in ,

Arroz Doce Branco de Alcochete

Para a Páscoa, fica sempre bem um belo arroz doce, neste caso o tradicional Arroz Doce Branco de Alcochete é ideal para esta altura do ano, como o nome diz, um arroz doce branco é um arroz doce sem ovos, logo este não tem a cor mais tradicional amarelada, este é também um arroz doce menos denso e doce, mas não deixa de ser delicioso.

Também é um tipo de arroz doce comum em restaurantes, muito porque ao retirar os ovos da receita o arroz doce fica mais barato, menos enjoativo mas também aguenta mais tempo, sendo a receita de Alcochete uma das melhores receitas de arroz doce sem ovos, vamos a receita!

Receita de Arroz Doce Branco de Alcochete

Ingredientes

  • Leite – 300ml (Gordo)
  • Canela – 1 Pau
  • Limão – 1 Casca
  • Arroz Carolino – 150gr (Ou outro Arroz de Grão Curto e Redondo)
  • Água – 340ml
  • Açúcar – 225gr
  • Manteiga – 20gr (Ou Margarina)
  • Canela – Para Polvilhar (Em Pó)
  • Sal – Uma Pitada

Instruções

  1. Começa por lavar o arroz, deixa este de parte a escorrer.
  2. Num tacho em lume alto, junta a água, sal, manteiga, casca de limão e pau de canela.
  3. Quando a água começar a ferver baixa o lume para médio e adiciona o arroz, agora sempre mexendo, deixa este cozinhar, até a água evaporar quase toda (não deixes o tacho ficar seco completamente).
  4. Num tacho a parte aquece o leite (ou podes aquecer no micro-ondas, mas nota que é importante o leite estar bem quente).
  5. Quando a água do arroz estiver quase toda evaporada, baixa o lume e deita metade do leite bem quente, seguido de metade do açúcar, mexe sempre e bem.
  6. Deita então o resto do leite e açúcar, envolve e deixa cozinhar até notares (e vais notar) que a mistura começa a engrossar e a ficar mais espessa, demora entre 5 a 20 minutos.
  7. Retira então do lume e deita numa travessa ou em tacinhas individuais, deixa arrefecer.
  8. Por fim leva ao frigorífico e polvilha e decora com canela em pó, bom apetite e Feliz Páscoa.



Dicas: A receita tradicional usa por vezes margarina, mas manteiga é mais saudável, tem um aroma mais agradável e vai dar mais cremosidade e ajudar ao arroz doce assentar, eu sei… tudo fica melhor com manteiga ;D

Também é super importante usar leite gordo, é a combinação da gordura do leite, manteiga e amido do arroz que vai criar o creme do arroz doce, visto que não tem os ovos para ajudar nesse processo.

Ahhh e em 99% das receitas podes sempre tirar umas gramas de açúcar sem grandes problemas, mas neste caso precisas do açúcar senão o arroz doce vai ficar um pouco triste e sem sabor.

Ficha da Receita

Arroz Doce Branco de Alcochete

  • Doses: 10
  • Dificuldade: Média
  • Imprimir

Receita tradicional de arroz doce branco de Alcochete, este é uma receita de arroz doce sem ovos.


Esta receita de Arroz Doce Branco de Alcochete foi criada inicialmente no Iguaria.com.

Ingredientes

  • Leite Gordo – 300ml
  • Canela – 1 Pau
  • Limão – 1 Casca
  • Arroz Carolino – 150gr (Ou outro Arroz de Grão Curto e Redondo)
  • Água – 340ml
  • Açúcar – 225gr
  • Manteiga – 20gr (Ou Margarina)
  • Canela em Pó – Para Polvilhar
  • Sal – Uma Pitada

Instruções

  1. Adiciona a um tacho em lume alto a água, sal, manteiga, casca de limão e pau de canela.
  2. Quando a água começar a ferver baixa o lume para médio e junta o arroz lavado, mexe o arroz até a água quase evaporar completamente.
  3. Baixa o lume e junta metade do leite bem quente, seguido de metade do leite, mexe bem.
  4. Junta o restante leite e açúcar e continua a mexer até a mistura começar a engrossar, nessa altura retira e deita numa travessa ou taças individuais, depois de frio guardar no frigorifico e polvilhar de canela, bom proveito.

Nutrition

Calorias: 1345 kcal・Gorduras: 23 g・Hidratos de Carbono: 277 g・Proteínas: 14 g

8 Comentários

Deixa uma Resposta
    • Eu gosto de várias receitas de arroz doce, mas esta variação é deliciosa e pouco doce, excelente para quem não tem um dente tão doce ;D Feliz Páscoa!

  1. Para mim é arroz doce branco de Beja e também arroz doce branco de Seia. Mas depois eu é que sou o ET, porque os outros só conhecem o arroz doce amarelo… e há até quem ache que o arroz doce é feito como o leite creme, mas com arroz.

    • Existem vários arroz doces sem ovos, aliás a origem do arroz doce é asiática, não sei se teve mão portuguesa como muita outra coisa (ie os mercadores portugueses trouxeram açúcar para a Ásia e só faz sentido combinar com arroz), mas arroz peganhento, arroz de coco, papas de arroz, tudo isso tem por base açúcar e arroz, logo as primeiras receitas de arroz doce quase de certeza eram sem ovos, sem contar que a nossa fixação com ovos veio muito da culinária conventual e isso começou mais ou menos na mesma altura, muitas vezes diz-se no século XV com os Descobrimentos mas eu acho que se calhar foi mais para o século XVI com mais dinheiro disponível, mais comércio, mais cultura e uma disseminação mais ampla de diversos ingredientes inclusive o açúcar.

      Mas essa é só a minha opinião ;D Agora entre os arroz doces, eu gosto de vez em quando dos arroz doces bem ricos com manteiga, natas, ovos, mas tal como a aletria acho que são mais saborosos os arroz doces mais simples sem ovos, é um pouco como o leite creme, leite creme a sério é leite e ovos e só ovos, isto de adicionar ao leite creme maizena ou natas eu compreendo mas por vezes o mais simples e autentico é o mais saboroso!

      Obrigado pelo comentário e até a próxima!

  2. Achei simpaticissima a maneira como a receita é descrita! A receita vale somente pela leitura!! Mas , gostaria de acrescentar, aqui, em Olinda, Pernambuco, Brasil!!! O nosso Arroz Doce é tradicionalmente branco, já que leva como ingredientes básicos o Arroz, Açúcar e Leite de Coco, e especiarias, como Canela, Cravo e Erva Doce. E fica delicioso!!

    • Hehehe, ainda bem que gostaste, eu tento sempre fazer o meu melhor com as receitas e a escrita, hummm eu estou a fazer um especial de comida brasileira e notei que muitas das receitas brasileiras de arroz doce levam leite condensado, leite de de coco ou creme de leite, em especial as versões com leite de coco ou leite condensado de coco são interessantes nem que seja pela variação do sabor.

      Agora adicionar canela, cravo e erva-doce, isso é polvilhado por cima ou mesmo dentro do creme? Normalmente com um arroz doce tu queres o contraste do creme de arroz com as especiarias em especial canela por cima, misturar tudo só vai criar um sabor.

      Ahh e podes sempre partilhar a tua receita, nunca se sabe posso ir tentar fazer, ainda tenho leite de coco pela casa hahaha e canjica, farinha de mandioca e cocada ainda não sei o que posso usar com elas ;D Obrigado pelo comentário e até a próxima!

    • Olá, isso é verdade, ao contrário de um arroz doce mais comum, que pode ter gemas, manteiga, natas, maizena para engrossar, num arroz doce branco é só o arroz a dar a cremosidade por isso é uma receita mais sensível e que pode ser mais dificil de fazer bem a primeira, mas nada como experimentar até conseguires fazer tão bom como o da tua mãe :D Obrigado pelo comentário e até a próxima!

Deixa o teu comentário :)

Diferentes Tipos de Folares da Páscoa

Top 10 Doces para a Páscoa