in

Fatias Paridas de Baunilha

As clássicas fatias de rabanadas ou fatias paridas, eu devo ter umas 30 receitas, qual é a diferença? Bem desta vez eu aromatizei o leite com baunilha, o resultado final foi excelente, mesmo que em retrospetiva em vez de terem aquele sabor bem forte e típico de canela e açúcar das fatias paridas acho que sabiam um pouco mais a french toast! ;D

De qualquer forma foram um sucesso e se calhar porque eu deixei o pão secar bastante e depois embebi o pão bem no leite para absorver aquele aroma a baunilha, no dia seguinte estas fatias estavam ainda melhores, ok de aspeto não mas o interior estava que nem pudim… humm delicioso pudim de baunilha ;D Vamos a receita e Feliz Natal!

Receita de Fatias Paridas de Baunilha

Fatias Paridas de Baunilha

  • Doses: 12
  • Dificuldade: Média
  • Rating: ★★★★★
  • Imprimir

Clássica receita de Natal da doçaria portuguesa, umas fantásticas, crocantes e cremosas fatias paridas, aromatizadas com um toque de baunilha.

Ingredientes

  • Pão – 12 Fatias (Bem Seco, 1 dedo e meio de grossura)
  • Leite – 500ml (Meio-Gordo)
  • Ovos – 4 (L)
  • Açúcar de Baunilha – 2 Colheres de Sopa
  • Baunilha – 1 Colher de Sopa (Extrato)
  • Óleo de Cozinha – Para Fritar (Usei de Amendoim)
  • Açúcar – Para Polvilhar
  • Canela – Para Polvilhar

Instruções

  1. Umas boas fatias paridas começam com um bom pão seco/recesso, eu neste caso fui com o pão de rabanadas que é similar a uma baguete grossa, cortei fatias com mais ou menos 1 dedo e meio de espessura, cortadas em ângulo para serem um pouco mais compridas, faz isto pelo menos 2 dias antes de fazeres as fatias, assim o pão vai secar mais rapidamente.
  2. Quando for altura de fazer as fatias paridas, começa por levar o leite com o açúcar de baunilha ao lume, não deixes ferver o leite, quando este estiver quente, deita numa taça larga (não deve dar todo, não tem problema guarda o resto no tacho e depois podes ir adicionando mais).
  3. Junta o extrato de baunilha ao leite, mistura.
  4. Bate os ovos numa taça larga a parte e tempera estes com uma pitada de sal.
  5. Prepara uma terceira taça com uma mistura de açúcar e canela, normalmente a proporção é 1/3 de canela e 2/3 de açúcar.
  6. Prepara uma frigideira com óleo, leva a um lume médio, tu queres mais ou menos que o óleo tenha uns 3 dedos de altura.
  7. Leva então o pão ao leite quente, deixa o pão embeber bem o leite, uma boa forma de ver se está bom é espremer gentilmente se este tiver uma textura de esponja então ele já absorveu tudo o que tinha de absorver, se ainda sentires firmeza então o interior ainda não absorveu todo o leite.
  8. Quando o pão tiver absorvido bem o leite, passa este pelo ovo, e leva a fritar.
  9. Repete o processo até teres 2 a 4 fatias paridas na frigideira, depende do tamanho da frigideira.
  10. Frita ambos os lados até as fatias estarem bem douradas, depois retira para uma grelha ou papel de cozinha para escorrer.
  11. Por fim enquanto estão ainda quentes passa as fatias pela mistura de açúcar e canela, dá umas voltas e dispõe numa travessa para servir, repete até não teres mais pão, bom proveito e Feliz Natal.
Notas: Uma boa dica é provar um pouco das primeiras fatias paridas e ver se está ao gosto, se está dura (então precisava de mais tempo no leite), se está com falta de sal, então é preciso ajustar, para ficar a gosto!

Envio também uma foto do dia seguinte, elas não ficam tão bonitas, mas em termos de sabor estavam fantásticas ;D

Esta receita de Fatias Paridas de Baunilha foi criada inicialmente no Iguaria.com.

Nutrition

Calorias: 3132 kcal・Gorduras: 183 g・Hidratos de Carbono: 303 g・Proteínas: 72 g

Deixa o teu comentário :)

Leitão Assado no Forno com Pele Crocante

Tradicional Arroz Doce Branco