polvilhar)
- Canela – 20gr (Para Polvilhar)
- Ovos – 8
- Óleo – O Suficiente (Para Fritar, Usei de Girassol)
- Sal – Uma Pitada
Instruções
- Para fazer boas rabanadas é importante ter pão bem seco, por isso comprem um pão com um miolo denso e deixem este secar totalmente uns 3 ou 4 dias, podem acelerar o processo cortando o pão já em fatias, cortem o pão em fatias de mais ou menos 2 a 3 cm.
- Na altura de preparar, dissolve o açúcar no leite morno, numa taça larga.
- Bate os ovos com um garfo e tempera com uma pitada de sal, põe este noutra taça larga.
- Aquece o óleo numa frigideira, podes ver se este está no ponto com um palito ou a ponta de uma colher de pau se começar a borbulhar então está quente.
- Agora passa cada fatia de pão pelo leite, deixa o pão ficar bem molhado, uma boa forma de saber é pôr a fatia entre as palmas e espremer um pouco podes sentir tal como uma esponja se o pão está bem embebido ou não.
- Deixa escorrer um pouco as fatias de pão, depois passa pelo ovo batido e leva a fritar, não adiciones demasiadas rabanadas de cada vez no óleo, não queres baixar a temperatura em demasia do óleo, umas 2 ou 3 de cada vez.
- Vira as rabanadas para ficarem douradas de ambos os lados, depois retira do óleo para uma grelha ou papel absorvente e deixa escorrer o excesso de óleo.
- Por fim polvilha com a mistura de açúcar e canela, enquanto as rabanadas estão ainda quentes e já está, repete com o restante pão.
- Estas aguentam bem a temperatura ambiente, feitas no próprio dia são bem crocantes nas pontas e cremosas por dentro, no dia seguinte são só cremosas, eu diria que após 2 dias, deves guardar no frigorifico, bom apetite e Feliz Natal.
Esta receita de Rabanadas Natalinas do Brasil foi criada inicialmente no Iguaria.com.