in

Tradicional Arroz Doce Branco

Na véspera de Natal e eu estou a partilhar uma receita simples de arroz doce?

Hehehe bem no ano passado, disseram-me que eu estava a partilhar receitas fantásticas para o Natal mas que ninguém tinha tempo para fazer, de que serve partilhar uma receita fantástica onde é preciso uns dias para comprar ingredientes ou preparar na véspera de Natal? ;D

Verdade verdade, não tinha pensado nisso, a minha ideia era mais um crescendo de qualidade até chegar o Natal e não tanto que tentar preparar a ultima da hora um bolo de queijo japonês no dia 24 de Dezembro (É um doce que sabe melhor se teve umas belas horas para assentar e é sempre melhor no dia seguinte)! ;D

Por isso desta vez nestes ultimos dias foram umas receitas mais simples e rápidas para o Natal, assim para hoje temos um arroz doce sem ovos, basicamente de uma panela, só tens de misturar mexer e mexer até estar pronto, super fácil, leve e delicioso e algo que podes fazer e papar no próprio dia! Vamos a receita e Feliz Natal!

Receita de Arroz Doce Rápido Caseiro

Arroz Doce Rápido Caseiro

  • Doses: 6
  • Dificuldade: Fácil
  • Rating: ★★★★★
  • Imprimir

Clássica receita de arroz doce sem ovos, é cremosa, fácil de fazer e deliciosa, boa para qualquer altura do ano, mas bem saborosa pelo Natal.

Ingredientes

  • Arroz Carolino – 125gr (Ou Qualquer Arroz de Bago Curto)
  • Água – 500ml
  • Sal – Uma Pitada
  • Leite – 500ml (Gordo)
  • Canela – 1 Pau
  • Limão – 1 Casca
  • Açúcar – 125gr
  • Canela – Para Polvilhar

Instruções

  1. Começa por cozer o arroz como se fosse um arroz comum, junta num tacho o açúcar, com 500ml de água quente e uma pitada de sal, deixa levantar fervura, depois baixa para lume mínimo, tapa a panela e deixa cozer.
  2. Enquanto o arroz coze, numa panela a parte junta o leite, pau de canela, casca de limão e o açúcar, leva ao lume até começar a ferver, depois retira do lume.
  3. Quando o arroz estiver quase pronto mas ainda com alguma água (prova o arroz, este tem de estar praticamente tenro antes de adicionar o leite, se o arroz ainda está duro junta um pouco mais de água quente e continua a cozinhar), deita então o leite quente sempre mexendo.
  4. Vais agora, mexendo aos poucos deixar cozer, esta parte pode demorar algum tempo, tipo entre 10 a 20 minutos, até o amido do arroz e a evaporação do leite crie um creme mais espesso.
  5. Quando ficar bem cremoso, então está na altura de retirar para tacinhas e deixar esfriar, quando tiver frio podes decorar com canela, coco, amêndoas laminadas, com açúcar branco que podes caramelizar, é ao teu gosto, guarda o arroz doce coberto no frigorífico, no dia seguinte sabe ainda melhor! Bom Proveito e Feliz Consoada!

Notas: Eu por influencia (boa ou má ;D) da minha mãe deixo sempre a casca de limão e o pau de canela no arroz doce, é tipo presente, mas claro se te faz impressão, não deites estes na mistura quando adicionares o leite.

Podes também trocar um pouco do leite por natas, adicionar um pouco de manteiga ou juntar açúcar amarelo, se quiseres criar variações mais ricas ou caramelizadas.

Esta receita de Arroz Doce Rápido Caseiro foi criada inicialmente no Iguaria.com.

Nutrition

Calorias: 974 kcal・Gorduras: 13 g・Hidratos de Carbono: 192 g・Proteínas: 24 g

2 Comentários

Deixa uma Resposta
  1. Arroz doce, sensacional!!! Leve, saboroso e com ingredientes básicos; sem a “misturebas” que fazem aqui no Brasil! Também gosto de deixar a casquinha de limão e o pau de canela, conforme feito por minha mãe portuguesa e demais familiares portugueses. Para você Hugo e demais aqui do grupo, um Feliz Natal e excelente Ano Novo!!
    Carminda / Brasil

    • Hehehe claro limpar a casquinha de limão e o pauzinho de canela são a melhor parte! ;D Sim muitos dos doces brasileiros e até espanhois são versões demasiado complicadas de doces simples portugueses, o leite creme português é leite, ovos e açúcar, Espanha e Brasil adicionam mais farinha, amido de milho (maizena), leite condensado e por ai fora… não é preciso hehehe, aliás cada vez mais e isso é só a minha opinião os doces que sabem melhor são os pouco doces, porque o açúcar só vai mascarar o aroma natural do doce hehehe Feliz Natal e um fantástico Ano Novo! ;D

Deixa o teu comentário :)

Fatias Paridas de Baunilha

Feliz e Saboroso Natal